MODELO DE GESTÃO ATUAL (BUROCRÁTICO) A HEMEJAN CONSEGUIRÁ EFETUAR A ESTRATÉGIA DE SER ÁGIL EM ENTENDER AS TENDÊNCIAS DE MERCADO E INOVAR CONSTANTEMENTE
Por: Gabriela Hubner • 29/10/2018 • Trabalho acadêmico • 3.841 Palavras (16 Páginas) • 251 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
- SUMÁRIO:
INTRODUÇÃO 3
1 COM O MODELO DE GESTÃO ATUAL (BUROCRÁTICO) A HEMEJAN CONSEGUIRÁ EFETUAR A ESTRATÉGIA DE SER ÁGIL EM ENTENDER AS TENDÊNCIAS DE MERCADO E INOVAR CONSTANTEMENTE 4
1.1 QUAL SERIA O MODELO DE GESTÃO QUE TRARIA A EMPRESA UM FORMATO MAIS PARTICIPATIVO E ORIENTADO PARA RESULTADOS. 5
1.1.2PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO BUROCRÁTICO 5
2 PESQUISE E DESCREVA A IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO DA EAP. 6
2.1 FAÇA UM EAP ESPECIFICANDO AS PRINCIPAIS AÇÕES E ENTREGAS QUE OCORRERÃO POR CONTA DO PROJETO DO SR. RUBENS. 6
2. 1. 2 DESENVOLVA UM PLANO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS, CONFORME PMBOK. 7
2.1.3 ELABORE MATRIZ RACI DESTE PROJETO. 8
2.1.4 AGORA ELABOREM UM PLANO DE RISCO. 8
3 SÃO FATORES LIMITANTES PARA ABERTURA E MANUTENÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS 9
3.1 SEGUNDO RECOMENDAÇÕES DOS ESPECIALISTAS O QUE É NECESSÁRIO PARA MELHORAR AS CONDIÇÕES PARA EMPREENDER NO BRASIL 10
3.1.2 CONCEITO SOBRE CULTURA DE INOVAÇÃO 11
3.1.3 FATORES ORGANIZACIONAIS QUE AFETAM DIRETAMENTE O PROCESSO DE INOVAÇÃO NUMA EMPRESA 12
4 COMO ADMINISTAR O CONFLITO DE GERAÇÕES NUMA EMPRESA PAUTADO NOS VALORES APRESENTADOS PELA ÉTICA DIALÓGICA DE JÜRGEN HABERMAS. 13
4.1 QUAL A CONTRIBUIÇÃO DO CONCEITO DE KANT PARA A ADMINISTRAÇÃO NO MODELO CONTEMPORÂNEO. 15
5 CONSIDERANDO O PROJETO DE EXPANSÃO PARA A EMPRESA HEMEJAN, E CONSEQUENTEMENTE TIRAR ALGUMAS DÚVIDAS DO SR. RUBENS, VAMOS OBSERVAR OS SEGUINTES PONTOS 16
CONCLUSÃO 19
INTRODUÇÃO
No contexto apresentado vemos uma empresa defasada, onde se mantém atualmente com um sistema burocrático, no qual desagradam os clientes e os colaboradores, perdendo assim lugar no mercado competitivo atual.
Os funcionários mais competentes, desejam trabalhar em uma empresa onde possuem autonomia para solucionar problemas corriqueiros, desejam também ter agilidade e poder proporcionar ao cliente um feedback. Isso é o que a globalização e a revolução tecnológica exigem de uma empresa em expansão na atualiadade.
Os clientes nesse cenário atual exigem um retorno rápido, pois caso não haja, sempre temos a concorrência pronta para trabalhar e fidelizar o clientes, outra exigência do consumidor moderno é a qualidade do produto, unindo então qualidade e agilidade estamos no caminho certo para uma solida vantagem competitiva.
Entendemos que a empresa deve assumir um modelo de gestão contemporânea, onde essa decisão se torna necessário, pois a intenção de expansão é um fato.
A Moveis Hemejam não pode esquecer-se do seu público alvo, onde é necessário um trabalho árduo para driblar a atual crise que hoje assola nosso país.
COM O MODELO DE GESTãO ATUAL (BUROCRáTICO) a hemejan conseguirá efetuar a estratégia de ser ágil em entender as tendências de mercado e inovar constantemente
O modelo burocrático é um modelo excessivamente administrativo e esse interrompe ações que, normalmente deveriam ser rápidas, já no modelo de gestão contemporâneo o que vale é o compartilhamento, colaboração e confiança em seu pessoal operacional, os funcionários tem mais autonomia para trabalharem e, com isso as empresas ganharam em flexibilidade e agilidade nos processos, a realização das tarefas é feito em equipe, é privilegiada a autonomia dos mesmos, com isso o colaborador vai ter um comprometimento maior com a empresa, refletindo na produtividade e nos resultados de uma forma geral. Um ambiente contemporâneo favorece o processo de inovação, o processo de comunicação participativa e, principalmente em prazer de realizar o trabalho.
1.1 Qual seria o modelo de gestão que traria a empresa um formato mais participativo e orientado para resultados.
Na gestão orientada por resultados as responsabilidades são delegadas, entre si e os resultados são monitorados e analisados com os objetivos planejados inicialmente. Já na gestão participativa é uma forma aberta de gerenciamento, a onde os funcionários estão ativamente envolvidos no processo de tomada de decisões. O modelo de gestão participativo é aplicado por gestores e diretores que entendem a importância do intelecto humano e buscam um relacionamento forte com os funcionários. A estratégia é capacitar os funcionários, permitindo que os executivos se concentrem no planejamento estratégico, e os colaboradores gerenciem as operações diárias.
No modelo de relações humanas a função do gerente é de facilitador do processo decisório participativo e de mentor transmitindo uma comunicação eficaz e aperfeiçoando o desenvolvimento dos empregados, cada vez mais as empresas estão investindo no bem-estar de seus colaboradores, a comunicação entre o empregador e empregado faz toda a diferença, pois um colaborador que trabalha sabendo que está sendo valorizado rende bem mais, com isso a empresa sai ganhando em rentabilidade e produtividade.
Principais características do burocrático
Caráter legal de normas e regulamentos, Caráter formal das comunicações, Caráter racional e divisão de trabalho, Impessoalidade nas relações, Hierarquia de autoridade, Rotina e procedimentos padronizados, Competência técnica e meritocracia, Especialização da administração, Profissionalização dos participantes e completa previsibilidade do funcionamento.
...