Matemática Para Administradores
Por: 2016leila • 23/10/2015 • Trabalho acadêmico • 650 Palavras (3 Páginas) • 257 Visualizações
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO 2
ALUNA:LEILA CRISTINA SOUSA SILVA
POLO:ITAOCARA
AD2
ESPRESSANDO MINHAS IDÉIAS.(resumo dos capítulos 4,5,e6).
No capítulo 4,aprendi sobre as abordagens da administração no período Contemporâneo. Por meio deste verifiquei o impacto das ferramentas matemáticas e estatística. A Segunda Guerra Mundial foi um marco na Ciências administrativa foi através da segunda guerra que surgiu várias concepções com características próprias e diferenciadas e vistas no período Clássico: Adm. Quantitativa; que fala na década de 1940,foi responsável pelo planejamento militar e eles passaram adotar técnicas matemáticas para lidar com os problemas de defesa e logística; Comportamento organizacional; fala que não bastava considerar unicamente as necessidades individuais para motivar os indivíduos a produzir mais ou melhor, era também preciso entender a complexidade do indivíduo e do grupo em que ele se encontrava, e assim , dessa forma, do processo organizacional como sua totalidade.
Pude observar que diante da realidade que vivemos ,a Sociologia e a Psicologia passaram atuar definitivamente a incorporar o seu conteúdo na administração , dando suporte para entender e explicar o comportamento humano ou de cada indivíduo em seu ambiente de trabalho. E através da existência da psicologia ,foi criada duas teorias sobre a natureza humana (Douglas M Gregor):
Teoria do x ,que interpreta o trabalhador como um ser preguiçoso e irresponsável que ,portanto, requer controle e motivação constantes. Para (Chiavenato) na teoria x ,o homem é indolente e preguiçoso por natureza ;falta ambição e é homem egocêntrico.
Teoria do y, que interpreta o trabalhador como alguém, que realmente quer trabalhar e que tem condições de se autodirigir e autocontrolar, exigindo do administrador somente ações no sentido de encorajá-lo a participar e de oferecer oportunidades para o desafio e iniciativa individuais. Para (Chiavenato) na teria do y , o homem não tem desprazer em trabalhar , eles não são por sua natureza intrínseca, eles tem motivação básica e potencial de desenvolvimento adequados e capacidades para assumir responsabilidades. Já na Escola Sistêmica podemos destacar alguns conceitos como: Sistema Aberto ,Sistema Fechado, Eficiência, Eficácia, Subsistemas, Equifinalidade, Sinergia. Mais vou falar só de Eficiência e de Eficácia.
Eficiência, que consiste em fazer algo bem feito.
Eficácia, consiste em fazer aquilo que efetivamente precisa ser feito.
Já na Organização Inteligente, existe dois tipos de conhecimento: o Tácito ;que se refere a experiência ; e o Explícito; se refere ao conhecimento formal.
Reengenharia, requer um planejamento adequado no sentido de fazer a gestão dessa mudança para que ela possa ser bem sucedida.
Pude evidenciar que ao longo dos tempos ,houve o surgimento de uma variedade de teorias e teóricos, sempre no intuito de reforçar ação administrativa.
Na unidade 5,Fayol,faz a definição que resultou no conjunto de operações alinhadas em grupos interdependentes. A aplicação da administração é uma função que se espalha em todos os níveis da estrutura organizacional(passa por todas as organizações);seja ela por meio da gestão ou por função ou por processo. E a sua materialidade, no caso da gestão por processos, ocorre por intermédios da aplicação de métodos e técnicas trabalhadas em Organização, programa e processo.
Neste capítulo o Cientista Social Brasileiro á frente de seu tempo, Alberto Guerreiro Ramos, teve a sua ideia finalmente resgatadas, com o propósito de estabelecer conexão entre o estágio do desenvolvimento da teoria geral da administração e o pensamento.
...