Mercadologia
Por: 789dez • 28/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.073 Palavras (5 Páginas) • 145 Visualizações
3 - MARKETING CONCEITO E PRÁTICAS - MARKETING PARA O SÉCULO XXI
Marketing Estratégico:
Conforme um antigo provérbio chinês: “Se você não mudar de direção continuará indo para o mesmo lugar”, na administração também se utiliza desse pensamento considerando que o processo do Marketing no passado não é o mesmo utilizado nesse momento pois as pessoas mudaram assim como as empresas, e o marketing teve que se adaptar a todas essas mudanças.
No mercado atual existem dois caminhos a serem escolhidos: mudar ou desaparecer. A globalização e a tecnologia foram divisores de águas na administração. O fácil acesso a informação mudou o perfil do comprador e fez com que as empresas investissem em tecnologias, em informação.
Hoje grandes empresas como a Coca-Cola, General Eletric desenvolveram em suas empresas cargos de chefia para pessoas que preocupam-se com capital intelectual, com foco no conhecimento e aprendizagem, porque constataram que em um mercado em movimento, ganha quem mais fácil de adaptar as mudanças.
Práticas Vencedoras em Marketing:
Antigamente o marketing era visto de uma forma completamente diferente do que é atualmente, o perfil dos gestores era de centralizar a operação, o foco era fazer tudo internamente, concentrar-se no produto, analisar o mercado interno e construir um produto ou serviço de forma lenta e cuidadosa visando o mercado interno.
Atualmente o marketing é visto com uma administração de baixo pra cima, de cima para baixo e horizontalmente. O foco é no mercado e no cliente, o objetivo é criar vantagens, fazer produtos adaptados ou sob medida. As empresas inovadoras se comunicam entre si e praticam o marketing para o seu público-alvo.
Algumas práticas para o sucesso no Marketing:
- Vencer com Qualidade Superior: Quem não adquire um produto/serviço de qualidade acaba não realizando novas compras e isso é um prejuízo, pois uma pessoa insatisfeita além de não comprar mais, também não indica novos clientes. Investir em qualidade custa caro, mas todo o custo se paga pela venda desse produto. O objetivo do marketing é trabalhar os pontos fortes do produto, seus diferenciais.
- Vencer com o melhor serviço: O cliente também busca uma boa prestação de serviço ou realizar uma boa compra, e ele analisa isso de várias formas, a empresa deve observar o perfil de cada um para conseguir utilizar esse serviço da forma com que o cliente fique satisfeito.
- Vencer com preços menores: Existem grandes empresas que conseguiram dominar uma fatia do mercado utilizando preços baixos. Só deve ter um cuidado porque quando o diferencial é somente um preço, outra empresa consegue concorrer utilizando um preço ainda menor que o da empresa líder até o momento.
- Vender com uma grande fatia de mercado: Em geral as empresas maiores lucram mais que as empresas menores do mesmo ramo, mas isso não é regra. Muitas empresas grandes podem ter sua margem de lucro inferior a de uma empresa menor, isso é gestão.
4 - SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Segmentar o mercado significa dividir ele em grupos visando qual o público poderá comprar ou adquirir seu serviço. Não é possível uma empresa atingir todas as pessoas com um único produto, dessa forma deverá compreender se existe uma pessoa que teria interesse em comprar/adquirir o produto/serviço, se ela terá o poder aquisitivo para isso e quais as condições necessárias para leva-la a compra.
O maior desafio do marketing é conhecer o produto e o perfil exato do seu cliente, onde encontra-lo, o que irá leva-lo a adquirir o produto, como faze-lo escolher o seu produto e não o da concorrência.
Nível de Segmentação de Mercado:
As empresas adotam cinco níveis de segmentação de mercado: marketing em massa, marketing de segmento, marketing de nicho, marketing local e marketing individual.
- Marketing em Massa: O objetivo desse nível é custos menores e margens maiores, um exemplo disso é a Coca-Cola quando utilizava a mesma embalagem no seu produto.
- Marketing de Segmento: É formado por um grupo de compradores em um mercado, ele não é tão preciso quanto o marketing individual mas já consegue dividir os compradores por poder de compra, atitudes e hábitos de compra.
- Marketing de Nicho: Grupo restrito de compradores, ele atinge um mercado menor. Esse nível
...