O DESENVOLVA A SUA EMPRESA
Por: CarinaSilvaaps • 20/9/2018 • Trabalho acadêmico • 662 Palavras (3 Páginas) • 194 Visualizações
DESENVOLVA A SUA EMPRESA
1. INTRODUÇÃO
Abrir uma empresa seja ela de pequeno, médio ou grande porte, é sem margem de dúvidas um verdadeiro desafio, pois, ser dono do próprio negócio é o sonho de muitos, mas, realidade de poucos, e, em alguns casos, aqueles poucos que vivenciam este momento, acabam por vezes presenciando seu fim.
Isso porque, o sucesso de uma organização não depende exclusivamente do perfil de seu empreendedor, é fundamental conhecer a empresa, saber que esta possui ciclos de vida, e, principalmente, saber como lidar com tais fases.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. CICLO DE VIDA DAS EMPRESAS
Assim como na vida do ser humano as empresas possuem ciclos de vida, e, quando tratadas com o mesmo grau de zelo, detêm grandes chances de alavancar e alcançar o sucesso.
Como nós, as empresas nascem, crescem e desenvolvem; neste decorrer da vida, muitos são os desafios, crises, imprevistos, até que a mesma chegue à fase adulta.
Por isso, é tão importante o planejamento, pois, os cuidados iniciais serão a base para um bom desenvolvimento. Tais fases são:
Início – Planejamento.
Sobrevivência – Corresponde aos primeiros anos da empresa, uma busca para encontrar um lugar no mercado, criar estabilidade e começar a planejar o crescimento.
Expansão – Momento da reorganização da estrutura planejada no início, engloba-se a implantação de novas tecnologias, busca por outros mercados e diversidade de produtos.
Maturidade – Ponto almejado por muitos, fase de tranquilidade para novos planejamentos e investimento.
2.2. CUIDADO NOS MOMENTOS DE CRISE!
Conforme dito anteriormente, assim como em nossas vidas, uma empresa também passa por momentos difíceis causados pelas mudanças de fase. Vale ressaltar que não existe um período ou data certa para que isso ocorra, portanto, se a empresa não alavancar dentro de um período esperado, não é motivo para pânico; é importante respeitar essa individualidade.
2.3. DOS TIPOS DE POSTURAS
Existem ao menos quatro tipos de posturas que podem ser assumidas pelas empresas diante do mercado. Cabe ao empreendedor identificar os pontos negativos de cada e procurar se adequar àquela que garantirá os melhores resultados.
- Empresa Amigável: aparentemente boa, conquista facilmente o cliente, mas não consegue cumprir com os requisitos necessários para fidelizá-lo. Exemplo: prazos, qualidade, etc.
- Empresa Burocrática: concentra os esforços em controlar os processos internos, perdendo o foco ao atender a demanda externa (mercado).
- Empresa Adversa: é aquela que não se preocupa nem com o mercado e nem com a organização. Vale lembrar que esse tipo dificilmente conseguirá evoluir.
- Empresa Competitiva: focada no mercado e na administração interna. Sabe administrar os recursos internos, reconhecer os pontos fortes da empresa, melhorar aqueles que necessitam de cuidados. Sem dúvida é a postura mais adequada para se adotar.
2.4. GESTÃO ESTRATÉGICA
A gestão estratégica
...