Plano de Implementação - Controladoria I - MBA Gestão Financeira e Controladoria
Por: gfortunato • 6/5/2015 • Resenha • 681 Palavras (3 Páginas) • 778 Visualizações
Estudo da |
Implementação da Controladoria |
EM PEQUENAS E MICRO EMPRESAS |
Gabriel Fortunato 4-20-2015 |
INTRODUÇÃO
Antes de qualquer ação efetiva, o professional da área de controladoria, deve possuir um plano com informações detalhadas para que possa ser eficaz.
Obviamente, toda ação tem um objetivo e, esta é uma das informações cruciais desse plano/relatório, ou seja, o que se espera com um determinado movimento.
Ainda que com todos os procedimentos listados e definidos, não existe garantias de que o retorno será será 100%. Além das n variáveis previstas, existe sempre fatores incontroláveis que podem surgir durante um determinado período (incertezas).
Isso nos mostra que o objetivo deve ser alcançado ainda que com percalços, utilizando-se de todas as ferramentas possíveis. Logo, o planejamento é indispensável em toda e qualquer empresa. Ressaltando que em empresas de micro e pequeno porte carecem ainda mais de um profissional e/ou setor que elabore, analise e execute o planejamento. Seja pela inexistência ou pelo “limitado” papel de contador, com obrigações operacionais pré-estabelecidas e operacionais.
A controladoria nas MPEs (Micro e Pequena Empresa), não necessariamente precisa ser um órgão/setor. Pelo porte, um profissional orientado para o gerenciamento estratégico (Controller) que faça a ligação com todos os demais setores e equipes, atenderia perfeitamente a demanda.
CONTROLLER
O profissional de controladoria, em inglês, controller, é o responsável pelo planejamento, coordenação, direção e controle das atividades. Seja de curto, médio ou longo prazo. Consolidando dados e extraindo informações relevantes, gerando relatórios que auxiliam a tomada de decisão dos gestores de cada setor/área.
O acompanhamento através de análises de desempenho, ações realizadas, retorno etc, também é de sua responsabilidade.
Contudo, é importante o conhecimento como um todo, com uma visão holística do funcionamento da organização.
IMPLEMENTAÇÃO
As empresas, de uma forma geral, podem optar pela controladoria:
- Própria: capacitando um profissional/equipe para o cargo de controller ou a contratação de um novo profissional no mercado;
- Externa: contratação de empresas especializadas em planejamento, finanças e controladoria com uma equipe já experiente;
- Mista: contratação de uma consultoria externa enquanto é estruturada a própria equipe/profissional.
CONTROLADORIA
A gestão da controladoria, fica melhor entendida se dividida em 3 ambientes: controle de gestão, controle de dados e informações e controle de procedimentos internos.
Controle de Gestão representa as tomadas de decisões, a gestão geral da empresa.
Controle de Dados e Informações: sistema de informações.
Controle de Procedimentos Internos: garante a eficácia das ações extraídas das informações.
Gerando assim o sistema integrado de gestão (ERP) que gerencia todos os processos de uma empresa (contabilidade, financeiro, estoque, RH etc).
...