O Comportamento Organizacional
Por: Joaomajunior • 31/5/2017 • Dissertação • 440 Palavras (2 Páginas) • 425 Visualizações
João Maria de Almeida Júnior – RA 709.158.7832
Administração – Joinville - 2017
Qual a importância da criação de modelos para a avaliação de desempenho organizacional?
As empresas procuram atrair e selecionar profissionais que queiram compartilhar de seus valores e crenças e para tal usam sistemas de reconhecimento para incentivar e assegurar performance considerados adequados e desejáveis às suas realidades.
A ideia básica é a de que os profissionais necessitam discernir suas próprias habilidades, insatisfação, pontos fortes e fragilidades. Cabe aos seus superiores, bem como da área de recursos humanos, avalia-los e relacionar seu desempenho às necessidades e realidade da organização.
A avaliação de desempenho é um instrumento de gestão de pessoas que objetiva analisar a performance individual ou de um grupo de trabalhadores de uma determinada empresa. Trata da avaliação sistemática de cada trabalhador em função das tarefas que desempenha, das metas e resultados e/ou do comportamento durante um certo intervalo de tempo e do potencial de desenvolvimento.
É através desta metodologia que os líderes analisam o comportamento de seus trabalhadores, para conhecer seus pontos fortes e pontos a desenvolver, traçando assim objetivos de desenvolvimento focados nos gaps identificados.
Existe pelo menos duas maneiras básicas para se avaliar desempenhos: por objetivo ou competência, e tem que ficar bem claro que o avaliado necessita saber as conclusões do avaliador.
A avaliação é importante porque permite coletar informações sobre a atuação de cada trabalhador em um espaço de tempo determinado, normalmente 12 meses.
Esses modelos tornam-se importantes porque:
-Estabelecem o modelo de atuação deixando claro o perfil demandado pela direção.
-Dá condições de conhecer o potencial de cada pessoa em relação a novos desafios.
-Identifica necessidades de treinamento e desenvolvimento.
-Garante a integração e a coerência entre os programas de recursos humanos, focalizando como alavancar os resultados através de pessoas.
-Reduz a alocação desestruturada dos recursos financeiros, dando foco e direção aos investimentos em desenvolvimento de pessoas.
-Proporciona oportunidades de crescimento profissional e de participação na organização.
-Identifica problemas e oportunidades de melhoria relacionadas à gestão de pessoas.
-Estimula e incentiva o crescimento profissional e o desenvolvimento de novas competências.
-Proporciona maior adequação ao trabalho e maior produtividade.
-Melhora a comunicação e as relações interpessoais.
-Incentiva a troca de feedback com aconselhamento entre gestores e subordinados.
-Favorece
...