O Agronegócio Na Administração
Por: anhg • 17/10/2020 • Artigo • 418 Palavras (2 Páginas) • 215 Visualizações
Os depósitos à vista (depósitos em contas correntes) e os depósitos da poupança rural são importantes no financiamento da produção agropecuária? Em que sentido? Justifique
Os depósitos à vista e os depósitos da poupança rural são importantes no financiamento da produção agropecuária por ser as duas principais fontes de financiamento para o setor rural, incluindo os produtores rurais e as suas cooperativas. Vale ressaltar que existe órgãos que realizam as regulamentações desses créditos.
Através dessas fontes de financiamentos há as linhas de créditos que fomentam o agronegócio através de financiamentos de equipamentos, máquinas, insumos entre outros. Dessa forma o país tende a ser mais competitivo no mercado interno e externo.
2. Quais os desafios do agronegócio para o futuro (ano de 2050, por exemplo)?
Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) (2018), há uma estimativa de 35% no aumento de consumo de alimentos até 2030, devido os reflexos da expansão populacional. Gazzoni menciona que até 2050 a população mundial aumentará em 3 bilhões de pessoas.
Para que o agronegócio consiga suprimir essa demanda se faz necessário o uso de tecnologias, conforme explica Santos:
Uma revolução tecnológica em biotecnologia, robótica e engenharia genética está se formando e vai mudar o agronegócio. No nível de robotização e inteligência artificial estão surgindo tratores e colheitadeiras robotizadas, mas também o uso de drones e adubadoras está criando o que se convencionou chamar de agricultura de alta precisão.
A biotecnologia e a engenharia genética permitem hoje não só a melhoria genética de plantas e animais, mas também a criação de novos organismos contendo modificação e defensivos agrícolas capazes de reduzir, em muito, o número de pragas e ineficiência no processo.
Fazendas verticais para horticultura – e potencialmente fruticultura e floricultura – estão sendo testadas. Sua viabilidade econômica ainda é duvidosa, mas em locais com pouca terra e grande demanda elas podem ser competitivas. (Santos, 2020).
A indústria 4.0 terá um papel importante no cenário de novas tecnologias no agronegócio e que cooperam para um melhor resultado na produtividade, mapeamento de desafios e oportunidades para que o agronegócio brasileiro possa avançar e se destacar no futuro.
De acordo com Gazzoni, a biomassa terá um papel importante devido o esgotamento da energia fóssil e o temor dos efeitos negativos das mudanças climáticas. Sendo assim haverá desafio positivo e negativo para o futuro do agronegócio.
EMBRAPA. Visão 2030 o futuro da agricultura brasileira. Brasília, DF, 2018.
FGV. Cadernos FGV Projetos: agronegócio agribusiness. Rio de Janeiro, RJ, 2019.
FIESP, Departamento do Agronegócio. Outlook Fiesp 2028: projeções para o agronegócio brasileiro / FIESP. –São Paulo: FIESP, 2018.
https://www.embrapa.br/documents/10180/9543845/Vis%C3%A3o+2030+-+o+futuro+da+agricultura+brasileira/2a9a0f27-0ead-991a-8cbf-af8e89d62829?version=1.1
...