HOUSE INNOVATION SOLUÇÕES EM AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL E CONDOMÍNIOS LTDA
Por: brunomcopola • 30/8/2018 • Trabalho acadêmico • 6.428 Palavras (26 Páginas) • 139 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA- BELENZINHO
DISCIPLINA : PROJETO INTEGRADO
CURSO: GESTÃO FINANCEIRA - 4º SEMESTRE
PROF VANDERLEI SENA
HOUSE INNOVATION SOLUÇÕES EM AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL E CONDOMINIOS LTDA.
NOME: BRUNO MORA COPOLA RA 1575167668
NOME: ELAINE RODRIGUES DA SILVA R.A 1567209691
NOME: ROSELAINE SANTOS GOMES R.A 1567200733
São Paulo, 18 de novembro de 2016.
SUMÁRIO
- GESTÃO FINANCEIRA NA ADMINISTRAÇÃO
- ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E SUAS FUNÇÕES
- ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA - Maximização do Lucro
- FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA
- VISÃO ORGANIZACIONAL
- ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E A CONTABILIDADE
- FLUXO DE CAIXA
- LIQUIDEZ
- RENTABILIDADE
- HISTÓRICO DO PROJETO
- PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
- SOLUÇÃO IMPLEMENTADA
- DESAFIO
- CENÁRIO
- O PROJETO
- SUMÁRIO EXECUTIVO
- GASTOS PRÉ-OPERACIONAIS
- GASTOS PRÉ-OPERACIONAIS – ASPECTOS GERAIS
- GASTOS OPERACIONAIS
- DEMONSTRATIVO DE RESULTADO DOS EXERCÍCIOS – 2015-2016-2017
- ANÁLISE VERTICAL DA DRE DOS EXERCÍCIOS – 2015-2016-2017
- ANÁLISE HORIZONTAL DA DRE DOS EXERCÍCIOS – 2015-2016-2017
- ANÁLISE DE CONTAS
- REFERÊNCIAS
1 - GESTÃO FINANCEIRA NA ADMINISTRAÇÃO
A gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos, que envolve desde o planejamento, análise e controle das atividades financeiras da empresa.
O Objetivo é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido e assim maximizando os resultados, tanto econômicos como financeiros.
As atividades da gestão financeira são as análises, decisões e atuações relacionadas aos meios financeiros, ela trabalha na obtenção de financiamentos vantajosos, levando em conta os custos, prazos e demais condições previstas no contrato.
A gestão dos recursos financeiros da empresa vai além da simples negociação de prazos e de juros de uma transação de investimento. A otimização dos recursos financeiros pressupõe interações contínuas do administrador com os clientes, acionista, investidores, instituições financeiras, autoridades, regulamentação, bem como o acompanhamento constantes de taxas, práticas, riscos, parâmetros do mercado que, por natureza, é dinâmico e volátil.
Hoji (2004, p.21) destaca três funções básicas de um administrador financeiro:
- Análise, planejamento e controle financeiro;
- Tomadas de decisões de investimento; e.
- Tomadas de decisões de financiamentos
Para realizar essas funções, tanto o gestor financeiro, quanto o empresário usará de relatórios, ferramentas e técnicas de finanças corporativas. Os relatórios mais comuns e eficazes na gestão financeira são: o Balanço Patrimonial (BP), o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) e o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC).
De acordo com Chiavenato, Idalbeto (2005,p.9) :
“A administração financeira é a área da administração que cuida dos recursos financeiros da empresa. Ela está preocupada com dois aspectos importantes dos recursos financeiros: a rentabilidade e a liquidez. Isso significa que a AF procura fazer com que os recursos financeiros sejam lucrativos e líquidos ao mesmo tempo. Na realidade estes são os dois objetivos principais da AF: o melhor retorno possível do investimento (rentabilidade ou lucratividade) e a sua rápida conversão em dinheiro (liquidez),assim podemos concluir que a AF é a área responsável pela administração dos recursos financeiros da empresas, proporcionando condições que garantam rentabilidade e liquidez.”
1.1- ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E SUAS FUNÇÕES
Definir finanças e suas principais áreas, serviços financeiros e administração financeira. Comparar os objetivos de maximização dos lucros, da riqueza dos proprietários e a preservação da riqueza dos stakeholders. Discutir o problema de agency e o papel da ética. Descrever as funções da administração financeira. Diferenciar a administração financeira das disciplinas que estão relacionadas a ela: economia, contabilidade, estatística. Descrever as decisões financeiras.
CONTEÚDO - O campo de finanças tem se ajustado às dramáticas mudanças dos últimos anos. O conhecimento de finanças tornou-se essencial para as pessoas engajadas na prática de conduzir os negócios.
Sendo assim, de acordo com Gropelli e Nikbakht (1998, p.3), "Finanças é a aplicação de uma série de princípios econômicos para maximizar a riqueza ou valor total de um negócio". Antes de 1970, a ênfase desse tema caía sobre as novas formas de melhoria efetiva na administração do capital de giro, incrementando métodos para a manutenção de registros financeiros e para a interpretação dos demonstrativos financeiros. Atualmente, a ênfase é sobre as formas de orçamentar os recursos escassos, efetivamente, e investir os fundos em ativos ou projetos que rendam a melhor compensação entre risco e retorno.
De acordo com Gitman (2002,), Finanças pode ser definida como "a arte e a ciência de administrar fundos". Praticamente, todos os indivíduos e organizações obtêm receitas ou levantam fundos, gastam ou investem. Finanças ocupa-se do processo, instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos". Assim, a análise financeira fornece os meios para tornar flexíveis e corretas as decisões de investimento, no momento apropriado e mais vantajoso. Para Gitman (2002) principais áreas de finanças podem ser divididas em duas amplas partes de acordo com as oportunidades de carreira: Serviços Financeiros e Administração Financeira. Serviços Financeiros é a área das finanças voltada à concepção e à prestação de assessoria, tanto quanto à entrega de produtos financeiros a indivíduos, empresas e governo.
...