O Comportamento Organizacional
Por: sibilails • 15/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.938 Palavras (8 Páginas) • 220 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Atividade Prática Supervisionada - ATPS
Disciplina: Comportamento Organizacional
Profª. Ma. Cristiane Vinholi de Brito
ADMINISTRAÇÃO
Charlene Silveira – 4352050857
Graciele Santana Tedesco – 3829700263
Pedro Pereira – 4300073063
Sibila Dias Costa – 4300064553
PELOTAS / RS
2012
INTRODUÇÃO.
Atualmente podemos observar tipos de Gerenciamentos com outros valores, levando em conta, princípios adaptados a Inovações do nosso Mercado atual.
Disponibilizando ferramentas para o desempenho da estrutura, e com isso, aumentando a satisfação dos colaboradores.
Fatores como Percepção, Atitudes, Valores, Diversidade, Assédio Moral, estruturas e Processos de Grupos são primordiais para que as Organizações sirvam de modelo de gestão que superem as maiores expectativas.
Para isso os gestores devem conhecer sua equipe, a cultura organizacional e o modo que interagem entre si para obterem o sucesso.
CAPÍTULO 1
- Definição de Comportamento Organizacional
O Comportamento Organizacional é uma análise do comportamento humano e seu relacionamento no ambiente de trabalho, entre colaboradores e organização.
Tendo em vista acompanhar e atualizar-se diariamente às mudanças do mercado, sendo assim, preparando-se para enfrentar situações adversas.
Através desse conhecimento, temos funcionários mais motivados, criativos e eficazes, com o propósito de atingir os objetivos da organização.
- Quadro comparativo
Segundo Stephen P. Robbins, “Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.”.
Conforme a definição do professor John Ivancevich, “Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.”.
Constatamos então que, os dois autores abordam o assunto com a mesma visão, falando sobre comportamento de indivíduos e grupos na organização, ambos com o mesmo objetivo que é promover a melhoria e a eficácia da empresa, visando à qualidade de vida dos seus colabores.
AUTOR | SISTEMA ABERTO | SISTEMA FECHADO | FONTE DE PESQUISA |
Autor 1- Ludwig Von Bertalanffy | Apresenta relações de intercâmbio com o ambiente, ele recebe muitas influências e troca de matéria e energia com o meio, e está sempre se adaptando a ele. | Não é influenciado ou não apresenta relação com meio ambiente, tendo poucas trocas de energia e matéria com o meio, não recebendo desta forma qualquer influencia ambiental. | Internet: HTTP//www.coladaweb.com/administracao/abordagem-sistemica-da-administracao |
Autor 2- James L.Bowditch | Sistemas que interagem com seu meio ambiente e sejam influenciados com forças externas. | Sistema completamente autossuficiente que não envolve qualquer com o meio ambiente. | Livro Elementos do Comportamento Organizacional JAMES L. BOWDITCH. |
Os dois autores abordam o assunto com a mesma visão, falando sobre comportamento de indivíduos e grupos na organização, ambos com o mesmo objetivo que é promover a melhoria e a eficácia da empresa, usando a qualidade de vida dos seus colaboradores.
CAPÍTULO 2
2.1 Pesquisa sobre conceito de Inovação.
PESSOA 1: ( ) masculino (X) feminino (31) idade
“Inovar para mim, significa: Aprimorar, reformular, melhorar algo ou sistema já existente, deixando-o assim mais eficaz.”
PESSOA 2: ( ) masculino (X) feminino (24) idade
“Inovação é tudo aquilo que se faz para melhorar o ambiente de trabalho, trazendo benefícios, é para isso que a inovação serve, para melhorar o que se tem, e adquirir novidades no intuito de manter o que é bom, e melhorar o que não é.”
PESSOA 3: ( ) masculino (X) feminino (28) idade
“Inovar é empreender, criar algo novo e gerar benefícios para a empresa e funcionários.”
PESSOA 4: ( ) masculino (X) feminino (24) idade
“Inovação é a criação de algo novo que atraia novos clientes, e satisfaça os atuais, trazendo benefícios para o crescimento da empresa, a melhora na qualidade do serviço do funcionário e a valorização dos mesmos.”
PESSOA 5: ( ) masculino (X) feminino (24) idade
“Inovação é tudo aquilo que se faz de diferente do habitual. Se a inovação for bem construída e panejada ela pode trazer inúmeros benefícios, tanto para a empresa, quanto ao funcionário. Ideias novas para um futuro grandioso com muito sucesso.”
PESSOA 6: ( ) masculino (X) feminino (39) idade
“Inovação é muito importante em todos os ramos do desenvolvimento nas empresas e no mundo inteiro de forma global, pois é sinônimo de mudança, transformação e rastreabilidade de conceitos, metas situações e regras. Inovação também traz planejamento, revisão de conceitos e melhorias, baseando-se ou não em normas pré-estabelecidas.”
PESSOA 7: (X) masculino ( ) feminino (48) idade
“Inovação dentro da empresa não é necessária, e sim essencial, não existe processo pronto, é preciso sempre inovar.”
...