Nas Últimas Décadas, a Importância do Capital Financeiro e Patrimonial Vem Sendo
Por: ccsv • 8/9/2021 • Dissertação • 296 Palavras (2 Páginas) • 136 Visualizações
Nas últimas décadas, a importância do capital financeiro e patrimonial vem sendo
substituída pela valorização do capital humano e intelectual, que passa a assumir
um papel de destaque nas organizações. Entretanto, apesar desta contínua e crescente preocupação com o fator humano no trabalho, ainda é difícil compreender a complexidade do indivíduo e o que o leva a se comprometer com a organização, devido às peculiaridades de suas características, necessidades e potencialidades. As profundas mudanças pelas quais vem passando o mundo do trabalho demandam das empresas um esforço permanente de reestruturação e adaptação aos novos contextos. Para se adequar a essa nova realidade, as organizações têm despendido esforços na busca e retenção de pessoas melhor qualificadas e comprometidas. Desta forma, os profissionais passaram a ser vistos como um dos principais ativos da empresa e encarados como recursos estratégicos na medida em que conferem vantagem competitiva à organização. Nesse sentido, pretende-se discutir o que leva o indivíduo a se comprometer com a instituição, quais estratégias de administração de recursos humanos e alternativas de gestão pública interferem no comprometimento do indivíduo.
As organizações estão inseridas em um ambiente caracterizado por constantes transformações tecnológicas e sociais, este cenário exige poder de antecipação e adaptação para que seus recursos financeiros, tecnológicos e materiais sejam utilizados da melhor forma para o alcance dos objetivos institucionais.
Nas últimas décadas, a importância do capital financeiro e patrimonial vem sendo substituída pela valorização do capital humano e intelectual, que passa a assumir papel de destaque nas organizações. Nessa perspectiva, as competências relacionais e técnicas dos empregados passem a ser consideradas essenciais para os processos de trabalho. Entretanto, apesar desta contínua e crescente preocupação com o fator humano no trabalho, ainda é difícil compreender a complexidade do indivíduo e o que o leva a se comprometer com a organização.
...