Linguagem e Comunicação
Por: Letícia Lima • 28/3/2016 • Exam • 253 Palavras (2 Páginas) • 208 Visualizações
Página 1 de 2
- Informar sobre a Lei das Eleições – Lei n° 9.504 de 30 de setembro de 1997.
- O texto é um fragmento de um documento público, que rege o processo eleitoral brasileiro. Além de ser obrigatório o uso do padrão culto pois ele está acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas regionais, dos modismos vocabulares, das idiossincrasias linguísticas.
- De acordo com a Lei das Eleições – Lei n°9.504, Art. 37 §6° é permitida a colocação de cavaletes, bonecos cartazes, nas vias públicas, desde que móveis e que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos. O que se contradiz com a realidade, o que vemos nas calçadas é uma verdadeira maratona, que os cidadãos tem que locomover com dificuldade com tantos obstáculos.
- Criticar a propaganda eleitoral nas calçadas, além de questionar as suas fotos e suas atitudes divergentes depois de eleitos.
- No texto Dorian Gray ao contrário, temos a informação que nas tabuletas os rostos dos candidatos estão retocados, sem um vinco, uma olheira ou um dente cariado. E depois constatamos as deformações. A charge é uma imitação do “O retrato de Dorian Gray”.
- O texto 1é o ponto de partida para interpretar os outros textos. O segundo com o conhecimento do primeiro, faz uma crítica com humor ao Art. 37 §6 do fragmento da Lei das Eleições. O terceiro retorna ao segundo, introduzindo uma nova informação sobre “O Retrato de Dorian Gray”. Por fim o quarto faz uma releitura crítica em relação ao retrato e aos políticos.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com