INDICADORES DE DESEMPENHO PARA O SISTEMA DE PRODUÇÃO ENXUTO
Por: Anne Mattos • 17/8/2016 • Trabalho acadêmico • 483 Palavras (2 Páginas) • 518 Visualizações
Acadêmicos:
Fábio de Melo
Luiz Augusto
João Victor
Ane dos Santos
Pliscia Jaqueline
Ariane Michele
INDICADORES DE DESEMPENHO
PARA O
SISTEMA DE
PRODUÇÃO ENXUTO
Faculdade São Lucas
2016
No início do século XXI, os parques industriais passaram a variar seu modo de produção, visando buscar mais praticidade e economia nos processos de produção, fazendo a transição da produção em massa para a produção enxuta, utilizado os indicadores de desempenho que é utilizado para variar os processos operacionais nas fábricas..
Assim as exigências dos consumidores e a grande concorrência fizeram com sistema de produção enxuta ou sistema Toyota de produção fosse implantado nas fábricas para que houvesse redução de custo até uma maior flexibilidade em atender a demanda do mercado.
O foco da produção enxuta é a absoluta eliminação e redução do desperdício, utilizando mudança nas práticas de gestão de qualidade e gestão de operações utilizadas para melhorar a gerencia e os processos produtivos, atrás das indicações de desenvolvimento que são usados para avaliar a qualidade industrial do processo e dos produtos.
Quando a mudança tecnológica e as forças do mercado passaram a pressionar as organizações, notou-se que os modelos de avaliação de desempenho tradicionais eram limitados para gerenciar os negócios. Era necessário os novos modelos de avaliação de desempenho, para verificar e comunicar a posição no mercado, comprometer os funcionários e motivar o progresso com as mudanças ou projetos de melhoria que são implantados e, para auxiliar na tomada de decisão sobre o processo de implantação e gerenciamento das melhorias e mudanças empresariais.
Um dos maiores problemas das fábricas é que os setores criam visões diferentes sobre a companhia como um todo. Os problemas que surgem com esse tipo de configuração é que dificulta a tomada de decisão e a identificação das restrições que cada setor possui, dificilmente é definido como a informação será utilizada e faltam métodos para assegurar a coleta, análise, interpretação e disseminação dos dados na empresa, existe uma integração frágil entre os objetivos estratégicos e processo críticos de negócios e as informações não retratam os resultados das ações de melhoria.
Podemos afirmar que o sistema de produção enxuto é um conjunto de projetos ou subprojetos que são implantados e integrados com o objetivo de aumentar o desempenho organizacional e, principalmente, alterar (mudar) os indicadores financeiros da empresa. Algumas vezes esse princípio não ocorre automaticamente.
Todas as empresas que implantaram o projeto enxuto desenvolveram e passaram a utilizar novos indicadores de desempenho. Ao mesmo tempo, criaram meios para divulgar a informação aos usuários e outras áreas operacionais e administrativa.
Conclusão
De acordo com o que foi exposto, podemos concluir que no processo de elaboração e implantação dos indicadores de desempenho prevaleceu a experiência das pessoas que participaram do projeto de produção enxuta. Vale ressaltar que isso não significa que o sistema deixou de apresentar resultados satisfatórios para as empresas, ou seja, esse tipo de atitude pode levar a criar um número elevado de indicadores, levantar informações desnecessárias do processo produtivo,concluir precipitadamente dificultando a avaliação ou gestão do desempenho.
...