Karl Marx: Guerra Civil na França
Por: Lucas Cop Costa de Carvalho • 26/8/2018 • Resenha • 449 Palavras (2 Páginas) • 290 Visualizações
Resumo Karl Marx: Guerra Civil na França
A sociologia estuda as relações entre a sociedade, analisando sempre relações entre pessoas e fazendo um paralelo com o coletivo. Guerra Civil em frança é uma comprovação do momento pelo qual a Europa está passando, depois do surgimento como teoria do comunismo. Esses acontecimentos históricos são a comprovação do que os sociólogos colocaram em teses.
No referido texto, basicamente o que encontramos são os relatos de Karl Marx apenas porque o lado vencedor apagou tudo o que aconteceu, então esse relato foi muito importante para deixar registrado o que houve nas comunas de Paris.
Antes de haver as comunas de Paris houve todo um terreno propenso para que esse fato histórico ocorresse. O rei Napoleão III não estava agradando vários setores da sociedade francesa. Ele pensou que fazendo uma guerra contra o império prussiano(inimigo histórico da França) e o vencendo o traria prestígio. O problema é que a Prússia tinha armas muito mais sofisticadas e acabou vencendo a guerra. A Prússia impôs condições humilhantes a França e afundou a em um caos. Como os prussianos cercaram Paris mas não chegaram a comandar de fato Paris o governo mudou a capital para Versalhes já que ali estava sem armas e totalmente enfraquecida. Nesse momento é que os parisienses junto com a gurda nacional instauram as comunas em Paris.
Com ideias socialistas, pôs se então a laicidade do Estado, reduziu a jornada de trabalho e também permitiu o atrasamento de dívidas, além de eleger comissões de ministérios.
O governo francês começa a fazer valer seu poder central dentro da França, o presidente francês da época(Adolph Tiers) é bastante criticado por Marx assim como seu ministro François Guizot que viviam falando mal da Comuna de Paris, só que o presidente francês não estava em uma situação muito boa, ele era acusado de executar crianças e reféns políticos o que provocou o desmembramento da guarda-civil francesa de seu governo.
Com a iminente ameaça do comunismo ocorreu um verdadeiro desastre em Paris. O presidente francês fez um acordo que foi totalmente humilhante com a Prússia entregando até uma parte de seu território em troca de fazer a Prússia deixar paris e assim a união da burguesia na frança e junto com o exército ocorreu um verdadeiro massacre em Paris, derrotando a comuna de Paris.
Como Marx já tinha previsto, o socialismo seria consequência do capitalismo que é aquele sistema que mais a despreza. A comuna aparece como a primeira experiência de socialismo, com a luta de classes e a revolução armada que tanto foi falada por Marx, tudo isso em Paris que é o lugar onde as ideias do capitalismo foram criadas com o iluminismo.
...