Henry Ford na administração
Por: Taynara Souza • 15/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.522 Palavras (7 Páginas) • 416 Visualizações
Ford.
Neste trabalho abordamos sobre a vida e as obras de Henry Ford que nasceu em Township, Condado de Wayne, Michigan. Henry teve grande importância na história da administração, com o Fordismo que consiste em aumentar a produção em grande escala com menos gastos e com mais produtividade, e com a implantação de uma fábrica vertical, que consiste em uma única linha de produção onde entra apenas a obra prima (madeira, ferro e vidro) e sai o produto completo. Abordamos também o Fordismo em si, os prós e os contras, a vida dos trabalhadores na época e o seu declínio com o tempo.
SUMÁRIO
Introdução..........................................................................................................................5
Biografia............................................................................................................................6
Ford na administração e Fordismo ...................................................................................8
Criticas............................................................................................................................ 10
Conclusão........................................................................................................................11
Referências......................................................................................................................12
INTRODUÇÃO
Henry Ford mudou a vida de muitas pessoas com seus automóveis práticos e acessíveis ao povo. A linha de montagem e as técnicas de fabricação em série definiram os padrões do processo industriais a nível mundial na primeira metade do século XX.
Sua história começa em Springwells Township, Condado de Wayne, Michigan, em30 de julho de 1863, quando Henry Ford nasce, o primeiro de seis filhos de William e Mary Ford.
Cresceu numa família próspera, recebeu educação numa escola pública onde cedo demonstrou interesse pela mecânica. Esse interesse viria a desenvolver-se num verdadeiro gênio e valeu-lhe o elogio de ser ‘um dos maiores industriais do mundo’.
BIOGRAFIA
Henry Ford nasceu em 30 de julho de 1863, em Springwells Township, Condado de Wayne, Michigan, Estados Unidos.
A experiência de Ford com as máquinas iniciou-se na fazenda do pai, onde trabalhava na manutenção dos motores de máquinas agrícolas. Seu negócio era mesmo a mecânica. Ford começou quando era jovem. Aos 12 anos, Henry passava boa parte do seu tempo numa loja de máquinas, onde a mesma foi equipada por ele próprio. Com 13 anos, após a morte da mãe, mudou-se para Detroit, onde trabalhou como aprendiz de mecânico. Em 1878 e com 15 anos, nessa mesma mecânica, construiu o seu primeiro motor a vapor. A sua aprendizagem durou três anos.
Nos anos seguintes, Henry dividiu o seu tempo entre a construção e reparação de motores a vapor. Com isso, encontrou trabalhos numa fábrica de Detroit e, também, reparando as ferramentas agrícolas do seu pai. Foi em 1888 que ocorreu a maior mudança da sua vida, casa-se com Clara Jane Bryant, o casal teve um único filho, em 1893, Edsel Bryant Ford.
Pouco tempo depois uma nova mudança, Henry assumiu em 1891 o lugar de engenheiro na Edison Illuminating Company, em Detroit. Dois anos depois, uma nova conquista, promoção ao cargo de Engenheiro Chefe. Ford tinha então tempo e dinheiro suficiente para se dedicar às suas próprias experiências na área dos motores de combustão interna.
Em 1903, junto com alguns amigos fundaram a Ford Motor Company. No começo, eram produzidos, apenas, alguns automóveis por dia na fábrica Ford em Mack Avenue, Detroit, onde trabalhavam duas ou três pessoas em cada veículo, construído a partir de componentes feitos por encomenda a outras empresas.
O primeiro automóvel construído pela empresa foi vendido em 23 de julho de 1903. Ford atrás de padronização e então, lançou seu primeiro carro: o “Modelo A”, de dois cilindros. O sucesso aconteceu tão rapidamente que logo a empresa produzia cem veículos por dia. A ideia de expansão não demorou muito para surgir, Ford comprou as ações dos investidores e sozinho passou a fabricar um só modelo: o “Modelo T”, que foi posto no mercado em 1908, ao preço de 850 dólares. Após a compra das ações, Henry assumiu tanto as funções de vice-presidente quanto a de engenheiro chefe.
Em 1919, Henry e o seu filho, Edsel, adquiriram as participações dos acionistas minoritários por mais de 100.000,00 dólares, tornando-se assim os únicos proprietários da empresa. Edsel, que nesse mesmo ano sucedeu ao seu pai como presidente, continuou a ocupar o cargo até à sua morte, em 1943, altura em que Henry Ford regressou ao cargo de diretor da empresa.
Henry Ford demite-se, pela segunda vez, das funções de presidente da Ford Motor Company no decorrer de setembro de 1945. Após se afastar da sua empresa, seu neto Henry Ford II foi quem o sucedeu.
Em 1945, Henry foi distinguido pela American Automotive Golden Jubilee pelas suas principais contribuições para a indústria automóvel e, mais tarde nesse mesmo ano, o American Petroleum Institute foi reconhecido pelo mérito por sua primeira Medalha de Ouro pelo seu admirável contributo para o bem-estar da humanidade.
Henry Ford faleceu em sua própria casa, em Fairlane em Dearborn, em 7 de abril de 1947 às 23h40. Tinha 83 anos.
CONTRIBUIÇÕES DE FORD
- Criou a assistência técnica de grande alcance;
- Repartiu em 1914, parte do controle acionário da empresa com os funcionários;
- Estabeleceu jornada de 8 horas e salário mínimo de U$5,00/dia;
- Utilizou um sistema de concentração horizontal e vertical onde produzia desde a matéria prima inicial ao produto acabado criando até a distribuição através de agencias própria.
Princípios básicos:
- Intensificação: diminuição do tempo de produção e rápida colocação do produto no mercado.
- Economicidade: reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria prima em transformação para assim recuperar rapidamente custos com matérias primas e salários por exemplo.
- Produtividade: aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização.
- Objetivo do sistema
O objetivo do fordismo era reduzir os custos de produção e assim baratear o produto, para que consumidores de todas as classes sociais pudessem consumir. Com isso, vender o máximo de produtos possíveis.
...