O Capital de Giro
Por: marciofer • 8/11/2019 • Resenha • 285 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
Fórum 4 - Resumo do artigo sobre capital de giro
Com base na leitura do artigo, como você acha que as micro e pequenas empresas que compõem o Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco realizam a gestão do capital de giro? RAMOS, Raquel Souza; DOS SANTOS, Joséte Florencio; DE VASCONCELOS, Adriana Fernandes. A GESTÃO DINÂMICA DO CAPITAL DE GIRO NA INDÚSTRIA DE CONFECÇÕES DE PERNAMBUCO. Revista Universo Contábil, v. 13, n. 4, p. 84-103, 2017.
O estudo sobre a gestão de capital de giro das micro empresas do Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco, foi realizado segundo o modelo dinâmico de Fleuriet. Portanto, se faz necessário entender um pouco sobre esse modelo.
O modelo de dinâmico, também é conhecido como modelo de Fleuriet, foi desenvolvido a fim de proporcionar um visão menos estática e mais adequado à realidade brasileira, no que se refere a análise financeira. Esse modelo apresenta uma nova classificação do balanço patrimonial, em que as contas são classificadas conforme o tempo que leva para realizar um giro.
O estudo se deu através de um questionário estruturado realizado em 55 empresas, e essa análise foi realizada em cima de 3 variáveis: NGC, que é Necessidade de capital de giro, CDG que é o capital de giro e o T que é o saldo de tesouraria.
Os resultados apresentados pelo estudo da situação financeira das empresas, com base no modelo de Fleuriet, são bastante positivos, pois mostra que a necessidade de capital de giro ser negativa, tanto o capital de giro como o saldo da tesouraria são positivos, demonstrando uma alta taxa de liquidez.
As três variarias presentes no modelo de Fleuriet tem resultados positivos, levando a conclusão que análise financeira das empresas pesquisadas é muito boa.
...