O Comportamento Organizacional
Por: tatisumont • 20/5/2015 • Projeto de pesquisa • 2.557 Palavras (11 Páginas) • 231 Visualizações
ETAPA 3
Passo 1
Pesquisar sobre as teorias: Abordagem Clássica, Pirâmide de Maslow, Dois Fatores, Teoria X e Y.
Abordagem clássica da administração
De acordo com a pesquisa realizada, no inicio do século XX surgiu a Abordagem Clássica da Administração, distendida em duas orientações diferentes: A administração Cientifica e a teoria Clássica, a Administração Científica foi desenvolvida pelo o americano Frederick Winslow Taylor e a Teoria Clássica com o europeu Henry Fayol.
Na Administração Científica, a sua principal preocupação era aumentar a produtividade e eficiência no nível operacional nas empresas.
Seu principal foco era a divisão do trabalho, a divisão de tarefa e a separação dos cargos.
Por essa razão, afirma-se que a Administração Científica parte de baixo para cima, ou seja, das partes (operários) para o todo (organização).
Pois assim permaneceria mais fácil a concretização das atividades, o tempo necessário para tal execução e para especializar a tarefa, e assim estudando o trabalhador e criando um padrão de comportamento.
Winslow Taylor teve como foco principal a preocupação com a estrutura das organizações e não as tarefas.
Podemos dizer que os órgãos eram divididos como linha vertical (autoridade), e horizontal (departamentalização) e, ainda, em órgãos de staff e órgãos de linha.
Taylor com o passa do tempo teve em vista que, com o crescimento que vinha obtendo precisava de novos “métodos” de funcionamento, assim teve a ideia de alguma coisa técnica e científica, que fosse capaz de aumentar a eficiência da empresa, com seus estudos foi praticamente uma revolução na época, tendo em vista os novos conceitos apresentados. Assim pode definir técnicas de produção bem definidas, e podendo reduzir os desperdícios, que eram comuns no período, assim alcançando um aumento de produção.
Fayol definiu, ademais, os elementos do processo administrativo, quais sejam: Prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Aqui estão os princípios gerais da administração que foram criada por fayol,que dizia que Como toda ciência, a administração deveria se basear em princípios.
Princípios gerais da administração para Fayol;
o Divisão do trabalho
o Autoridade e responsabilidade
o Disciplina
o Unidade de direção
o Subordinação dos interesses individuais aos gerais
o Remuneração de pessoal
o Centralização
o Cadeia Escalar
o Ordem
o Equidade
o Estabilidade de pessoal
o Iniciativa
o Espírito de equipe
Fonte:http://www.estudoadministracao.com.br/ler/18-11-2014-abordagem-classica-idalberto-chiavenato-administracao-publica/
Pirâmide de Maslow
Abraham Maslow foi um psicólogo de grande destaque por causa de seu estudo relacionado às necessidades humanas. Segundo ele, o homem é motivado segundo suas necessidades que se manifestam em graus de importância onde as fisiológicas são as necessidades iniciais e as de realização pessoal são as necessidades finais. Cada necessidade humana influencia na motivação e na realização do indivíduo que o faz prosseguir para outras necessidades que marcam uma pirâmide hierárquica:
As necessidades fisiológicas que se encontram como base para a pirâmide, segundo Maslow, representam as necessidades relacionadas ao organismo, como alimentação, sono, abrigo, água, excreção e outros.
As necessidades de segurança aparecem após o suprimento das necessidades fisiológicas. São representadas por necessidades de segurança e estabilidade, como proteção contra a violência, proteção para saúde, recursos financeiros e outros.
As necessidades sociais somente aparecerão após as necessidades de segurança serem supridas. São necessidades sociais: amizades, socialização, aceitação em novos grupos, intimidade sexual e outros.
As necessidades de status e estima ocorrem depois que as necessidades sociais são supridas. São necessidades de status e estima: autoconfiança, reconhecimento, conquista, respeito dos outros, confiança.
As necessidades de autorrealização que se encontram no topo da pirâmide hierárquica são: moralidade, criatividade, espontaneidade, autodesenvolvimento, prestígio.
O ser humano busca sempre melhorias para sua vida. Dessa forma, quando uma necessidade é suprida aparece outra em seu lugar; tais necessidades são representadas na pirâmide hierárquica. Quando as necessidades humanas não são supridas sobrevêm sentimentos de frustração, agressividade, nervosismo, insônia, desinteresse, passividade, baixa autoestima, pessimismo, resistência a novidades, insegurança e outros. Tais sentimentos negativos podem ser recompensados por outros tipos de realizações.
Fonte: http://www.mundoeducacao.com/psicologia/maslow-as-necessidades-humanas.htm
Teoria dos Dois Fatores
A Teoria dos Dois Fatores foi desenvolvida pelo americano Frederick Herzberg, sua teoria teve por base entrevistas realizadas com 200engenheiros e contadores da industrial de Pittsburgh, o objetivo da pesquisa era identificar os fatores que causavam a satisfação e a insatisfação dos empregados no ambiente de trabalho. Assim ele fez uma pesquisa na indústria e questionou os entrevistados para saber oque os agradava e oque desagradava na empresa em que trabalhavam.
Podemos dizer que Hherzberg dividiu seus relatos em dois fatores que são o motivacionais(os que agradavam) e higiênicos (os que desagradavam). Fez diferentemente de Abraham Maslow, que estudou a satisfação das necessidades das pessoas em diversos campos da sua vida, Herzberg procurou estudar o comportamento e a motivação das pessoas dentro das empresas. nessa teoria, os fatores higiênicos são aqueles necessários para evitar que o funcionário fique insatisfeito em seu trabalho, assim são capazes de fazer com que o colaborador se sinta
...