Histórico toyota
Por: Cleicimonteiro • 29/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.643 Palavras (7 Páginas) • 294 Visualizações
HISTÓRIA DA TOYOTA
Toyota Motor Corporation (TMC) é uma empresa produtora de automóveis, com sede na cidade de Toyota, Província de Aichi, no Japão. Além da marca Toyota, é proprietária das marcas: Lexus, Scion e Dahitsu.
A história da Toyota começa em finais do século 19, fundada por Kiichiro Toyoda, no momento em que Sakichi Toyoda inventou a primeira máquina de fiar eléctrica no Japão, que acabou por revolucionar a indústria têxtil do país. Em Janeiro de 1918, Sakichi fundou a Toyoda Spinning and Weaving Company e, com a ajuda do seu filho, Kiichiro Toyoda, realizou o sonho de uma vida ao fabricar uma máquina de fiar automática, em 1924. Dois anos mais tarde, era criada a Toyoda Automatic Loom Works.
Em 1933 depois de incentivos do governo japonês, Kiichiro Toyoda cria uma divisão automóvel, utilizando como financiamento a venda dos direitos da patente sobre a máquina de fiar automática. Em 1936 começa a produção do Toyota Modelo AA e um ano mais tarde é fundada a Toyota Motor Company. Com o início da II Guerra Mundial a Toyota começou a produzir caminhões militares para o exército japonês, regressando à produção automóvel, apenas no final da guerra. Quando foi criado o Toyotismo (sistema de produção que revolucionou) lançou então, em 1947 a Toyota Modelo SA.
Em 1966 é lançada a primeira geração do Toyota Corolla. Com este modelo a Toyota começa a adquirir boa reputação pela qualidade de construção e consegue também um bom volume de vendas no mercado americano.
Com a crise petrolífera de 1973 as marcas americanas não conseguiram dar uma resposta rápida face às novas leis de emissões de gases poluentes. A Toyota aproveitou por isso para aumentar em grande número as suas vendas nos Estados Unidos, visto que os seus automóveis já eram produzidos tendo em vista a economia de combustível.
Em 1982 a fusão da Toyota Motor com a Toyota Motor sales, constituiu a atual formação da Toyota Motor Corporation. Reconhecida mundialmente pela qualidade de seus produtos.
7
1.1 A REFORMA ORGANIZACIONAL NA TOYOTA MOTOR:
Os gestores da velha Toyota pareciam muito insatisfeito com o pensamento prevalecente na antiga Toyota Motor Sales.
Massaya Hanay, que era executivo na época da fusão, rejeitou o “Gerenciamento Descuidado” (Sloppy Management) da Toyota Motor Sales.
“Atualmente, estou os forçando a raciocinar muito”, disse, “e a lidar com um terço da receita que costumavam contar”. A gestão da antiga Toyota Motor enfatizava a “eficiência” enquanto os gestores da Motor Sales mantinham a cultura “livre e aberta”.
Assim uma nova cultura começou a surgir na Toyota, na gênese da revolução organizacional que ocorreu na empresa.
O ano 1984 viu a formação de um grupo para considerar mudanças organizacionais dentro da Toyota. Uma série de propostas de reforma institucional surgiu daquele grupo: Redução do Sistema Hierárquico da Carreira, Introdução a um Sistema de Avaliação de Desempenhos e uma Campanha em que todos os empregados fossem chamados por seus nomes e elo sufixo de tratamento “San”, em vez de seus títulos formais.
Iwao Isamura, diretor executivo Sênior, Responsável pelos recursos humanos naquela época, comentou sobre as propostas de mudança:
O presidente da Toyota, Shoichiro toyoda, enfatizou os três C´s: Criatividade, Combate e Coragem. Mas em cada nível da organização, desde as chefias de divisões até o lideres de equipes, as novas idéias que surgem de baixo são sufocadas ou perdem seu vigor. Nossos jovens estão perdendo seu entusiasmo, porque, mesmo quando aceitam o desafio, descobrem que não podem mudar nada. Concluem que sua única opção é fazer o que lhes dizem. ( Toyota´s Great Experiment).
Em 1988, quase todas as medidas do grupo de estudos de reforma organizacional foram adotadas, sem modificação.
8
Figura 1. Hierarquia de Liderança.
A forma básica desses grupos de tomada de decisões foi estabelecida em 1962, durante a introdução do CQT (Controle de Qualidade Total) e em 40 anos não foi mudada.
2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL:
O conselho de vice-presidentes executivos é composto por gestores de nível de vice-presidente para cima. O conselho, que é o grupo de tomada de decisões mais elevada da Toyota, delibera sobre questões políticas mais importantes, relacionada ao ambiente do negócio ou condições internas, e sobre estratégias de negócio, em geral envolve questões que exigem consulta ao conselho de diretores.
O conselho administrativo foi primeiramente criado para posicionar os conselhos de função e os conselhos gerais sobre um controle único; ainda hoje, supervisiona o conselho de função, os conselhos gerais e os comitês. Com tudo na verdade, quase todos as questões são consideradas e decididas no conselho de função, em que os principais executivos atuam como presidentes.
9
O conselho administrativo, na realidade, constitui um fórum para deliberação e decisão e todas as estratégias executivas relacionadas a esses outros grupos.
Os conselhos de função são grupos que realizam a administração da Toyota por função. São criados através de seleção de várias funções importantes para a empresa, por exemplo:
Qualidade; Custo; Pessoal; Administração; Engenharia; Produção; Vendas.
Os conselhos de funções, os conselhos gerais e os comitês não aparecem nos organogramas organizacionais formais porque mudam a cada ano e de acordo com os assuntos que estão por acontecer. Sua existência, com tudo, é claramente reconhecida pelas normas de Toyota.
As reuniões de acionistas, o conselho de diretores e os conselhos de vice-presidente são organizações que podem ser encontradas em qualquer empresa.
Figura 2. Organograma da Empresa Toyota.
10
3. ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO:
A Toyota é a maior montadora automobilística do mundo, Presente em mais de 160 países.
3.1 COROLLA É O CARRO MAIS VENDIDO DO MUNDO.
Dentre os seus produtos, o carro mais vendido é o Corolla, De acordo com números
...