LOGÍSTICA EMPRESARIAL: UM DIFERENCIAL NO MERCADO COMPETITIVO
Por: mikecar • 7/5/2018 • Artigo • 3.511 Palavras (15 Páginas) • 397 Visualizações
LOGÍSTICA EMPRESARIAL: UM DIFERENCIAL NO MERCADO COMPETITIVO
Fabiana Costa Nabate
Glebson Henrique Aragão Costa
Radijames de Jesus Silva Ribeiro
Profº. Orientador: André Ribeiro Batista
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso: Logisitica (Turma LOD 0248) – Prática Módulo
23/04/15
RESUMO
O presente paper aborda um estudo sobre a logística empresarial, sua aplicabilidade e benefícios no auxilio da empresa como um diferencial para obtenção de vantagem no mercado competitivo, haja vista que, os atuais níveis de competitividade entre as organizações tornam-se obrigatório uma relação mais estreita entre as empresas e seus fornecedores. Serão abordados conceitos e contextualização histórica de logística e o papel da logística empresarial nas organizações. Para o desenvolvimento deste trabalho, privilegiou-se uma investigação eminentemente bibliográfica. Para tanto, os procedimentos metodológicos adotados foi o da prática real, essa modalidade de Prática tem como principal característica a aplicação dos temas fora dos encontros presenciais. O trabalho tem como propósito elucidar as dúvidas sobre o assunto e servir como alerta para os gestores na utilização de politica de estoques que atenda os objetivos da organização. Além disso, essa modalidade de Prática busca familiarizar os acadêmicos com o seu futuro ambiente profissional. A pesquisa será alicerçada na análise a ser realizada em livros e artigos científicos acerca do assunto.
Palavras-chave: Logística Empresarial. Mercado Competitivo. Organização.
1 INTRODUÇÃO
Com os atuais níveis de concorrências entre as organizações globais, se torna necessário à coordenação das relações entre as organizações e os fornecedores. Atualmente as organizações exigem do departamento de logística a capacidade de controlar o fluxo de suprimento, desde a produção, transporte, armazenamento e negociação, fazendo com essa atividade tenha o máximo de eficácia e o mínimo de investimento.
Com o surgimento da competição globalizada e a busca incessante pela informação, as empresas passam a coordenar seus sistemas como forma reduzir os custos, aumentar a variedade dos produtos, minimizar seus riscos e melhorar os níveis de qualidade.
Este paper tem como papel fundamental investigar a Logística Empresarial como um diferencial no mercado competitivo. Com o processo de globalização, juntamente com os avanços tecnológicos, as empresas tem conhecido novas técnicas para seu sistema produtivo. Essas novas técnicas são cada vez mais importantes para manter a empresa competitiva.
O trabalho foi realizado com o objetivo de analisar de que forma a Logística Empresarial pode alcançar vantagem em um mercado competitivo?
Nesse sentido, a pesquisa se mostra relevante à medida que foca a logística como uma ferramenta de evolução e melhoria contínua dos processos de logística, o que é algo constante no estudo da administração de materiais, pois, no atual mercado, deve-se sempre caminhar em direção a excelência, com o desenvolvimento das empresas para que se tornem cada vez mais capazes de atender seus clientes de forma eficiente, conseguindo satisfazê-los. Outro aspecto que merece destaque quanto à justificativa do trabalho é a relevância da pesquisa para o próprio processo de logística empresarial.
Do ponto de vista cientifico, trata-se de um estudo que pode vir a contribuir mesmo que modestamente para ampliar e enriquecer o debate acadêmico sobre o tema. O argumento apresentado surgiu ao longo do curso, com análise crítica e moderada de assuntos abordados em sala de aula e de empresas do mercado competitivo em geral.
O referencial teórico da pesquisa fundamenta-se a partir da visão de diversos autores que tratarem dos elementos referentes a logística empresarial.
2 LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Atualmente a terminologia logística é considerada um diferencial competitivo em uma escala ascendente, Merlo (2002, apud Ferreira 2011) assegura que o conceito de logística é conhecido e aplicado há centenas de anos, o autor cita que a logística era aplicada pelos guerreiros medievais para posicionar tropas de combate em locais estratégicos e prover seus exércitos de suprimentos. Menciona ainda, que a partir da Segunda Guerra Mundial a Logística aparece como ciência, tornando-se a partir de então, uma importante ferramenta estratégica para sobrevivência das organizações.
Portanto, logística é uma cadeia integrada de suprimentos, que planeja e controla todo o processo, com o propósito de satisfazer o cliente da melhor forma possível.
As organizações começaram a se interessar pela administração de materiais, principalmente para controlar a distribuição de suprimentos e dessa forma minimizar custos. De acordo com a figura 1.
[pic 1]
Figura 1: Escopo da logística empresarial
Fonte: BALLOU (2006)
Portanto, a logística empresarial consiste em planejar e gerenciar a cadeia de suprimentos desde a produção até a distribuição física.
2.1 O papel da logística na empresa
Seja no ambiente interno ou no externo da empresa, da chegada à entrega do produto, todo esse processo é de responsabilidade da logística. As atividades logísticas são vitais para a empresa, pois, ela analisa meios para que a empresa obtenha a eficácia e ou eficiência nos serviços prestados levando sempre em consideração o planejamento, controle e organização.
A logística empresarial analisa de que forma a administração pode aproveitar o nível de rentabilidade na distribuição dos produtos aos clientes e consumidores, objetivando simplificar o fluxo de produtos. Com a utilização da logística as empresas passam a ter o auxilio de uma ferramenta precisa na análise do planejamento na distribuição de suas mercadorias. Com isso, as empresas tem subsídios para procurar reduzir seus custos com a movimentação dos materiais e aumentar sua competitividade perante seus concorrentes.
Moura (1998, p. 52) assevera que,
A logística consiste em fazer chegar a quantidade certa das mercadorias certas ao ponto certo, no tempo certo, nas condições e ao mínimo custo; a logística constitui-se num sistema global, formado pelo inter-relacionamento dos diversos segmentos ou setores que a compõem. Compreende a embalagem e a armazenagem, o manuseio, a movimentação e o transporte de um modo geral, a estocagem em trânsito e todo o transporte necessário, a recepção, o acondicionamento e a manipulação final, isto é, até o local de utilização do produto pelo cliente.
...