DURKHEIM; MAX WEBER E KARL MARX.
Trabalho Escolar: DURKHEIM; MAX WEBER E KARL MARX.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ramonne.itz • 19/3/2013 • 853 Palavras (4 Páginas) • 2.574 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA-CCSST
CURSO: ENGENHARIA DE ALIMENTOS
PROFESSOR:
RAMONNE BRITO OLIVEIRA
DURKHEIM; MAX WEBER E KARL MARX.
Imperatriz-Ma
2010
1ª. Discuta o processo de evolução social na teoria Émile Durkheim.
Para Durkheim à medida que as sociedades se tornam mais complexas, a divisão de trabalho e as conseqüentes diferenças entre os indivíduos conduzem uma crescente independência das consistências.As sanções repressivas,que existem nas sociedades “primitiva”, dão origem a um sistema legislativo que acentua os valores de liberdade,igualdades,fraternidade
justiça.
Durkheim,procurou entender a evolução social pela: solidariedade, a mecânica e a orgânica. Em A Divisão Social do Trabalho, Durkheim expõe os dois tipos de solidariedade e o processo no qual a solidariedade mecânica ou por similitudes é substituída pela orgânica ou devida à divisão do trabalho Para Durkheim, a solidariedade mecânica se funda nas similitudes. É a solidariedade decorrente da adesão total do indivíduo ao grupo, envolvendo a absorção das consciências individuais pela consciência coletiva. E a solidariedade orgânica se funda nas diferenças entre as pessoas. É uma solidariedade por cooperação e envolve o desenvolvimento da divisão social do trabalho. A transição de um tipo de solidariedade a outro implica transformações da estrutura social e corresponde à evolução histórica das sociedades.
O pensador francês,em defesa do seu posto de vista,apresenta uma definição clara,compreensível e mesmo correta:”é fato social toda maneira de agir,fixa ou não,suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior,que é geral na extensão de uma sociedade dada,apresentando uma existência própria ,independente das manifestações individuais que possa ter”.
As transformações significam que a sociedade possui inovadores,elementos que pela sua atitude individual,modificam as normas e os costumes das sociedades, mais a coerção não deixa de existir.As transformações que se produzem no meio social,segundo Durkheim,”sejam quais forem as causas ,repercutem em todas as direções do organismo social e não podem deixar de afetar,mais ou menos suas funções.”
2ª. Explique a importância da ação social para weber.
O ponto de partida da sociologia para weber não estava nas entidades coletivas, grupos ou instituições. Seu objeto de investigação é a ação social, a conduta humana dotada de sentido, isto é,de uma justificativa subjetivamente elaborada.Assim, o homem passou a ter como individuo, na teoria weberiana,significado e especificidade.É o agente social que dá sentido à sua ação:estabelece a conexão entre o motivo da ação , a ação propriamente dita e seus efeitos.
Para weber não existe oposição entre indivíduo e sociedade: as normas sociais só se tornam concretas quando se manifestam em cada indivíduo, sob a forma de motivação.Cada sujeito age levado por um motivo que é dado pela tradição,por interesses racionais ou pela emotividade. O motivo que transparece a ação social permite desvendar o seu sentido, que é social na medida em que cada indivíduo age levando em conta a resposta ou a reação de outros indivíduos.O fato de agir levando em consideração o outro dá um caráter social a toda ação humana.Assim o social só se manifesta em indivíduos ,expressando-se sob forma de motivação interna e pessoal.
Para Max weber, a ação social, da mesma maneira que toda ação,pode ser:
Racional,visando aos fins:determinada por expectativas em relação ao comportamento,
...