O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Por: andy85 • 10/8/2015 • Trabalho acadêmico • 4.256 Palavras (18 Páginas) • 209 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA DE PORTO ALEGRE
Curso de Administração
ALEXANDRE DE OLIVEIRA CARDOSO – R.A. 6506283190
ANDERSON CARLOS DE OLIVEIRA CARDOSO – R.A. 6501248791
EDIANE DA SILVA OLEIAS – R.A. 6791429835
MARCOS PINTO SAMPAIO – R.A. 6398266014
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Porto Alegre – RS
Abril/2013
ALEXANDRE DE OLIVEIRA CARDOSO – R.A. 6506283190
ANDERSON CARLOS DE OLIVEIRA CARDOSO – R.A. 650124879191
EDIANE DA SILVA OLEIAS – R.A. 6791429835
MARCOS PINTO SAMPAIO – R.A. 6398266014
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Projeto multidisciplinar apresentado como requisito para colação de grau no Curso de Administração da Faculdade Anhanguera, turma 1ª Série, sob a orientação do Prof. EAD: Jose Pedro Gomes Kleinn e a Tutora EAD: Aleczandra K. M. Piazza.
Porto Alegre – RS
Abril/2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
CAPÍTULO 1 5
1.1 DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 5
1.2 DEFINIÇÕES DE AUTORES RENOMADOS 5
1.3 CONCLUSÃO CAPÍTULO 1 6
CAPÍTULO 2 8
2.1 RESULTADOS DA PESQUISA 8
2.2 EFEITO DA INOVAÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES 9
2.3 A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA 10
2.4 CONCLUSÃO CAPÍTULO 2 11
CAPÍTULO 3 12
3.1 ANÁLISE SOBRE TRABALHO EM EQUIPE 12
3.2 GERADORES DE FRACASSO 13
3.3 CONCLUSÃO CAPÍTULO 3 13
CAPÍTULO 4 15
4.1 PERCEPÇÃO X COMUNICAÇÃO 15
4.2 CONCLUSÃO CAPÍTULO 4 16
CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18
ANEXOS 19
INTRODUÇÃO
Abrangendo a definição de comportamento organizacional como sendo o estudo das ações dos indivíduos e como os grupos se comportam dentro de uma organização, pesquisamos as definições de grandes estudiosos a fim de formar um parecer lógico e organizado sobre as estruturas que permeiam o comportamento organizacional e como este atua dentro das organizações.
Com as definições de Chiavenato e Vecchio, pudemos observar as disparidades conceituais e seus pontos em comum, como a percepção de que o comportamento organizacional depende única e exclusivamente do meio ou que as ações do homem são as únicas interferências responsáveis pelas mudanças no comportamento dinâmico do meio de trabalho.
Constatamos as diferenciações de eficiência e eficácia como a primeira ligada aos fins e a segunda ligada aos meios. A eficiência é diretamente relacionada à execução de mais com menos. Já a eficácia é relacionada à execução dentro de prazos e metas e a satisfação dos clientes.
A fim de aprofundar ainda mais o estudo, realizamos pesquisa de campo referente às inovações pelas quais passaram os entrevistados, como essas mudanças interferiram na rotina de trabalho e se eles eram a favor da mudança no meio de trabalho.
Segue abaixo resultados obtidos pelo grupo, caracterizando de forma acadêmica a cadência e as interferências sofridas nas organizações pelo comportamento organizacional.
CAPÍTULO 1
1.1 DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O comportamento organizacional engloba o estudo das ações dos indivíduos e como os grupos se comportam dentro de uma organização, a fim de promover um melhor ambiente de trabalho, praticando a ética e a responsabilidade visando garantir mais eficiência na produtividade. Busca-se encorajar os colaboradores em expor novas ideias e assim achar aqueles que se destacam acima dos demais e, automaticamente, dar motivação para o seu crescimento profissional.
1.2 DEFINIÇÕES DE AUTORES RENOMADOS
Para Chiavenato, comportamento organizacional é o estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Há influências das pessoas e grupos sobre as organizações e vice-versa. A cultura, a classe social, a família, os amigos, as instituições, as experiências e leituras são fatores que influenciam o comportamento humano. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido relativo a pessoas, grupos e o efeito da estrutura sobre comportamento para fazer com que as organizações trabalhem de forma mais eficaz.
Já para Vecchio, comportamento organizacional engloba tópicos como atitudes, motivação e desempenho dos colaboradores. E o conteúdo se estende para fatores organizacionais e societários mais amplos, como a estrutura das organizações e as pressões ambientais, que influenciam o comportamento e as atitudes de uma pessoa. O campo do comportamento organizacional aproveita muitos conceitos e métodos das ciências comportamentais e sociais, incluindo psicologia, sociologia, ciência política e antropologia, porque todos são relevantes para a compreensão do comportamento das pessoas em cenários organizacionais. Como resultado, temas e tópicos referentes a muitas disciplinas acadêmicas podem se tornar matéria de estudo do comportamento organizacional.
Traçando um comparativo entre os autores, Vecchio aborda de forma mais ampla o universo do campo organizacional, destacando o meio como vital nas ações e atitudes do ser humano. Ele procura abordar as outras áreas da ciência objetivando caracterizar o comportamento organizacional. Já Chiavenato acredita que o comportamento do homem atuando dentro da organização é único e plenamente responsável pelas mudanças no meio de trabalho, variando suas ações pelos conhecimentos próprios de vida traçados através da classe social, família, amigos e experiências pessoais.
...