Microeconomia e macroeconomia,metodos quantitativos,etica,politica e sociedade.
Por: cyntia13579 • 23/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.050 Palavras (13 Páginas) • 496 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Microeconomia e Macroeconomia .....................................................4.
2.2 Metodos Quantitativos 5.
2.2.1 Medidas Descritivas ...........................................................................................5
A)Medidas de Tendência Central ................................................................................5
B)Medidas de Dispersão..............................................................................................6
2.2.2 Técnicas de Amostragem Probabilistica ............................................................9
3.1 Numeros Indices .................................................................................................10
2.3 Etica,Politica e Sociedade...................................................................................11.
4 CONCLUSÃO.........................................................................................................14
REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
Nesse portfólio vou abordar alguns tópicos referentes às matérias do segundo período de administração de empresas, são elas: microeconomia e macroeconomia onde irei explicar a diferença entre essas definições mencionando ainda a divisão entre monopólio, oligopólio e concorrência perfeita, irão também dentro deste tópico analisar a estrutura de mercado do rio grande do sul e seu grau de concentração.
Irei abordar o tema métodos quantitativos aplicados na gestão empresarial explicando a forma de calcular e onde usar determinada formula para conseguir o resultado esperado para determinada situação.
Por fim irei abordar o tema ética, política e sociedade enfatizando a tendência do capitalismo, em sua atual fase e quais são as implicações sociais desta tendência. Destacando ai a forma com que a globalização torna um mercado capitalista em monopólio.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA;
A estrutura de mercado refere-se à oferta e demanda entre os consumidores e produtores, para Mendes (2004 p.124)
“{...} o termo estrutura de mercado refere-se às características organizacionais de um mercado, as quais determinam as relações entre: vendedores no mercado, compradores no mercado, vendedores e compradores, vendedores estabelecidos e novos vendedores.”
Assim a inter relação entre preço, produto e negociação de compra acaba influenciando a reconhecer estrutura de mercado, que pode ser classificada em três tipos: concorrência perfeita onde tanto o numero de vendedores quanto o numero de compradores são iguais, oligopólio onde são poucos vendedores e muitos compradores e o monopólio onde há apenas um vendedor e muitos compradores.
Conforme analizado no texto: “Estrutura de mercado do setor supermercadista do Rio Grande Do Sul e Identificação do seu grau de Concentração” foi constatado como estrutura de mercado predominante o oligopólio, ele se encontra entre a concorrência perfeita e o monopólio e é caracterizado por grandes corporações que atendem um grande numero de consumidores tem capacidade de controlar o preço dos bens e serviços oferecidos, como exemplificado no texto segue estas grandes empresas lideres do setor supermercadista como a Sonare, o Carrefour e a Zaffari.
Os oligopólios são dominados por um pequeno numero de grandes corporações que são conhecidos como cartéis que dominam também o controle dos preços de bens e serviços, essas empresas têm maior influência em relação ás demais, elas tentam ganhar os consumidores através de uma grande publicidade e não com a redução de preços, por fim para enfatizar segue a citação de Rosseti (2002, p.529).
Os oligopólios são, de longe, a estrutura de mercado dominante nas modernas economias industriais. São raras as atividades não sujeitas a algum tipo de oligopólio e são ainda mais raros os setores não oligopolizados. As grandes empresas dominam a maior parte dos mercados.
2.2 METODOS QUANTITATIVOS APLICADOS A GESTÃO EMPRESARIAL;
2.2.1 Medidas Descritivas:
A) Medidas de Tendência Central;
As medidas de tendência central ou medidas de posição são usadas como forma de representar todos os valores de uma amostra com um único valor, a medida de tendência central é dividida em três tipos: a média aritmética, a mediana e a moda.
A média aritmética é o resultado da soma de todos os valores da amostra dividido pela soma de todos os valores, exemplo:
- Calcular a media aritmética da seguinte seqüência, 1, 2, 3, 4,5, ou seja:
m.a= 1+2+3+4+5
5
m.a= 15 = 5
5
A mediana é o valor que fica no meio do grupo de dados sendo assim ao obter determinada seqüência deve-se dividi-la ao meio, o numero central da seqüência é denominado mediana, para conseguir achar primeiro é necessário organizar os números em ordem crescente ou decrescente após fazer isso deve determinar o numero que fica exatamente ao meio deixando 50% de um lado e 50% de outro, assim quando o total dos números for impar a mediana será exatamente o numero do meio quando for par devera pegar os dois números centrais somar e dividir por dois o resultado será a mediana da seqüência numérica; exemplo:
Mediana com números pares - 1, 5, 2, 4, 6, 4, 8, 7,9
Primeiro organizar a seqüência: 1, 2, 4, 4, 5, 6, 7, 8,9
Depois identificar o numero central: 1, 2, 4,4, 5, 6, 7, 8,9 – nesse caso a mediana será o numero 5, por ficar exatamente no meio da seqüência.
...