NECESSÁRIO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PROFISSIONAL DE AUDITORIA INDEPENDENTE
Por: luisegessica • 28/10/2015 • Relatório de pesquisa • 690 Palavras (3 Páginas) • 315 Visualizações
NECESSÁRIO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PROFISSIONAL DE AUDITORIA INDEPENDENTE O QUE? A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO PROFISSIONAL ADEQUADA REQUER O EXERCÍCIO DE JULGAMENTO FUNDAMENTADO AO APLICAR O CONHECIMENTO E A HABILIDADE PROFISSIONAIS NA PRESTAÇÃO DESSE SERVIÇO.
COMO PODE SER DIVIDIDO A COMPETÊNCIA PROFISSIONAL? PODER SER DIVIDIDO E, DUAS FASES DISTINTAS: A) ATINGIR A COMPETÊNCIA; B) MANTER A COMPETÊNCIA.
O QUE E PRECISO PARA QUE O AUDITOR ACEITE O TRABALHO DE AUDITORIA? PARA ACEITA O TRABALHO E FUNDAMENTAL QUE O AUDITOR TENHA CONHECIMENTO DA ATIVIDADE DA ENTIDADE A SER AUDITADA.
QUAIS OS ITENS QUE FAZEM PARTE DO CONHECIMENTO PRELIMINAR? ESTRUTURA ORGANIZACIONAL; COMPLEXIDADE DAS OBRIGAÇÕES; GRAU DE EXIGÊNCIA REQUERIDA.
• O AUDITOR DEVE RECUSAR O TRABALHO SEMPRE QUANDO RECONHECER NÃO ESTAR CAPACITADO PARA DESENVOLVÊ-LO.
IDEPENDECIA:
1 DE PENSAMENTO: NÃO SOFRE INFLUÊNCIA PARA CONCLUIR. OBS.: ATUAR COM HONESTIDADE INTEGRIDADE E CETICISMO.
2 APARENCIA DE: EVITAR FATOS E CIRCUNSTANCIAS QUE SEJAM SIGNIFICATIVOS A PONTO DE QUE UM 3º COM EXPERIÊNCIA CONHECIMENTO E BOM SENSO PROVAVELMENTE CONCLUIRIA QUE A INTEGRIDADE A OBJETIVIDADE OU O CETICISMO PROFISSIONAL FICARAM COMPROMETIDOS.
A) IDENTIFICAR AS AMEAÇAS B) AVALIAR A IMPORTÂNCIA DAS AMEAÇAS IDENTIFICADAS C) APLICAR AS SALVAGUARDAS.
SOBRE A SALVAGUARDAS, EM RELAÇÃO AO AUDITOR E POSSÍVEL AFIRMAR QUE: QUANDO O AUDITOR AVALIA QUE SALVAGUARDAS APROPRIADAS NÃO ESTÃO DISPONÍVEL OU NÃO PODEM SER APLICAS PARA ELIMINAR AS AMEAÇAS OU REALIZÁ-LAS AO NÍVEL ACEITÁVEL O AUDITOR DEVE ELIMINAR AS CIRCUNSTÂNCIAS OU O RELACIONAMENTO QUE CRIA AS AMEAÇAS DECLINAR OU DESCONTINUAR O TRABALHO DE AUDITOR.
QUAIS SÃO AS CATEGORIAS CITADAS NA NBC PA 290 EM RELAÇÃO A INDEPENDÊNCIA: * INTERESSE PRÓPRIO: INFLUENCIARA DE FORMA NÃO APROPRIADA O JULGAMENTO OU COMPORTAMENTO. * AUTO REVISÃO: NÃO AVALIAR APROPRIADAMENTE POR TER SIDO FEITO POR ELE MESMO. * DEFESA DE INTERESSE DO CLIENTE O AUDITOR DEFENDERA O CLIENTE DE FORMA A COMPROMETER A SUA OBJETIVIDADE. * FAMILIARIDADE: RELACIONAMENTO LONGO OU PRÓXIMO COM O CLIENTE. * INTIMIDAÇÃO: PRESSÕES REAIS OU APARENTES SOBRE O AUDITOR.
RESOLVA A QUESTÃO A SEGUIR: JOÃO AUDITOR EXTERNO DA EMPRESA TO SABENDO S/A CONSEGUIU NOVO CONTRATO PARA SUA FIRMA POR MEIO DO DIRETOR FINANCEIRO DA TO SABENDO SEU PRIMO DE 2º GRAU QUE SERÁ O SÓCIO RESPONSÁVEL PELA AUDITORIA. EM RELAÇÃO AO CÓDIGO DE ÉTICA DOS AUDITORES E AS NORMAS DE INDEPENDÊNCIA DETERMINE QUAL A POSIÇÃO QUE DEVE SER TOMADA PELO AUDITOR JUSTIFIQUE.
SOBRE HONORÁRIOS: CONSIDERANDO QUE E UMA QUESTÃO DE CUNHO COMERCIAL QUAIS OS FATORES QUE DEVEM SER CONSIDERADO PARA SUA FIXAÇÃO. I- A RELEVÂNCIA OU VULTO; A COMPLEXIDADE E A DIFICULDADE DO SERVIÇO DO TRABALHADOR. II- O TEMPO QUE SERÁ CONSUMIDO PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO. III- A POSSIBILIDADE DE FICAR IMPEDIDO DA REALIZAÇÃO DE OUTROS SERVIÇOS. IV- O RESULTADO LICITA FAVORÁVEL QUE O CONTRATANTE OBTERÁ COM O SERVIÇO PRESTADO. V- A CARACTERÍSTICAS DO CLIENTE QUE PODE SER EVENTUAL, HABITUAL OU PERMANENTE. VI- O LOCAL EM QUE O SERVIÇO SERÁ PRESTADO.
ESTRUTURA DA NBC: AS NORMAS PROFISSIONAIS ESTABELECEM REGRAS DE EXERCÍCIO PROFISSIONAL
...