Micro empresa
Por: lilianfelizaro • 6/5/2015 • Trabalho acadêmico • 562 Palavras (3 Páginas) • 307 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]
Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Administração
Unidade de Ensino: Anhanguera Norte - Bauru
Nome | Lilian Felizaro de Almeida |
RA | 3727708909 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]
Nome da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Administração
Unidade de Ensino: Anhanguera Norte - Bauru
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
[pic 5]
- INTRODUÇÃO
Falar sobre Ética no trabalho vem sendo um dos assuntos mais vistos e discutidos no momento.
Cada vez mais o ser humano vem se distanciando de seus princípios e valores, fazendo com que não só a vida profissional, mas também a em sociedade se transforme numa indignação sobre as pessoas que realmente trabalham e se esforçam por seus objetivos dignamente.
Alvo das discussões diárias em telejornais, revistas ou em outro tipo demídia, fatos como o caso Petrobrás nos deixam perplexos e pensativos, cheios de porquês e dúvidas que surgemcada vez mais, como onde estão os valores e respeito perante seus colegas de trabalho?
2- DESENVOLVIMENTO
É inacreditavel quando falamos de ética referente a uma empresa do porte da Petrobrás. Lamentavelmente os acontecimentos sobre a corrupção designados a empresa se repercurtiu avassaladoramente por todo o mundo.
A questão que fica é como que tais acontecimentos vieram a transformar uma empresa líder em projetos de prevenção à corrupção e ganhadora do troféu transparência em 2014 acabou por definhar na mídia nos últimos dias.
Influenciados por outros objetivos de vida alguns de seus colaboradores vieram por escolher caminhos que destorceram os princípios éticos da empresa, explicitando tudo o que se refere a maior estatal do país em escandalos de corrupção e propinas recebidas em licitações milionárias envolvendo políticos e empreiteiras.
A relação no trabalho é mediada pela hirarquia onde chefe e subordinado devem os mesmos cuidados para não se beneficiar um dos outros, no entanto essa relação não foi compreendida na Petrobrás, consequência disso foi à crise econômica e financeira gerada pelos escandalos ocorridos.
Os resultados vistos quando um colaborador não compartilha dos mesmos valores e crenças da empresa gera uma série de conflitos, dentre eles a sensação de insegurança e desconfiança entre os colaboradores, fofocas e intrigasque abalam o bom funcionamento da empresa, podendo resultar em demissões e até o fechamento da empresa. Já quanto ao funcionário além de ser demitido ou punido, carregará para sempre um currículo de frustrações perante o seu comportamento.
...