O Comportamento Organizacional
Por: suelencometa • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.209 Palavras (5 Páginas) • 188 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Unidade de Ensino/ Paraty
Curso – Administração
Disciplina – Comportamento Organizacional e Empreendedorismo
Professor EAD: Ma. Renata M.G. Dalpiaz
Suelen Bastos Moura RA. 337825
Sumário
Introdução ................................................................................3
Passo 1................................................................ ...................
Passo 2...................................................................................9
Passo 3.....................................................................................
Passo 4.....................................................................................
Conclusão do Desafio.................................................................................13
Referências Bibliográficas ..........................................................................14
INTRODUÇÃO
Este desafio tratará do tema Análise dos aspectos favoráveis e desfavoráveis do restaurante Smak, com o auxilio da ferramenta SWOT. A análise S.W.O.T. (ou análise F.O.F.A. em português) é uma ferramenta estrutural utilizada na análise do ambiente interno, para a formulação de estratégias. Permite-se identificar as forças e fraquezas da empresa, extrapolando então oportunidades e ameaças externas para a mesma.
Devido às mudanças econômicas que afeta o mundo do mercado de trabalho, este desafio tem por objetivo descrever o perfil do administrador exigido pelo mercado em tempos de crise e como superá-los usando como texto base o restaurante Smak de Irena Partala.
Foi estabelecida a importante tarefa de identificar os problemas e propor soluções profissionais para o restaurante Smak, gerenciado pela dona Irena Partala, que é viúva e está passando por dificuldades para gerir seu negócio. Ajudar sem conhecimento é complicado, por isso estudei mais sobre o processo empreendedor e como o tal ajudou vários profissionais iniciantes a virarem verdadeiros homens de negócios e milionários. Essas técnicas organizacionais irão ajudar dona Irena a melhorar constantemente o seu negócio, pois além de enxergar a parte interna é importante a análise do exterior, sendo possível alertá-la para o comportamento de consumo dos clientes em potencial, que podem ser turistas e pessoas em passeio na região dos vales e das cachoeiras perto do município Vale da Felicidade, lar do restaurante Smak.
A estratégia e a consultoria de administração são dois pontos fortes que podem ser usados, mas para torná-lo um negócio de sucesso, necessita-se de experiências de vida e cotidianas da atuação profissional. Então que se iniciem as mudanças e que venham os colaboradores.
“A persistência do empreendedor é algo notável, porém, se você aspira um dia seguir a vida em uma iniciativa empreendedora, tenha em mente que não desistir e tentar de novo é uma virtude, porém, saber a hora de fechar as portas também é outra virtude.”
AZEVEDO, Carlos Eduardo de Empreendedorismo.
PASSO 2
O restaurante Smak, mesmo enfrentado várias dificuldades tem sobrevivido graças ao sonho de sua proprietária Irena Partala em ser o melhor restaurante do Vale da Felicidade, é, porém um passo para se reerguer, pois mostra o perfil do empreendedor. Algumas de suas dificuldades estão no cardápio, ainda escrito à mão, deveria ser renovado, modernizado e escrito também em outros idiomas, acrescentar outras comidas, dando oportunidade ao seu cozinheiro em colocar em pratica seu conhecimento em gastronomia.
Precisa ainda de um profissional que pelo menos a auxilie na administração, já que não possui um plano financeiro e muito menos tempo para administrá-lo, pois a mesma dependia de toda dedicação do seu esposo, que agora falecido teve que assumir o negocio. Ainda assim vejo excelentes oportunidades para fazer a diferença e ter uma excelente clientela e ter lucros, desde que se construa um plano financeiro, que aja flexibilidade em aceitar mudanças. Vejamos algumas mudanças necessárias para o empreendedor se tornar um bom empreendedor, são exemplos básicos que poderão ajudar Irena Partala enfrentar e resolver a crise no seu negocio:
O bom empreendedor precisa ser realista e conhecer o campo em que está atuando, tem quer ter iniciativa, autoconfiança, analisar e planejar conexões criativas, controle, liderança, persistência, otimismo e aprendizagem contínua.
Faz se necessário se ter iniciativa em qualquer empresa ou negocio, agir é imprescindível para fazer os resultados aparecerem; Deve ainda confiar em si mesmo, arriscar e buscar diversas formas de solucionar situações problemas; Está sempre em busca de informações sobre economia e tudo que diz respeito ao seu negocio para não ser pego de surpresa por crise ou algo mais; Ficar sempre alerto a novas informações ou mudanças e saber aplicá-las na empresa de acordo com seu campo de atuação; Ter sempre o controle da situação, ainda que confie nos funcionários, deve está atento a tudo que está acontecendo, não perder a autoridade de liderança nas situações, porém não deve querer fazer tudo, é preciso saber dividir cargos e funções, motiva a equipe e passar confiança para os membros; Não desanimar, persistir e mostrar isso para os demais componentes da empresa; Esta sempre buscando capacitação na sua área e para os demais funcionários da empresa.
PASSO 3 - FERRAMENTA SWOT
FORÇAS
(Ambiente Interno)
Quais os pontos fortes do restaurante?
- Localização Privilegiada
- Tradição em comida típica polonesa
- Cozinheiro muito experiente
- Desejo de fazer com que de certo
- Arquitetura Diferenciada
FRAQUEZAS
(Ambiente Interno)
Quais os pontos fracos do restaurante?
- Restaurante pequeno
- Restaurante menos frequentado
- Comida diferenciada nos outros restaurantes
- Cardápios escritos em língua polonesa
- Poucos ganhos
- Novos restaurantes na região
- Garçom sem experiência profissional
...