Microeconomia
Por: Fabiano Ferreira • 24/10/2015 • Abstract • 410 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
Universidade Federal de Ouro Preto
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Curso de Administração
Microeconomia – Professor José Arthur
Alunos:
Fabiano Ferreira Faustino
Genimarcio Fialho Abranches
Trabalho 4
A criminalidade no Rio de Janeiro - Alexandre Scheinkman
Um dos principais motivos do aumento da violência na cidade do Rio de Janeiro se dá pelo fato do crescimento do tráfico de drogas e pela falta de eficiência do controle do governo. Além disso, a cidade também sofre pela falta de boa índole e pela corrupção de parte de seus policiais. A aparente impunidade serve de estímulo para o aumento da criminalidade.
O autor propõe que se combata a criminalidade fazendo uma reforma em todo o sistema, endurecendo a legislação para que haja uma aplicação mais rigorosa das penas pelo judiciário, dando maior prioridade à reconstrução da polícia, combinando respeito aos direitos humanos e eficiência policial.
Porém, também é necessário dar uma maior atenção à criação de políticas públicas voltadas à segurança pública, onde deve ser constituída como uma responsabilidade de todo o governo e não só de policiais e das secretarias de segurança. Fazendo uma analogia com a Economia, estas políticas públicas se caracterizam como iniciativas do governo para suprir uma demanda, uma necessidade da sociedade, que buscam ser eficazes e de menor custo . A participação as sociedade também seria importante, pois é fundamental uma ação conjunta para a diminuição destes riscos sociais.
Trabalho 5
Um investimento no futuro - José Márcio Camargo
O principal objetivo do Bolsa Família é reduzir o custo da educação para as famílias beneficiárias. O maior custo para uma família pobre é a renda não auferida pelas crianças no mercado de trabalho, no período dedicado por elas aos estudos.
Quando se auxilia famílias de baixa renda com o Bolsa Família, há um incentivo do governo para que estas famílias mantenham as crianças por mais tempo na escola com um custo bem menor para estas famílias. Com esta atitude, o programa busca resolver o problema da pobreza e da distribuição da renda, reduzindo os custos de oportunidade do investimento das famílias pobres na educação de seus filhos, fazendo com que se reduza a pobreza e desigualdade das próximas gerações
Analisando no campo da Microeconomia, este programa do governo federal busca solucionar problemas de desigualdade social e de pobreza a longo prazo, pois a aplicação de capital para melhoria da qualidade de vida das famílias pobres, aumentando assim o grau de escolaridade e reduzindo a pobreza das futuras gerações, sendo este um programa de investimento no futuro e de crescimento do país.
...