O CENÁRIO MERCADO IMOBILIÁRIO
Por: Gustavo Nogueira • 11/4/2021 • Trabalho acadêmico • 527 Palavras (3 Páginas) • 129 Visualizações
APO – CENÁRIO DO MERCADO IMOBILIÁRIO É DE REAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE
ALUNO: Gustavo Augusto Nogueira Da Silva
DISCIPLINA: Noções de Economia e Mercado - T 28.2
PROF.: Adelson Andrade Filho
Com base nas informações e previsões contidas no Texto, faça uma analise o que está ocorrendo com o Mercado Imobiliário de Salvador e RM e quais seriam as perspectivas desse mercado para os próximos anos, com base nos indicadores econômicos atuais, considerando principalmente a taxa de juros (SELIC), o índice de desemprego e a inflação.
Na contramão da crise econômica que atingiu o mercado imobiliário nos últimos anos, a expectativa é de aquecimento dos negócios em 2017. Segundo Cláudio Cunha, presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA), É possível prever que o mercado terá crescimento de 20% este ano, como resultado do controle da economia com a redução gradual da inflação, que saiu de 10,7% em 2015 para 6,3% em 2016, contribuída pela redução da taxa de juros básica (SELIC), que deve ficar entorno de 7% e por fim, a diminuição da taxa de desemprego, problema este que assolou o Brasil nos últimos anos, amplificando a crise devido a insegurança em novos investimentos . Isso dá ao mercado imobiliário as condições ideias para crescer. A melhora da economia entre outras coisas traz mais acesso ao crédito, tanto para compradores como incorporadores, tornando-se possíveis novos investimentos na área.
Falando em investimento imobiliário no Brasil, o mercado na Bahia tem oferecido oportunidades excelentes. Os compradores enfrentam uma menor concorrência e por isso encontram ótimas propriedades disponíveis, a preços mais em conta. Os proprietários vendedores na Bahia não são abertos a grandes negociações, porém, devido as condições atuais do mercado, isso tem se tornado cada vez mais uma possibilidade. No entanto, os valores dos imóveis não devem reduzir mais do que já se viu durante a crise, logo, as melhores oportunidades para investir em um imóvel estão ocorrendo agora, e com o reaquecimento do mercado imobiliário a demanda deverá começar a aumentar gradativamente, diminuindo a oferta e subindo os preços, com a valorização de aproximadamente 5% ainda em 2017. No interior da Bahia, principalmente nas cidades de Vitória da Conquista, Juazeiro, Ilhéus, Lauro de Freitas, Camaçari e Mata de São João, o mercado têm apresentado melhores oportunidades e está crescendo mais rápido do que na própria capital, Salvador.
Apesar da crise, o mercado da habitação popular se manteve mais ativo por conta da possibilidade do uso de recursos do FGTS, assim, o programa "Minha Casa, Minha Vida" manteve sua oferta. Os imóveis adquiridos através SFH devem voltar com força total por conta da redução das taxas de juros, viabilizando novos lançamentos imobiliários, e desta forma, haverá um maior crescimento na oferta de imóveis para os públicos pertencentes à classe média e alta.
A maioria dos especialistas está prevendo que o mercado imobiliário tenha breve recuperação até o final de 2017 e a recuperação terá maior impulso em 2018. Hoje, o sentimento é baixo porque os compradores estão apenas começando a voltar a entrar em um mercado que está apenas começando a se reerguer. Com o retorno da boa governança, é provável que isso mude, mas uma reviravolta nítida é improvável.
...