MICROECONOMIA
Por: ex042911 • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 622 Palavras (3 Páginas) • 1.865 Visualizações
ATIVIDADES REFERENTES ÀS AULAS 01, 02 e 03
O ALUNO DEVE ENVIAR ESTA ATIVIDADE NO PORTFÓLIO – AULA 03
VALOR TOTAL DA ATIVIDADE = 3.50
QUESTÃO 01: A FIGURA ABAIXO MOSTRA UMA CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO DE UM PAÍS QUE PRODUZ APENAS DOIS BENS: ESPINGARDAS (NO EIXO VERTICAL) E MANTEIGA (NO EIXO HORIZONTAL). ANALISE A FIGURA E RESPONDA: (VALOR = 1.50)
[pic 1]
- Qual é a quantidade produzida de espingardas (em milhares) e de manteiga (em milhões de quilos) se o país estiver trabalhando na alternativa de produção D?
Resposta: 3 (três) milhões de quilos de manteiga e 9 (nove) milhares de espingardas.
- Se produzir no ponto D, o país estará sendo eficiente? Justifique sua resposta.
Resposta: Sim é eficiente, pois o país estará na sua curva de possibilidade de produção, ou seja, utilizando tudo o que possui e produzindo em plena capacidade.
- Qual é a quantidade produzida de espingardas (em milhares) e de manteiga (em milhões de quilos) se o país estiver trabalhando na alternativa de produção U?
Resposta: 6 (seis) milhares de espingardas e 2 (dois) milhões de quilos de manteiga.
- É vantajoso para o país produzir no ponto U? Justifique sua resposta.
Resposta: O país é capaz de produzir, mas não em sua capacidade máxima, estará na sua capacidade produtiva ociosa, possuindo todos os recursos utilizados na produção de bens, porém não usufruindo deles totalmente.
- O ponto f (em letra minúscula) é uma alternativa de produção viável para este país? Justifique sua resposta.
Resposta: Não, pois faltam fatores de produção, uma vez que é incapaz de produzir em qualquer nível dessa área em torno do ponto f.
- Qual é o custo de oportunidade de o país deixar de produzir no ponto D e passar a produzir no ponto C?
Resposta: O custo de oportunidade passará de 3 (três) para 2 (nove) milhões de quilos de manteiga, enquanto as espingardas passará de 9 (nove) para 12 (doze) milhares, isso implica que produzirá 1 (um) milhão de quilos de manteiga a menos, e, 3 (três) milhares de espingardas a mais. Com isso, seu custo de oportunidade será de 1 (um) milhão de quilos de manteiga.
QUESTÃO 02: Com relação à Teoria do Consumidor e à Teoria da Firma, assinale VERDADEIRO ou FALSO. Justifique a(s) alternativa(s) FALSA(S). (VALOR = 2.00 – 0.20 cada V ou F e 0.20 cada justificativa)
- O equilíbrio do consumidor se dá quando a reta de restrição orçamentária cruza com qualquer uma das curvas de indiferença desse consumidor. (V)
- Quanto mais distante da origem dos eixos estiver uma curva de indiferença, maior será o grau de satisfação do consumidor. (V)
- Todas as cestas de mercadorias em uma mesma curva de indiferença proporcionam a mesma satisfação ao consumidor. (V)
- Considerando que um empresário revele sua preferência em construir uma fábrica em Manaus em vez de construí-la em Belém e em Belém em vez de construí-la em Porto Velho. Isso implica que a sua preferência é construir tal fábrica em Manaus. (V)
- No caso do item (c), tem-se um exemplo de preferências completas. (V)
- O custo total é igual à soma do custo fixo e do custo variável. (V)
- O custo marginal é equivalente ao aumento que ocorre no custo total quando a produção aumenta em uma unidade. (V)
QUESTÃO EXTRA: Que fenômeno é descrito pela lei dos rendimentos decrescentes? Por que esse fenômeno ocorre?
(ESTA QUESTÃO NÃO É OBRIGATÓRIA, QUEM A RESPONDER CORRETAMENTE TERÁ 0.50 PONTOS EXTRAS NESSA ATIVIDADE)
Essa lei segue de acordo com a capacidade decrescente dos produtos adicionais que se consegue, quando são adicionadas, ordenadamente, exemplares excedentes comuns de um elemento de produção inconstante a uma capacidade permanente de um outro elemento de produção.
...