TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Por:   •  27/9/2017  •  Resenha  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Fichamento de Estudo de Caso

Cleber Veloso da Silva Junior

Trabalho da disciplina Fund. De Matemática e Estat. Aplicada,

                                                 Tutor: Prof. Antônio Alexandre Lima

São João de Meriti

2017

FUND. DE MATEMÁTICA E ESTAT. APLICADA

Blaine Kitchenware Inc.: estrutura de capital

REFERÊNCIA: Luehrman, Timothy A., and Joel L. Heilprin. "Blaine Kitchenware, Inc.: Capital Structure: Brief Case No. 4040." Harvard Business Publishing Case, 2009.

 

O Estudo de Caso faz uma análise da estrutura de capital utilizada pela Blaine Kitchenware Inc. (BKI) e os efeitos ações da administração financeira da mesma sobre o retorno aos acionistas. A partir daí, os autores fazem referência aos resultados das políticas aplicadas pela BKI em um contraste com seus concorrentes.  

Contexto  

O estudo de caso apresenta a BKI como uma empresa familiar, fabricante de pequenos eletrodomésticos para cozinhas residenciais, fundada em 1927. Nos últimos anos expandiu sua atuação para o mercado externo através de exportações, entretanto grande parte de suas receitas ainda se concentram no mercado interno. Através de Victor Dubinski (CEO da empresa e bisneto de um dos fundadores), a BKI abriu o seu capital, internacionalizou a produção e implantou uma estratégia de aquisições de pequenos fabricantes e/ou linhas de utensílios de cozinha de grandes fabricantes (através da emissão de novas ações ou com recursos em caixa), afim de aumentar seu Market Share e a oferta. Com exceções dessas ações, Dubinsk mantivera o estilo de gestão de administrações passadas.

O mercado de eletrodoméstico americano tende a ser cíclico, sendo sensível as alterações no setor imobiliário (venda e reforma). Entretanto, no período entre 2003 e 2006, o setor apresentou um crescimento modesto de 2%, mesmo o mercado imobiliário estando em alta. Tal resultado era explicado pela crescente entrada de produtos importados e políticas de preços agressivos aplicados por hipermercados. Há algum tempo o setor vinha experimentando uma consolidação, o que mantinha boas expectativas pelos participantes.  

Estrutura de Capital da BKI

A análise do estudo do caso da BKI, gira em torno de como a sua estrutura de capital prejudica a rentabilidade de seus acionistas. Desde a sua fundação, a BKI mantinha uma postura financeira conservadora o que resultara em uma empresa com endividamento líquido negativo e considerável volume de recursos em caixa (o que ajudava a financiar parte das aquisições). A eficiência operacional da BKI também lhe rendera uma margem EBITDA e de resultado líquido bem acima de seus maiores concorrentes. Entretanto, tal postura e resultados colocava a BKI sobre a ótica de retorno sobre o patrimônio (ROE) abaixo da média dos mesmos concorrentes. Isso era resultado de uma estrutura de capital que mantinha a empresa “sub-alavancada” (ao emitir ações para seguir com sua política de aquisições, reduzia o lucro por ação).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (148.4 Kb)   docx (50.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com