Marketing Digital
Por: Grazi Souza • 6/5/2016 • Artigo • 2.474 Palavras (10 Páginas) • 175 Visualizações
Marketing Digital: conectando-se aos clientes
Resumo: O artigo tem como proposta mostrar o comportamento do consumidor perante o marketing digital, através das compras on-line que com a facilidade de acesso a Internet nos dias atuais está aumentando cada vez mais. Serão apresentados resultados sobre a satisfação e os questionamentos dos consumidores que fazem suas compras on-line.
Palavras – chave: Marketing, Marketing Digital, Internet, cliente, on-line.
Abstract: The article aims to show the behavior of consumers towards digital marketing, through online you with easy access to Internet today is growing increasingly shopping. Results on satisfaction and inquiries from consumers who make their purchases online will be presented.
Key words: Marketing, Digital Marketing, Internet, customer online.
- Introdução
Com o grande avanço da Tecnologia da Informação, a Internet vem sendo amplamente utilizada para a realização de vendas ao consumidor final. As empresas veem se especializando e usando a Internet como estratégia para alcançar seus clientes.
Diariamente são vistas propagandas e divulgações de mercadorias em diversos lugares, como outdoors, placas, cartazes e, recentemente, a Internet. O Marketing Digital busca integrar o relacionamento cliente-empresa, pois com essa tecnologia é possível criar novas formas de vendas diretas, de modo a surpreender o mercado de forma dinâmica.
As empresas procuram atender os desejos dos consumidores indo muito além da oferta, buscando que o consumidor sinta a necessidade de adquirir aquele produto ou marca. Com a facilidade da Internet as empresas agregam valores os seus produtos e marcas, tornando-os cada vez mais visíveis e desejáveis.
O artigo tem por objetivo mostrar o comportamento do consumidor perante o Marketing Digital, como o cliente está interagindo com a Internet através de compras on-line, propagandas, de modo a investigar se o consumidor está satisfeito, seus principais questionamentos e se a compra pela Internet é segura.
Aplicou-se um questionário onde noventa pessoas responderam a 15 perguntas sobre compras realizadas pela Internet. Os dados registrados nesse questionário serão apresentados ao longo do artigo.
- Referencial Teórico
- Conceito de Marketing
Em um primeiro momento, o conceito de Marketing era definido como atividades de negócios com fluxo de bens e serviços do produto ao consumidor, esse conceito surgiu em 1960 pela AMA (American Marketing Association). Em 1965 Ohio State University definiu o marketing como um processo na sociedade na demanda para bens econômicos e serviços e abrangida através da concepção promoção troca e distribuição física de bens e serviços. Para Philip Kotler e Sidney Levy, surgiu em 1965 o conceito de que o marketing deveria abranger as instituições não lucrativas. Para William Lazer em 1969 ele teria que reconhecer as dimensões societárias para gerar mudanças nas relações sociais. Assim criou-se o contexto de que Marketing é um processo social e gerencial onde indivíduos obtém o que precisam e desejam na oferta e troca de produtos de valor.
- Marketing Digital: o novo marketing
Com o constante avanço da tecnologia o Marketing vem ganhando um novo espaço, com isso surgiu o Marketing Digital, que tem as mesmas influências do Marketing aliado a tecnologia possibilitando lançar o produto/serviço no mercado em questão de horas para o mundo inteiro. O mercado gira na base da oferta e da procura e para isso todas as formas de marketing são válidas mas primordialmente o Digital que divulga uma marca assim o marketing digital possui ótimas estimativas para o futuro ganhando destaque na internet, pois o marketing on – line é na verdade um grande mercado eletrônico que usa a transferência de produtos e serviços para realizar negócios através de um simples envio de e mail obtendo-se com isso o ECOMMERCE que é o comercio eletrônico que é na realidade a compra de um produto/serviço através da rede especifica WORD,WIDE,WEB E INTERNET que são transferências eletrônicas ,dinheiro digital são todas as formas de realizar negócios usando as redes. Assim com o uso descriminado da internet ficou mais fácil o acesso as informações , pois são infinitas as fontes ,e sua função é de realizar a comunicação entre cliente e empresa para promover a venda de seus produtos de uma forma rápida eficiente e personalizada , fazendo com que o mercado se preocupe em fornecer algo valioso a sociedade, sendo o principal motivo de marketing eletrônico a satisfação do cliente de ter o seu desejo de consumidor atendido.
O Marketing digital tem suas vantagens e desvantagens para o mercado econômico, pois a internet esta ao alcance de todos. As vantagens podem ser utilizadas em diversas áreas do Marketing para que assim as empresas possam atrair novos clientes, com o desenvolvimento de novos produtos e fidelizar os antigos clientes. e com isso as empresas maximizam a satisfação do cliente que através da internet possui condições de pesquisar , avaliar, comparar com outras marcas o produto até o momento de adquirir o bem , serviços tudo isso acontece de forma rápida e de fácil acesso, criando estratégias para fidelizar o consumidor.
- O comportamento do consumidor na Internet
As pessoas estão cada vez mais conectadas a Internet devido à facilidade que se encontra nos dias atuais para acessa-la, usando computador, tablet, celular e outras opções. O tempo que as pessoas estão utilizando para navegação é cada vez maior, sendo mais receptivos ao marketing digital e confiantes na Internet.
Com a facilidade que se encontra hoje, as empresas estão investindo cada vez mais na área do Marketing Digital, disponibilizando produtos e serviços para o consumidor. O comportamento dos consumidores que fazem suas compras online é diferenciado dos demais compradores. Os hábitos destes compradores têm sido encontrados e analisados, segundo McKinsey (2003) se dividem em diferentes segmentos:
- Simplificadores: são aqueles consumidores que querem conveniência, simplicidade, conforto com informações sobre os produtos com facilidade e entregas rápidas;
- Surfadores: são aqueles que buscam novas experiências através da Internet, as compras nesses casos são feitas de marcas fortes que são modernas e visíveis;
- Negociadores: são aqueles que pesquisam varias ofertas para negociar os melhores produtos e serviços;
- Conectadores: são aqueles que utilizam a Internet mais para se relacionar, e adquirem poucos produtos nas compras;
- Rotineiros: usam a Internet diariamente, mas principalmente para visitas de sites com noticias, entre outras;
- Esportistas: parecidos com os Rotineiros, porém estes visitam sites de esporte e entretenimento.
Segundo a pesquisa os últimos dois segmentos são o maior desafio para a venda, pois para se obter alguma compra destes é preciso de links que permitam a compra diretamente dos produtos específicos relacionados com o assunto que utilizam na Internet.
Os consumidores consideram alguns critérios para a escolha dos produtos que variam. Segundo Engels (1993), alguns dos critérios são:
- Influencia da Situação: neste tipo de critério os consumidores visam um determinado grupo social e não a eles mesmos.
- Semelhanças das ofertas: refere-se à semelhança nas ofertas, neste caso o consumidor compra pela marca mais forte.
- Motivação: neste critério os consumidores se dividem em dois, aqueles que iram comprar por necessidade visando à qualidade, durabilidade, preço e aqueles que iram por status procurando marcas mais conhecidas.
O comportamento do consumidor sofre influencia da família, amigos, classe social e cultura. As pessoas compram não o que os produtos ou serviços possam fazer, mas o que elas querem que eles façam. O consumidor nem sempre tem uma consciência perfeita da relação qualidade – preço de um produto, suas decisões de compra são muitas vezes influenciadas pela publicidade, pela oferta e por outros fatores gerais. Muitas vezes os consumidores tem uma necessidade compulsiva de compras, só se realizam emocionalmente comprando.
...