Interpretar a Dinâmica das Estratégias do Grupo Pão de Açúcar ao longo de sua história.
Por: Rogerrizzo • 20/6/2022 • Trabalho acadêmico • 553 Palavras (3 Páginas) • 224 Visualizações
Interpretar a dinâmica das estratégias do Grupo Pão de Açúcar ao longo de sua história.
O grupo Pão de açúcar é uma empresa no segmento varejista, sendo líder nesse segmento ocupando a maior parcela do mercado e mesmo assim não significa que hoje em dia não sofre ameaças no ambiente interno e externo. Além das suas competências, as organizações devem compreender seu ambiente externo, para definir estratégias que gerem resultados melhores. Na década de 50, os pontos fortes para a época foram a necessidade da reestruturação com novas oportunidades de uma marca conhecida. O ponto fraco foi a crise familiar que se fez necessário as mudanças e as ameaças ambientais foram a inflação e o poder aquisitivo da sociedade diminuindo.
De acordo com a Matriz Estratégica de Ansoff, o GPA utilizou de métodos de penetração com criação da Doceira Pão de açúcar, pois queria aumentar as vendas de produtos para um mercado que já existia, além do método de desenvolvimento de mercado, quando entrou em um novo ramo com produtos já existentes, pois na década de 50 era preciso um modelo de compra mais adequado aos novos tempos. A estratégia utilizada foi a ofensiva, pois a ideia era identificar a ajuda que determinada força dá para que uma oportunidade aconteça e com medo do desaparecimento foi fundamental aumentar o numero de lojas se quisessem se adequar aos novos tempos.
Mesmo existindo diversos competidores com o mesmo tipo de produto e/ou serviço o diferencial do GPA não foi acompanhado pelos concorrentes visto que possuía localização privilegiada, produtos exclusivos e inovou ao implantar auto serviço em sua organização, o que era raro (raridade) para época e causou espanto para a sociedade, sendo inclusive um serviço difícil de imitar (imitabilidade).
E quando se trata de reestruturação e crescimento, o Grupo Pão de Açúcar, que possui no seu grupo de empresas redes como o Pão de Açúcar, o Extra, a Ponto Frio, a Assaí e Casas Bahia, possui o maior poder de compra dentre todas as empresas do Brasil, sendo assim a formada a sua ESTRUTURA aumentando a vantagem competitiva. Desta forma, o Grupo Pão de Açúcar diluiu o poder de barganha de seus fornecedores e criou uma barreira de entrada para um potencial concorrente diminuindo ainda o poder de barganha dos clientes. Hoje em dia, a estratégia do GPA é sustentada por seus diferenciais competitivos, com investimentos contínuos para desenvolver os negócios e criar valor aos acionistas, parceiros comerciais e colaboradores. Uma outra dimensão importante no processo de implementação foi o da EQUIPE, que devido ao seu crescimento dentro e fora do Brasil, na década de 90, fizeram enxergar grandes oportunidades investindo no treinamento dos funcionários. Hoje em dia, a empresa também procura dar treinamentos para os funcionários, buscando desenvolver suas habilidades técnicas.
O Grupo Pão de Açucar GPA possui uma forte presença no mercado, com diversos métodos e ferramentas de qualidade e estratégias organizacionais, sendo um case de uma empresa familiar de sucesso.
...