Matriz BCG
Por: Nithelhy Pereira • 21/6/2015 • Projeto de pesquisa • 2.547 Palavras (11 Páginas) • 404 Visualizações
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
FILIPE AZEVEDO DE ALMEIDA
JENAINA AZEVEDO
LUCAS PEREIRA COSTA
NITHELHY PEREIRA
MATRIZ BCG
CAXIAS DO SUL
2015
FILIPE AZEVEDO DE ALMEIDA
JENAINA AZEVEDO
LUCAS PEREIRA COSTA
NITHELHY PEREIRA
MATRIZ BCG
Este trabalho tem como objetivo a realização de pesquisa e estudo sobre determinados a Matriz BCG, trazendo sua utilidade, importância, funções e inclusive trazendo possíveis exemplos.
Prof. João Vicente Franco de Godolphim
CAXIAS DO SUL
2015
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. MATRIZ BOSTON CONSULTING GROUP 4
2.1 FUNÇÕES E APLICAÇÕES DA MATRIZ BCG 5
2.2 COMPOSIÇÕES DA MATRIZ BCG 7
3. PRÓS E CONTRAS DA MATRIZ BCG 9
4. PRINCIPAIS AUTORES 10
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1. INTRODUÇÃO
É de fundamental importância para um Administrador de Empresas o conhecimento da Matriz Consulting Group, uma vez que ela possibilita uma análise dinâmica tanto de produtos como de setores de uma empresa comparando-os ao mercado, concorrentes e até mesmo tecnologia.
O objetivo desta pesquisa é apresentar a Matriz BCG aos alunos da disciplina Processos Organizacionais do curso de Administração da Universidade de Caxias do Sul, a fim de ampliar seus conhecimentos sobre esta ferramenta.
Os assuntos abordados no trabalho foram retirados de fundamentações de textos de web sites de revistas, livros, e artigos em meio virtual. A partir disso foram feitas análises qualitativas sobre os mesmos, e as informações relevantes foram selecionadas.
O presente trabalho está dividido em seções, estas por sua vez estão organizadas em: seção 2 Matriz Consulting Group, onde são abordados conceitos e o surgimento da matriz. Esta seção possui duas subseções onde são tratados assuntos como as funções e componentes da matriz. Na seção 3 brevemente é comentado sobre os prós e contras que a Matriz apresenta. A seguir encontra-se a seção 4 que cita os principais autores sobre o assunto. E na seção 5 estão as Considerações Finais sobre o objeto de estudo. Esta distribuição se deu visando facilitar a leitura e compreensão do leitor.
2. MATRIZ BOSTON CONSULTING GROUP
Atualmente o êxito de uma instituição não depende apenas somente do volume de vendas, mas também de um conjunto de processos que atuam de forma interligada. Dentre estes processos encontra-se o Planejamento Estratégico e o Marketing, que tem como uma de suas ferramentas a Matriz Consulting Group, ou Matriz BCG como comumente é conhecida.
De acordo com Kotler (2000): “O Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela Organização, visando maior grau de interação com o ambiente”. Já o Marketing conforme Churchill Junior e Peter (2000) “é o processo de planejar e executar a definição do preço, promoção, distribuição de ideias, bens e serviços com o intuito de criar trocas que atendam metas individuais e organizacionais”.
A Matriz BCG, também denominada Matriz Crescimento Participação, surgiu por volta de 1960, desenvolvida por Alan J. Zakon, que era um executivo da Boston Consulting Group e por William W. Wommack da Mead Corporation, após foi aprimorada por Barry Hedley também do Boston Consulting Group e em meados de 1970 foi publicada por Bruce D. Henderson na revista Perspectives. A matriz trata-se de um gráfico simples composto por quatro quadrantes que tem como objetivo classificar os produtos de uma empresa conforme sua participação no mercado em relação aos seus concorrentes e quais as perspectivas de crescimentos dos mesmos.
Seguindo os conceitos de Planejamento Estratégico e Marketing, conseguimos aplicar e entender a Matriz, a fim de melhorar o desenvolvimento de uma empresa em relação ao mercado.
2.1 Funções e Aplicações da Matriz BCG
Conforme Kotler (2000), a “Matriz BCG ou Matriz Crescimento-Participação é uma ferramenta analítica que visa classificar os produtos de uma determinada empresa, de acordo com o seu potencial”. Assim, a Matriz BCG permite à empresa analisar seu portfólio de produtos, visando uma melhor distribuição de seus recursos. Kotler (2000) também afirma que se “trata de uma matriz que mostra a condução de seus produtos na organização, identificando-se as unidades estratégicas de negócio e analisando cada estratégia individual, para melhor alocar os recursos”. Desta forma, o autor classifica os produtos da organização em quatro quadrantes com relação ao seu desenvolvimento e crescimento no mercado. Estes quadrantes por sua vez são conhecidos como Estrela, Vaca Leiteira, Interrogação e Abacaxi.
Assim, a matriz visa analisar o ciclo de vida de um produto, cruzando informações sobre o seu crescimento e participação no mercado, formando um portfólio para a empresa. Para Ambrosio e Ambrosio (2005), a “matriz BCG é o modelo de carteira de produtos mais aplicado, em organizações, que pretendem criar políticas de investimento e administração de caixa em empresas com grande variedade de produtos”.
No
...