LOGÍSTICA NO SEGMENTO DE DISTRIBUIÇÃO E TRANSPORTE: O CASO DA BOM LOGÍSTICA
Por: Adriano Souza • 29/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.648 Palavras (11 Páginas) • 267 Visualizações
SEST- Serviço Social do Transporte[pic 1]
SENAT – Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte
Assistente Administrativo em Transporte
LOGISTICA NO SEGMENTO DE DISTRIBUIÇÃO E TRANSPORTE:
O CASO DA BOM LOGISTICA
Felipe Paiva de Sá
Orientadores: Silvia Vilasfam, Janaina Schock Strappazon e Daniel Fontana Macedo.
Ijuí, Dezembro de 2017
[pic 2]
Agradecimentos
Agradeço primeiramente a Deus que me iluminou e me deu forças em todas as horas, e a todas as pessoas que me apoiaram;
Em especial: Aos meus Familiares, meus companheiros de grandes lutas, pelo incentivo, pela inspiração e motivação;
Agradeço as minhas orientadoras, por compartilharem seus conhecimentos;
Agradeço os amigos e colegas de aula pelo companheirismo, dedicação e empenho;
Ao SEST/SENAT, pela oportunidade de adquirir conhecimento.
SUMÁRIO[pic 3]
INTRODUÇÃO...............................................................................................................5
1. CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESTUDO..................................................................6
1. 1 Tema...........................................................................................................................6
1. 2 Logística como diferencial competitivo.....................................................................6
1. 3 A logística na avaliação dos clientes..........................................................................7
2. METODOLOGIA.......................................................................................................9
3. LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO DA EMPRESA BOM LOGÍSTICA................9
3.1 Mercado.....................................................................................................................10
3.2 A logística da empresa...............................................................................................11
CONSIDERAÇÕES FINAIS .......................................................................................13
Referências Bibliográficas...............................................................................................16
[pic 4]
RESUMO
O objetivo geral do artigo é estudar o processo de logística da empresa Bom Logística – Centro de Distribuição (CD) Filial em Ijuí – RS, e sua importância no contexto da organização. Os objetivos específicos são compreender a logística e processos praticados pela empresa, relatando a importância de um gerenciamento eficiente e suas consequências, enfatizando os benefícios que a empresa e seus clientes adquirem quando a administração de matérias é realizada de forma eficiente eficaz e efetiva.
Palavras-chave: Logística e Distribuição; Assistente Administrativo em Transporte.
INTRODUÇÃO
Atualmente a logística é um setor a ser considerado tão importante quanto as áreas de marketing, finanças e produção. Pois, é através da logística que os produtos e serviços chegam até os clientes finais, sendo o transporte responsável por fazer um elo entre toda a cadeia de valor de uma organização, interligando o fornecedor do fornecedor à empresa e o cliente do cliente da organização. O conceito de logística perpassa a movimentação e armazenagem de mercadorias uma vez que é de grande necessidade um gerenciamento coordenado das atividades relacionadas, em vez de praticadas separadamente, pois a logística agrega valor aos produtos e aos serviços tornando a organização mais competitiva no mercado onde atua.
Com o advento da globalização, a concorrência deixa de ser local e passa a ser global. Isso significa que as empresas transportadoras devem repensar suas práticas e processos logísticos com a finalidade de buscar sempre a melhoria, no entanto, somente a busca por melhorias não vai dar garantias de torná-la uma organização competitiva. Faz-se necessário adotar o diferencial competitivo através da fidelização do cliente interno e externo, sob a perspectiva de desenvolver e manter um relacionamento duradouro reinventando e inovando sempre a forma de coletar, armazenar, movimentar e distribuir os produtos e serviços da melhor maneira possível.
A logística é capaz de entregar satisfação e comodidade aos clientes na hora certa e no momento certo, pois já existem diversas ferramentas de gerenciamento baseadas em Tecnologias de Informações que proporcionam para as empresas a otimização de contratos, planejamentos das rotas e das cargas, consolidação de fretes e a escolha da modalidade.
- CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA
- Tema
No ambiente de competitividade, há uma grande necessidade das empresas realizarem um gerenciamento de logística adequado, quando uma organização possui eficiência e eficácia na gestão das suas atividades, obtém resultados favoráveis na conquista dos objetivos oferecendo produtos e serviços de qualidade para a sociedade a um preço acessível a todos.
Com a integração da cadeia de suprimentos a empresa terá grandes possibilidades de alavancar suas vendas de produtos e serviços. Assim, a logística é basicamente um conceito integrativo que procura desenvolver uma visão da empresa como amplo sistema que interage com o meio criando uma estrutura na qual as necessidades do mercado consumidor são traduzidos em estratégias competitivas. No contexto organizacional, as empresas estão sempre em busca de novas ferramentas que possam contribuir e auxiliar os administradores no gerenciamento das atividades organizacionais.
1.2 Logística como diferencial competitivo
Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semiacabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes (google, 2017).
Assim, entra no contexto o Assistente Administrativo de Transporte que cuida das atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.
...