Kaizen é uma filosofia de vida que significa melhoria contínua
Por: Pablo Cristiano • 4/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.027 Palavras (5 Páginas) • 506 Visualizações
DEFINIÇÃO DE KAIZEN
Kaizen é uma filosofia de vida que significa melhoria contínua, a definição segundo Imai (1994) é um sistema que abrange as técnicas de melhoria, juntando-as de maneira harmoniosa retirando o máximo de benefício que cada uma oferece, independente de quem seja todos devem reconhecer seus erros em seu trabalho para na próxima vez que for executá-los possa fazê-lo melhor.
CARACTERÍSTICAS
Segundo Imai (1994) o kaisen possui dentre várias características algumas específicas como a exemplo do pensamento voltado para o processo, solucionar a raiz do problema, utilizar de técnicas simples, porém com qualidade e produzir qualidade como diferencial do produto para satisfação dos clientes.
EXEMPLO PRÁTICO
Segundo Imai (1994) quando utilizamos a filosofia kaizen nos responsabilizamos com todo o processo e seus detalhes, diferente do que acontece fora da filosofia kaizen, podemos citar o exemplo de que em um processo produtivo o colaborador se depara com alguma situação fora do normal, tal colaborador no modo de filosofia normal é indiferente a situação, já na filosofia kaizen este mesmo colaborador trata todo processo e seus detalhes assim como aquilo que está fora do normal como uma possibilidade de promover qualidade, buscando conhecimento sobre a situação anormal e comunicando tal erro para seus superiores a fim de discutirem uma solução para o devido problema, resultando na resolução do problema imediatamente diferente do que estamos acostumados no nosso cotidiano de deixar os problemas para depois, sendo que o depois é tarde demais.
SOBRE A METODOLOGIA KAIZEN
PDCA
A metodologia Kaizen segundo Werkema (1995) assim como em toda metodologia é aplicado um estudo, no caso em questão uma sequência de PDCA:
Primeiro Passo: É identificado oportunidades de melhoria e é feito formação de uma equipe para trabalhar na mesma.
Segundo Passo: É feito uma medição onde será feito um mapeamento do processo, escolha dos indicadores e a coleta dos dados.
Terceiro Passo: Partimos para uma análise do processo atual, identificando os problemas e os segmentando
Quarto Passo: O próximo passo consiste na implantação das ações de melhoria onde finalizaremos com o controle sendo que é feita a avaliação dos resultados e escrituração do processo e monitoramento continuo.
DMAIC
Outra metodologia utilizada para aplicação do kaizen segundo Werkema (1995) chama-se ciclo DMAIC onde abrange modelo de administração e desenvolvimento de projetos no qual consiste na resolução de problemas através de cinco etapas:
Definir: Através de uma análise de processo críticos e os objetivos visando o negocio e a expectativas dos clientes.
Medir: Através das expectativas, necessidades do cliente juntamente com o desempenho do processo, identificação de problemas e a força dos mesmos na organização.
Analisar: Determina o desempenho e causas dos problemas.
Melhorar: Desenvolve o processo eliminando problemas e reduzindo custos para agregar valores em benefício para o cliente.
Controlar: Controle de todo o desempenho do processo
FERRAMENTAS KAIZEN
MUDA
Segundo Monden (1999) Podemos identificar e ressaltar algumas ferramentas utilizadas no processo MUDA onde o objetivo é a redução de custos da produção evitando desperdícios:
Desperdícios de super produção: Evitar produzir mais que a demanda esperada a fim de reduzir custos de produção.
Desperdícios no estoque: Visa quais produtos mantidos no estoque por muito tempo gera custos adicionais.
Desperdícios de produzir produtos com problemas de fabricação: No qual se evita o retrabalho para evitar desperdícios de recursos.
Desperdício de processamento: Evita a utilização de tecnologia errada ou de forma inadequada.
Desperdício de espera: Evita máquinas operacionais paradas, colaboradores parados sem funções definidas.
Desperdício do transporte: Evita uso indevido de rotas desenvolve o processo logístico.
Desperdício de movimentação: Visa à organização dos materiais e das máquinas a fim de melhorar o fluxo dentro da organização.
Tais desperdícios podem ser observados dentro do processo produtivo e evitados desde que utilizemos as ferramentas corretas de análise e solução
PROGRAMA 5’S
Outra ferramenta conhecida é o Programa 5S que segundo Monden (1999) visa aperfeiçoar o comportamento humano a fim de refletir as mudanças no ambiente de trabalho evitando desperdícios, são eles:
...