TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Por:   •  22/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.445 Palavras (6 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Fichamento de Estudo de Caso

NOME DO ALUNO

Trabalho da disciplina

NOME DISCIPLINA

Tutor: NOME PROFESSOR

Balneário Camboriú

2017.

Estudo de Caso : Anne Riley: Dispensada

REFERÊNCIA: SUCHER, S.J.; ANDREWS, P.Estudo de Caso: Anne Riley: Dispensada. Havard Business Shool. 2011.

        Aos seus 28 anos de idade, Anne Riley estava aguardando passar por uma entrevista que lhe daria uma oportunidade de emprego de verão e que poderia ser uma oferta de trabalho futura. A recrutadora era da Goldman Sachs a serviço na Harverd Bussiness School. Ao iniciar a entrevistas Anne temeu que o foco seria sua experiencia profissional anterior da qual foi dispensada.

        Anne desde nova focou nos seus estudos e no seu futuro profissional. Trabalhava desde cedo, se formou em Ciëncias em Contabilidade com foco em Finanças em 2005. Foi contratada em um dos maiores bancos de investimentos do mundo, mas queria ir muito além.  Traçou o objetivo de fazer um MBA e se dedicar a uma grande PE alavancando seu futuro profissional.

        Contudo, o processo de recrutamento antes ou depois de um MBA é demasiado concorrido e uma das vantagens que os candidatos podem ter é destacar-se em trabalhos anteriores em negócios de investimentos em PE.

        Riley em seu grande momento profissional recebera várias propostas de trabalho e pela impressão que teve das pessoas e pelo prestigio escolheu a Storrow como seu novo local de trabalho. Suas atividades era gerenciar empresas de fabricação que faziam parte dos clientes da Storrow e ficar atenta a possiveis oportunidades de novos investimentos. O capital disponivel para suas ações era quase zero, tornando assim o foco principal em gerenciar os clientes atuais, monitorando possiveis cortes de custos, medindo desempenhos e gerando projeções financeiras.

        A equipe da qual Riley fazia parte recebia boa remuneração e havia a chance de receber um bönus que foi o que pesou também na descisão de escolher a atual empresa. O trabalho e a jornada diaria eram boas, Riley planejara ficar por dois anos trabalhando na Storrow antes de ingressar no MBA.

        Em 2008, apesar de ter sido um outono tranquilo no ambiente de trabalho, e com a crise eminente, Riley e seus colegas analistas não se preocuparam com uma possivel demissão. Entendiam que por serem uma mão de obra barata e seu "prazo de validade" junto a empresa eram de 2 anos não seriam afetados com a chegada da crise.

        Nenhum receio de demissão era considerado até ouvirem rumores pelos corredores. Mas ainda sim Riley se sentia confiante até  mesmo após um e-mail de seu chefe lhe pedindo para comparecer em sua sala assim que fosse possivel. Ela chegou a cogitar a hipotese e refletiu por um instante que a conversa poderia rumar para uma situação que a levasse para fora de sua zona de conforto, afinal ela não mais saberia seus proximos passos no seu desenvolvimento profissional que tinha sido tão metódica até agora, e por fim, onde ela se recolocaria em um cargo semelhante uma vez que as PEs haviam congelado contratações.

        Chegara então o momento e Riley ao adentrar na sala pode perceber no olhar de seu chefe de grupo. Ele que sempre fora uma figura paterna e atenciosa tentou de todas as maneiras amenizar o golpe lhe explicando que a empresa vinha sendo pressionada a cortar gastos e que os cortes comeára justamente no nível Junior. Por Anne ter 5 meses de empresa também influenciou  ma decisão já que ainda não tinha absorvido todas as habilidades.

        Contrariando o que era de praxe de todas as empresas do nível da Storrow, Anne pode ficar utilizando os recursos da empresa em busca de novas oportunidades e lhe foi garantido um pacote rescisão que incluiria o bonus.

        Após a noticia, Riley tentou não ser vista ao retornar a sua sala. Estava passando por um misto de sentimentos e lembrara que recentemente passava por problemas de saude e fim de um relacionamento.  Já tinha mudado toda a sua vida para Chicago, investindo para ficar por dois anos e agora desempregada. Precisava de um emprego a tempo de deixar tudo em ordem.

        No caminho de volta para casa Anne não conseguiu afastar a comparação entre si e  o  outro analista que ficara. Ela entendia que precisavam cortar custos, mas não entendia por que ela. Vários motivos passaram pela sua cabeça e Riley começou a duvidar do seu potencial.

        Horas passadas, Riley percebeu que a Storrow demitiu em suas escolhas o maior numero de mulheres possivel. E se sentiu punida pelas escolhas que fez. O analista que ficou era casado tinha filho recém nascido, sua esposa não trabalhava, enquanto Riley adiou o projeto familia para ter exito profissional. Riley também cogitou que por ela fazer serviços, em parte, semelhantes aos dos analistas de dois anos e o seu contraposto não, fosse um dos argumentos já que seu trabalho continuaria sendo feito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com