O Desafio Profssional
Por: Isabela Gaspar • 5/4/2015 • Monografia • 486 Palavras (2 Páginas) • 192 Visualizações
Então Ivani como combinado antes de iniciarmos o estudo, vamos considerar o que você foi tirou de proveito na leitura de (2Reis 16 – 20). Você encontrou algo interessante?
______________________________
Encontrei sim Isabela. Inclusive gostaria de aproveitar e pedir sua ajuda, pois embora já estudo a bíblia a um bom tempo, ainda não conhecia a história do rei Acaz mencionada em 2 Reis 16. Pelo que vi na leitura ele foi um Rei que desagradou muito a Jeová.
_____________________________
Olha Ivani, a historia do rei Acaz é muito interessante e de grande proveito para nós. Vamos ver analisar o relato? (2 Reis 16: 2-4)
- Acaz começou a reinar aos 20 anos e continuou durante 16 anos. Seu reinado foi marcado pela crassa idolatria. Ele desviou seus súditos da adoração pura de Jeová, permitindo a idolatria de deuses pagãos entre seus súditos. Esse rei perverso praticava a adoração de Baal, com seus rituais de sacrifícios humanos. Conforme vimos ele até mesmo cometeu que tipo de sacrifício?
_____________________________
Acaz fez seu próprio filho “passar pelo fogo”, ou seja, morrer em sacrifício a deuses.
_____________________________
Exatamente Ivani, quanta maldade. De fato, Acaz escolheu desobedecer a Jeová e seu reinado foi afligido por um dilúvio de dificuldades. Veja só as consequências. ( 2Cronicas 28:6)
- Notou Ivani, a desobediência de Acaz e a vasta idolatria de deuses em seu reinado resultaram na grande fúria de Jeová. Judá foi então atacada fortemente pela Síria e Israel, causando o que?
_____________________________
Causando a morte de 120mil pessoas e 200 mil judeus levados cativos. Puxa Isabela, realmente foi uma grande tragédia, e aí o que aconteceu depois?
_____________________________
Nessa situação Acaz estava totalmente desolado e estremecido. Foi então que Jeová enviou o profeta Isaias com uma mensagem a Acaz garantindo-lhe que este não permitiria que Judá fosse destruída e nem deixaria que outro rei ocupasse o lugar de Acaz afim de continuar com a linhagem dravídica. Mas quando convidado a pedir um sinal de Deus, Acaz respondeu desafiadoramente: “Não o pedirei, nem porei Jeová à prova.” (Isaias 7:12)
Acaz recusou a ajuda de Jeová e não confiou em Jeová. Recorreu ao rei da Assíria o subornando com ouro e prata, inclusive com tesouros roubados do templo de Jeová. Mas isto não resultou em paz duradoura para Judá, pelo contrario depois de 16 anos de mau governo e de crassa apostasia, Acaz morreu, e, embora fosse sepultado como seus antepassados, “na Cidade de Davi”, seu corpo não foi colocado nas sepulturas régias dos reis.
____________________________
Puxa Isabela, não imaginava que a história do rei Acaz fosse tão cheia de acontecimentos e lições... Realmente esse relato deixa claro que Jeová odeia a idolatria e aqueles que os praticam sofrem grandes consequências.
_____________________________
Exatamente Ivani, é essa lição que tiramos do relato do rei Acaz, a idolatria desagrada a Deus. Por isso devemos adorar exclusivamente a Jeová, obedecer suas ordens e confiar nossa esperança somente nele. Agora vamos ver se você consegue preparar um destaque desse relato para a reunião.
...