O COMPOSTO DE MARKETING
Por: Mariane Blaas • 1/10/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.088 Palavras (9 Páginas) • 169 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 PESQUISA DE MERCADO 4
3 NEGOCIAÇÃO 5
4 MARKETING 6
4.1 COMPOSTO DE MARKETING 7
5 FRANQUIA JAN PRO 8
6 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 2
- INTRODUÇÃO
É possível de se encontrar muitos questionamentos em relação ao sistema de franquias, especialmente em um país como o Brasil, onde a cada dia a economia e a inflação se encontram a cada dia mais instáveis. Também é preciso considerar as rápidas mudanças e avanços tecnológicos, que tem impactos sobre a sociedade, causando alterações nos campos econômicos, político e social.
O sistema de franquias oferece algumas facilidades para quem deseja investir em um negocio como marca, métodos e processos de trabalho. Porém é importante considerar que o franqueador também terá investimentos significativos para honrar na jornada de expansão de seu negocio, por isso uma serie de etapas antecedem o lançamento da empresa no mercado de franquias.
- PESQUISA DE MERCADO
Todas as decisões relacionadas a novos empreendimentos contem certo grau de incerteza, tanto no que diz respeito à informação na qual as decisões estão baseadas como no que diz respeito as suas conseqüências. Assim, a pesquisa de mercado é uma ferramenta de orientação para as decisões. A informação ajuda a escolher o curso de ação que ajude a identificar os problemas e que indique caminhos que reduzam as incertezas.
Segundo Malhotra (2004) “Pesquisa de mercado é a identificação, coleta, análise, e disseminação de informações de forma sistemática e objetiva, e o uso das informações para assessorar a gerencia na tomada de decisões (...)”.
Diversos dados externos necessários às empresas são secundários, ou seja, são regularmente obtidos e organizados por entidades públicas ou privadas, como prefeituras municipais, secretarias de estado, órgãos do Governo Federal, entidades de classe, universidades, entre outras fontes.
Para a abertura ou expansão de um negócio, a primeira providencia que um empreendedor deve tomar é desenvolver uma pesquisa de mercado. Ela é um recurso que permite:
- Conhecer o perfil do cliente, ela fornece a caracterização dos clientes nos aspectos quantitativos (potencial do mercado, participação da empresa no mercado, etc.) e qualitativos (estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda, etc.);
- Perceber a estratégia dos concorrentes e observar seus pontos fortes e fracos;
- Analisar os fornecedores e as empresas que fornecem produtos serviços: sistema de vendas e distribuição, políticas de preços, qualidade de produtos e serviços.
Serve também para dimensionar o mercado, identificar o segmento de mercado mais lucrativo, detectar novas tendências, avaliar o desempenho de seus produtos e serviços, identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços os produtos poderão ser vendidos.
As pesquisas podem ser classificadas em:
- Exploratória: estabelecem critérios, métodos e técnicas para a elaboração de uma pesquisa e visa oferecer informações sobre o objeto desta e orientar a formulação de hipóteses;
- Descritiva: nesta realiza-se o estudo, a analise, o registro e a interpretação dos fatos do mundo físico sem a interferência do pesquisador, são exemplos as pesquisas mercadológicas e as de opinião;
- Explicativa: registra fatos, analisa-os, interpreta-os e identifica suas causas. Visando identificar os fatores que contribuem para ocorrência dos fenômenos ou variáveis que afetam o processo.
3 NEGOCIAÇÃO
A negociação, nos dias de hoje, representa uma poderosa ferramenta da administração contemporânea. A evolução dos produtos, serviços e tecnologias geram mudanças no ambiente. E a negociação faz-se presente, tanto quando se firmam acordos estabelecendo estes tipos de procedimentos, como na implementação de cada um deles.
No contexto organizacional e de administração de empresas, podemos dizer que a negociação esta nas relações de troca ou escambo, que remontam ao inicio da historia da humanidade e podem ser definidas como a realização de troca de bens ou serviços sem intermediação de unidades monetárias (FERREIRA,2010).
O principal objetivo da negociação é satisfazer ambos os envolvidos no processo e proporcionar suas necessidades básicas, construindo um acordo aceitável. Ou seja, trata-se de um processo decisório compartilhado.
Um processo de negociação é diretamente influenciado por inúmeras variáveis, sejam elas relacionadas ao negociador, à situação que está sendo negociada ou ainda ao contexto em que a negociação está ocorrendo.
Em todo o processo de negociação, compreender alguns fatores é algo imprescindível para dominar todo o processo. Alguns estão intimamente relacionados ao indivíduo, ao passo que outros diretamente relacionados à situação na qual se desenrola a negociação. A concorrência é uma variável extremamente importante no processo de negociação e solução de conflitos. A concorrência aumenta o interesse do indivíduo em negociar, comprar ou adquirir algo porque, caso não o faça, outra pessoa pode fazê-lo. Um fator de poder preponderante numa negociação é o tempo.
...