MERCADO DE TRABALHO
Por: Fradora • 19/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.060 Palavras (9 Páginas) • 187 Visualizações
Instituição Uniasselvi Fameg
Mercado De Trabalho
Guaramirim, SC
Abril/2014
Arnoldo André
Franciele Cunha Pereira
Jean Carlos Corrêa
Jenifer Carolina Mader
Jessica Schwingel
Jorge Alexandre Rosa
Jonathan Catonni
Karyna Suelyn Castro
Mercado de trabalho
Guaramirim, SC
Abril/2014
Sumario
Introdução 4
Mercado de trabalho 5
As principais mudanças no mercado de trabalho 5.1
Mercado de trabalho para os administradores 6
7
Mercado de trabalho para menores aprendizes 8
Mercado de trabalho para deficientes físicos 9
10
Anexos 11
Conclusões 12
Referencias 13
O Brasil é um grande país, tanto em território quanto em potencial, e vem demonstrando isso através dos números obtidos em pesquisas realizadas pelo IBGE, tais relacionadas ao mercado de trabalho, trazem resultados aleatórios referentes às oportunidades de emprego e formação de profissionais.
As oportunidades existem, no entanto há falta de qualificação mínima exigida pelos cargos disponíveis, o que aumenta o desprego e a carência das organizações por profissionais, segundo o administrador Sebastião Luiz Melo, presidente da CFA a falta de qualificação interfere no crescimento econômico do país, assim a melhor opção das organizações tem sido o investimento na capacitação dos próprios funcionários, realçando os talentos internos e valorizando a equipe profissional.
No mundo contemporâneo não é mais possível afirmar que um diploma de um curso superior é capaz de lhe garantir um emprego, afinal, as grandes organizações precisam de mais, mais que folhas de papel, elas exigem resultados. Tais resultados não são obtidos focalizando apenas em um ponto estratégico, é necessário elevar o conhecimento, buscar novos meios de abranger todas as interfaces de forma controlada e objetiva.
O básico já não é mais aceito! Não é relevante apenas ter conhecimento, é essencial ter capacidade para aplicar, de forma a dar resultados positivos. As exigências aumentaram à medida que avaliadas intensivamente, visto que algumas estão voltadas a comunicação, seja escrita ou verbal. Tal detalhe funda-se na boa compreensão de alheios. Outro fator paralelo visa empregar o bom rendimento corporativo da equipe em questão, de modo a delegar tarefas aos que proveram mais resultados.
A busca por talento real vem aumentando à medida da necessidade de crescimento empresarial em meio da concorrência acirrada, um gestor de qualidade que seja capaz de administrar com eficiência e eficácia sem duvida é a primeira preocupação das organizações de grande porte.
Mercado de trabalho
Atualmente o mercado de trabalho está relacionado com aqueles que oferecem a força de trabalho. Neste ano de 2014, para ser mais específicos no mês de fevereiro, foram abertas 260.823 vagas de emprego com carteira assinada em todo o Brasil, sendo o percentual de aumento de 111% em relação ao ano de 2013 no mesmo mês, os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Os dados são acima da meta que se tinha para o mercado de trabalho neste começo de ano, segundo esses dados, foram analisadas as cinco grandes regiões do país tendo como destaque a região Sul e Sudeste que obtiveram saldos recordes. Na região sul obteve-se o resultado de 79.990 postos de empregos, dando destaque ainda para o estado de Santa Catarina que teve como índice 27.891 postos. O estado catarinense perdeu somente para o estado de São Paulo que obteve um saldo de 77.928 postos.
Hoje em dia, as empresas buscam verdadeiros profissionais, deixando de contratar profissionais que sejam despreparados e desinteressados, dando espaço aos profissionais com visão ampla, com espirito empreendedor, e qualificados para sua área de trabalho. As empresas buscam profissionais adaptáveis às mudanças, já que o mundo está sempre mudando e inovando, as tecnologias, as relações de trabalho, os valores, entre outros. Muitos profissionais acabam pensando que podem fazer o mesmo serviço o resto da vida e depois de um tempo acabam reclamando que não foram bem sucedidos no emprego.
As principais mudanças no mercado de trabalho
As organizações devem sempre estar preparadas para as mudanças que ocorrem no mundo moderno, buscando adaptações que sejam menos bruscas a seus funcionários. A questão de comunicações e de possibilidades de compartilhar ideias no mundo empresarial também chega como uma das mudanças do mercado de trabalho. A questão de jornada flexível e possibilidades de trabalhar a qualquer lugar também se mostra novo neste meio. A mudança no modo de chefia de um líder ou mesmo do chefe se mostra totalmente inovador deixando de lado o jeito antigo de lidar com os empregados, já no quesito tecnologia as mudanças foram muitas, e cada vez mais as ferramentas de interação e colaboração são adotadas no mundo corporativo.
Mercado de trabalho para os administradores
"O mercado para o administrador segue as tendências de crescimento do país"
Diz Maria Campos Lage, coordenadora do curso do Mackenzie.
O bacharelado em administração é um dos cursos que mais tem números de formandos a cada ano. Os administradores são procurados em todos os setores do país, tanto no privado quanto no público. Suas principais áreas de atuação na organização são as de: gestor em finanças, recursos humanos, marketing e dependendo da organização tendo até comercio exterior. A maioria das organizações contrata ainda quando o profissional está fazendo sua graduação, muito deles são efetivados depois de formado.
O numero de administradores que declaram ter carteira de trabalho assinada vem aumentando a cada ano: em 1994, foi de 21%; em 1998, foi de 25%; em 2003, teve aumento de 30%; em 2006, de 33% e na pesquisa de 2011 teve aumento de 35%. (figura nº1)
Em 17 anos obteve-se um aumento de 67% em relação ao aumento de administradores.
As organizações buscam em seus administradores aqueles que são capazes de crescer junto com a mesma, o que diferencia um administrador do outro não é somente essa capacidade, mas também a forma em que ele vê a organização, o cuidado com os resultados, mas sempre atuando com ética, responsabilidade social e o desenvolvimento com as pessoas.
...