Material Didático
Por: elebis • 15/5/2016 • Ensaio • 432 Palavras (2 Páginas) • 186 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
Capital de Giro
Capital de giro significa capital de trabalho, ou seja, o capital necessário para financiar a continuidade das operações da empresa, como recursos para financiamento aos clientes (nas vendas a prazo), recursos para manter estoques e recursos para pagamento aos fornecedores (compras de matéria-prima ou mercadorias de revenda), pagamento de impostos, salários e demais custos e despesas operacionais.
Dessa forma, o capital de giro corresponde ao capital circulante, aos recursos aplicados em ativos circulantes, que se transformam constantemente dentro do ciclo operacional.
Existe o conceito do Capital Circulante Líquido (ou Capital de Giro Líquido), que seria a diferença do Ativo Circulante e do Passivo Circulante, grupos de contas do Balanço Patrimonial.
Ciclos Operacional, Financeiro e Econômico
Exemplo: Uma empresa teve um faturamento anual de 720.000,00. O custo das vendas foi de 522.000,00 e as compras corresponderam a 960.000,00, no mesmo período. As vendas feitas a prazo correspondem a 42.000,00, as compras a serem pagas aos fornecedores equivalem a 80.000,00 e o saldo de mercadorias em estoques é de 100.000,00.
Quais são os prazos médios de estocagem, recebimento e pagamento? E quais são os ciclos operacional, econômico e financeiro?
CO = PME + PMR → CO = 69 + 21 = 90 dias.
CF = PME + PMR – PMP = CCO – PMPC → CF = 90 – 30 = 60 dias.
CE = PME → CE = 69 dias
Necessidade de Capital de Giro – NCG
A base para a administração do capital de giro consiste em suprir a NCG – Necessidade de Capital de Giro, que consiste no montante de recursos que a empresa precisa para que seus compromissos sejam quitados no prazo de vencimento. Se a NCG for positiva significa que a saída de caixa ocorreu antes das entradas, existindo assim uma demanda de caixa. Ocorre quando o ciclo operacional é maior que o prazo de pagamento. Se a NCG for negativa significa que há um intervalo positivo de caixa, e o giro de estoques e vendas transformam-se em dinheiro antes do pagamento de fornecedores. Ocorre quando o ciclo operacional é menor que o prazo de pagamento.
FÓRMULA: NCG = AC OPERACIONAL – PC OPERACIONAL
Saldo em Tesouraria
É o montante de recursos obtido pela diferença entre o Capital de Giro Líquido e a Necessidade de Capital de Giro. Se o saldo de tesouraria for positivo (folga financeira), haverá disponibilidade de recursos para financiar a NCG. Sendo negativo ou insuficiente o saldo de tesouraria, a empresa necessitará de mais recursos a curto-prazo (empréstimos) para financiar suas operações. Isto poderá levar a empresa a uma situação de insolvência, com consequente falência.
...