TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Let a Thousand Flowers Bloom

Por:   •  21/10/2016  •  Resenha  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha  do texto:

Let a Thousand Flowers Bloom? An Early Look at Large Numbers of Software App Developers and Patterns of Innovation 

Aluno: Alexandre A Sonntag

PUCMINAS


A) Registro de leitura

Boudreau, K. J. (2012). Let a Thousand Flowers Bloom? An Early Look at Large Numbers of Software App Developers and Patterns of Innovation. Organization Science, 23(5), 14091427. doi:10.1287/orsc.1110.0678

B) Identificação da tese central

Entre 2007 e 2010 houve um grande crescimento das plataformas de computação, incluindo itens como serviços baseados na Web (por exemplo, Google e Facebook), navegadores (por exemplo, o Firefox), middleware (por exemplo, Java), sistemas de navegação (por exemplo, Garmin), e outros tipos de plataformas, este crescimento estimulou o mercado de desenvolvedores de aplicativos a produzirem aplicações complementares às suas plataformas. Por exemplo iPhone da Apple, que foi lançado no início de 2007, a App Store da Apple foi lançada um ano e meio mais tarde, com cerca de 500 aplicações. Até 2010, este número de apps já tinha passado de 300.000 (Lardinois 2010) .

O artigo busca compreender os mecanismos econômicos que moldam a inovação das aplicações de software, sobretudo porque o número de desenvolvedores cresce. O artigo faz uma análise empírica de aplicações de softwares.

 

C) Sustentação da tese central

Os dados analisados são do período 1999-2004, porque na época, a maioria dos desenvolvimentos de aplicações de software foram transacionados em uma única loja na Web, Handango.com. Isso torna possível observar todas as principais plataformas com uma única fonte de dados. Nestes dados, observaram-se cada de software, por cada desenvolvedor, para cada uma das oito plataformas líderes de mercado, repartidas por género. Tendo em conta os objetivos da análise, foram analisados os padrões de inovação, utilizando uma estrutura simples painel de forma reduzida, para revelar padrões-chave.

Na sessão deixar o mercado de desenvolvimento de aplicativos prosperarem são propostas algumas hipóteses de estudo:

Hipótese 1. A adição de mais desenvolvedores de aplicativos de software para uma plataforma, mantendo outras variáveis iguais, faz com que o número de variedades de software aumente.

É comprovada pelos dados do gráfico abaixo:

 [pic 1]

Hipótese 2. No âmbito dos desenvolvedores individuais de aplicativos de software tendem a permanecer pequenos e especializados

Comprovado pelo gráfico abaixo:

[pic 2]

Hipótese 3. Adicionando desenvolvedores de aplicativos independentes distintos e diferenciados para uma plataforma, todo o resto igual, aumentam os incentivos ao investimento dos desenvolvedores individuais.

Hipótese 4. A adição de desenvolvedores de aplicativos independentes em áreas já atendidas, todo o resto igual, desestimula os incentivos de investimentos dos desenvolvedores individuais.

Para as hipóteses 3 e 4 a tabela abaixo mostra

[pic 3]

O estudo empírico compreende 1999 a 2004  que inicia após as mudanças de meados dos anos 1990 que foram precipitadas pela entrada  do Palm Pilot; o estudo termina antes do período em meados da década de 2000, quando a indústria de PDA convergiu com para tocadores de música digitais e telefones portáteis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (271.5 Kb)   docx (157.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com