MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA
Por: antoniokobe • 2/9/2019 • Trabalho acadêmico • 418 Palavras (2 Páginas) • 100 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA
Resenha Crítica de Caso
Antonio Carlos da Conceição Junior
Trabalho da disciplina Contabilidade
Tutor: Prof. Claudia Basílio
Teresópolis
2019
CAFÉS MONTE BIANCO: ELABORANDO UM PLANO FINANCEIRO
Referência:
SIMONS, Robert L. Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro. Harvard Business School, novembro 2000. Disponível em: http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/POS649/Biblioteca_40955/Biblioteca_40955.pdf. Acesso em: 30 de agosto de 2019.
A empresa Cafés Monte Bianco é um fabricante e distribuidor italiano de café, sendo originário de um negócio de família sendo seu atual gestor Giacomo Salvetti. Tradicionalmente, a fabricante concentrava sua produção no mercado de café premium, porém, em 1998 devido a uma crise na empresa também vendeu marcas próprias com sucesso. Apesar de seu caráter agressivo na gestão do negócio Salvetti está relutante para mudar apenas para o setor de mercado privado de cafés.
Após a leitura proposta podemos extrair os seguintes dados relevantes sobre o texto proposto.
- Produto bem posicionado no mercado internacional
- Mercado premium relativamente estável
- Capacidade produtiva
- Produção de marcas próprias podem ser armazenadas no inventário (o premium não pode devido a requisitos de qualidade)
- Os custos de P&D + marketing não aumentam muito
- O volume de produção depende da quantidade de varejistas atendidos
- Longo compromisso com os clientes premium
Assim após analisar as informações disponíveis e os números apresentados em sua DRE podemos identificar o problema central do caso é qual estratégia teria o menor impacto financeiro para a empresa Cafés Monte Bianco?
Dessa maneira, com investimentos na infraestrutura e capacidade de produção, o senhor Giacomo poderia explorar ambos os mercados, não perdendo o de cafés Premium, responsável pela grande credibilidade conquistada pela empresa ao longo de seus 80 anos, estando também a mesma presente no mercado de marcas próprias, o qual apesar de ter um prazo de recebimento maior, é menos vulnerável às instabilidades econômicas eventualmente vividas na economia. Em suma, explorar a fabricação de ambas as marcas pode ser uma ideia financeiramente certeira e pouco arriscada, uma vez que preservaria a identidade que a empresa construiu ao longo de oito décadas, ao mesmo tempo em que se atuava em um setor mais estável como o de marcas próprias.
...