O Comportamento Organizacional
Por: vnsa13 • 10/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.485 Palavras (6 Páginas) • 147 Visualizações
INTRODUÇÃO
Compreender o comportamento organizacional nas empresas é um dos desafios nos dias atuais, pois cada pessoa tem sua personalidade, que expressa através do seu comportamento, apresentam uma cultura que manifesta padrões de conduta comportamentais, o que demonstra as normas e os valores da alta administração, sempre analisando de forma qualitativa, índice de acidente no trabalho, atributos psicossociais, grupos sociais e satisfação no trabalho.
Uma empresa não se constrói apenas por dados, mais a partir a condução de um líder que através da sua competência e atitudes, criam diferenciais e tem vantagem, oferece a motivação individual, procuram a melhoria, eficiência e eficácia que viabilizaram as vantagens competitivas.
O que a inovação pode trazer para as organizações, seus benefícios, ou seja, o seu diferencial e a importância de que todos aceitem as mudanças necessárias dentro das organizações, ter a percepção do seu negocio e uma boa comunicação, pois desempenhar o trabalho certo é a melhor maneira de definir trabalho eficiente e eficaz dentro das organizações.
CAPITULO 1
Definição
Consiste num estudo sistemático do comportamento humano, nas diferentes organizações, como trabalho em grupo ou individual, incentivo na produtividade, motivação, reduzir o absenteísmo , estratégias administrativas variadas, tem como superar, suas complexidades como, pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas. Com propósitos de corresponderem a explicações, que identificam causas; previsões, que prevê os futuros eventos para alcançar resultados e controle, contribuição mais importante, pois tem a preocupação com a eficácia e eficiência no trabalho.
Melhorar as habilidades humanas, através da motivação, liderança e treinamento, o funcionário fica satisfeito com o trabalho, e com isso a empresa tem como resultado, aumento na produção e qualidade de seus produtos e satisfação do cliente, sempre respeitando uns aos outros, independente da religião, raça, deficientes físicos, cultura, qualificação, entre outros.
O funcionário é a imagem da sua empresa, por isso temos que aplicar o comportamento organizacional, para que o funcionário tenha o equilíbrio e saiba separar a vida pessoal da vida profissional, ter um ambiente eticamente saudável, para que ambos fiquem, satisfeito, e assim fazendo um trabalho agradável, com qualidade.
Diferença entre o Sistema Aberto e Sistema Fechado
Sistema Fechado Sistema Aberto
• Não interage com o ambiente,
• Não tem permuta com o meio ambiente,
• Isolado,
• Hermético,
• Independente,
• Não recebe influencia.
• Exemplo: Relógio • Interage com o ambiente,
• Tem permuta com o meio ambiente,
• Relações de troca,
• Interdependência,
• Abordagem sistêmica
• Recebe influencia.
• Exemplo: restaurante
Comparação de Sistemas Abertos e Fechados por:
Ludwing Von Bertalanffy (Biólogo)
Sistema Aberto: Organismo vivo é importante para o sistema aberto, expansão da física, não são consciente e não reagem ao seu desempenho, ação passada não controla a ação futura.
Sistema Fechado: estudo final inequivocamente determinados pelas condições especiais, influenciados por seu próprio comportamento passado, estrutura de elo fechada, trás resultados da ação passada para ter resultados na ação futura.
Idalberto Chiaveneto (autor na área de administração)
Sistema Aberto: Importam e exportam recursos para abastecer suas operações para a produção, permanecer em equilíbrio dinâmico, mudanças do sistema, para interação com o ambiente externo, equilíbrio diante de situações, morfogênese, entropia negativa ou negentropia.
Sistema Fechado: não tem intercambio com o meio ambiente, são herméticos a qualquer influencia ambiental, não influencia o meio ambiente, a rigor não tem sistema fechado, tem esse nome aqueles sistema cujo o comportamento é determinístico e opera com pequeno intercambio de matéria e energia, são chamados sistemas mecânicos.
CAPITULO 2
Pesquisa
Formado o conceito de inovação e aplicamos aos 20 funcionários da empresa em que nos trabalhamos, com a seguinte pergunta: O que você entende por inovação?
17 responderam que sabiam o que se entendiam, e responderam claramente, que é a mudança, que traz a praticidade, para se melhorar o ambiente de trabalho e a prestação de serviço, onde todos saem ganhado, pois adquirimos conhecimento e experiência, 3 ainda não tinha ouvido o que era inovação, mas passamos exemplo, e entenderam a importância deste conceito dentro da empresa, a mudança é sempre necessária.
Ainda é muito difícil, todos aceitem a inovação de imediato, pois é algo que vai alterar sua rotina de trabalho, mais sabem sua extrema importância, pois o sucesso de um empreendedor nacional é sempre ligado e uma iniciativa individual.
Não só como a inovação é importante mais a qualidade que era um problema, naquela época, hoje o Brasil deu um salto, onde as empresas também investiram em qualidade, pois é um item extremamente necessário, com isso vários os fatores contribuíram como: programas de qualificação, programas de governo, uma legislação de defesa do consumidor e participação da empresa, pois qualidade e inovação caminham juntas.
CAPITULO 3
Trabalho em equipe
A relação que temos do texto apresentado e a figura, é que no texto demonstra o trabalho em equipe, e suas vantagens de um trabalho em grupo, pois soma os conhecimentos uns dos outros , facilita atingir os objetivos em comuns. Onde é indispensável a presença de um líder, que seja capaz de orientar e gerar grandes resultados, pois é dele a missão de inspirar e motivar os demais colaboradores, para uma conquista e
...