LOGÍSTICA DA AMBEV
Por: Marina Nastari de Almeida • 26/11/2015 • Trabalho acadêmico • 4.488 Palavras (18 Páginas) • 825 Visualizações
LOGÍSTIA DA AMBEV
1 INTRODUÇÃO................................................................................4
2 HISTORIA.......................................................................................5
3 FORNECEDORES...........................................................................6
4 LOGÍSTICA PÓS-PRODUÇÃO....................................................7
5 LOGÍSTICA VERDE......................................................................8
6 SERVIÇOS.......................................................................................9
7 GETRANS.......................................................................................10
8 EMPRESAS PARCEIRAS............................................................10
9 FROTA AMBEV............................................................................11
10 ESTRATÉGIA..............................................................................11
11 SUSTENTABILIDADE...............................................................13
12 SERVIÇOS À COMUNIDADE..................................................14
13 EMBALAGENS...........................................................................15
14 UNIVERSIDADE AMBEV.........................................................15
15 PROJETO BACIAS.....................................................................16
16 MOVIMENTO CYAN.................................................................17
17 CONCLUSÃO..............................................................................17
18 BIBLIOGRAFIA..........................................................................18
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho busca apresentar a logística da empresa Ambev, que é uma empresa multinacional especializada no ramo de bebidas e reconhecida mundialmente por gerar grande retorno aos seus acionistas, sempre visando ações sustentáveis.
Observando os impactos que a organização pode causar com os seus produtos ao meio ambiente, a mesma se importa adotando a logística verde, que busca minimizar os danos causados pelas frotas de caminhão, implantando tecnologias capazes de reduzir em seis meses quase duas toneladas de CO2.
Visando o desenvolvimento da comunidade, a empresa busca conscientizar a população quanto ao uso da água, adotando o projeto Bacias, que transmite várias informações pertinentes a mobilização e conscientização para o uso racional desse recurso natural.
A Ambev também desenvolve outros projetos com iniciativa ambiental como o Movimento Cyan, Universidade Ambev, Recicloteca, Reciclando com cidadania, entre outros.
Considerando a suma importância de seus fornecedores, a Ambev oferece total suporte na área de pesquisa, apoiando no desenvolvimento elevado de segmentos produtivos e sustentabilidade, evitando possíveis perdas em suas produções.
No transporte a organização procura trabalhar com alta qualidade, sempre comprando novos caminhões e utilizando de softwares avançados, almejando que o produto seja entregue nas devidas condições e nos prazos determinados, contando com a eficiência das embalagens que são produzidas em partes pela empresa, procurando sempre meios ecologicamente corretos, não agredindo diretamente a natureza.
Para manter esse patamar tão elevado de vendas, a Ambev adotou diferentes estratégias, visando a qualidade de seus produtos, amparando a comunidade e valorizando seus funcionários, dando o devido suporte para o desenvolvimento eficaz e possibilitando a consolidação dos diversos conceitos desenvolvidos pela empresa
2 HISTÓRIA
Empresa de capital aberto, com sede em São Paulo, no Brasil, a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) integra a maior plataforma de produção e comercialização de cervejas do mundo: a Anheuser-Busch InBev (AB InBev).
Individualmente, ela é a quarta maior cervejaria do mundo e líderes do mercado latino-americano, produzindo e comercializando cervejas, refrigerantes e bebidas não carbonatadas.
Mantém operações em 14 países das Américas, a partir de cinco unidades de negócio: Cerveja Brasil, a maior operação, com aproximadamente 70% do mercado; RefrigeNanc Brasil, com refrigerantes, bebidas não alcoólicas e não carbonatadas; Quinsa (Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai); Hila-ex (Equador, Guatemala, Nicarágua, El Salvador, Peru, República Dominicana e Venezuela) e Canadá.
Os produtos são distribuídos em aproximadamente dois milhões de pontos de venda, metade deles no Brasil. Têm em seus portfólios as principais marcas do mercado, entre elas as cervejas Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Quilmes e Skol - a quarta mais consumida no mundo. É o maior engarrafador da PepsiCo fora dos Estados Unidos. É a marca líder do mercado brasileiro no segmento guaraná, o Guaraná Antarctica, e lançamos inovações como H2OH!, Fusion e Antarctica Citrus.
Excelente em gestão, gera retorno aos acionistas e garante atuação sustentável. No ano 2010, atingiu volume de vendas de 165,14 milhões de hectolitros de bebidas e receita líquida de R$ 25 bilhões, um crescimento de 13,2% em relação ao ano de 2009.
O maior patrimônio da Ambev, no entanto, é a sua gente. A companhia investe de modo contínuo no desenvolvimento de seus funcionários - aproximadamente 44,9 mil funcionários (ao final de 2010) no Brasil e em mais 13 países. A gestão dos treinamentos, bem como dos cursos internos e externos, é realizada pela Universidade Ambev, que, em 2010, recebeu investimento de R$ 22,5 milhões, promovendo 74 programas, 712 cursos e mais de 38 mil horas de treinamento, em módulos presenciais e on-line.
Todos são incentivados a agir como donos do negócio, buscando os melhores resultados e recebendo o devido reconhecimento com base em méritos. “Trabalhamos juntos em busca de um sonho: ser a melhor empresa de bebidas em um mundo melhor”
Para realizar esse sonho, ela está alinhada na construção
...