O Desafio da Liderança
Por: Taís Ceccagno • 18/8/2019 • Trabalho acadêmico • 551 Palavras (3 Páginas) • 119 Visualizações
[pic 1][pic 2]
TAREFA – LIDERANÇA VISIONÁRIA
O personagem escolhido foi a Rainha Elizabeth II, da série The Crown – Netflix.
As duas temporadas existentes se passam da década de 50 e 60.
- Descreva uma cena do filme/série ou passagem do livro que melhor representa o que tornou essa pessoa uma liderança visionária para você.
No episódio 8 da segunda temporada de The Crown, a Rainha se vê provando a líder que realmente é quando pôs em risco a sua segurança, estando grávida, quando foi necessária sua presença em Gana. O governante do país, na época, liderava um movimento pan-africanista e flertava com o a União Soviética, e dessa forma começava a cortar os laços com a metrópole inglesa, além disso o clima na capital de Gana era de revoltas e assim havia temor pela segurança da rainha, que deveria ir à Capital para minimizar os conflitos com a ex-colônia.
Elizabeth foi a Gana, contrariando seu marido e seus assessores, dizendo ser uma rainha e não uma marionete e ainda frequentou um baile oferecido em sua homenagem. Nesse evento, a mesma dançou com o Governante de Gana, surpreendendo o mundo, por ser uma atitude fora dos padrões da época. Dessa forma, conquistou o governante e evitou atritos, pois Gana permaneceu na Comunidade Britânica e ainda assim fez muitos negócios com os soviéticos.
- Identifique os sonhos e ideais dessa pessoa e porque eles são capazes de inspirar e despertar a paixão nos demais?
A Rainha Elizabeth II possui a moderação e calma ao se posicionar, fazendo seu posicionamento no momento certo, tem pré-disposição em firmar parcerias e evitar conflitos e tem visão de inovação ao modernizar as tradições da monarquia. Com a missão de encontrar o melhor equilíbrio em uma sociedade moderna (1960) e a monarquia que estava começando a declinar (no sentido de quase nenhum país mais seguir com monarquias na época).
- Descreva o que você acha que foi ou seria o propósito dessa pessoa e qual o legado que ela deixou para as pessoas?
O propósito da Rainha é fazer o melhor pelo povo da metrópole e das suas colônias. Principalmente para na Inglaterra essa atitude é mais visível, visto que a mesma tem a posição similar à de Chefe de Estado (comparando com cargos de responsabilidade no Brasil). Seu legado é modernização da monarquia para que a coroa (como chama o poder da monarquia) continue sempre presente na sociedade britânica.
- Identifique como essa pessoa conseguiu comunicar esse valor para os seguidores, inspirando-os e despertando a paixão?
A Rainha Elizabeth II assumiu o poder com 25 anos, logo após a morte de seu pai, em 1952. Naquela época o mundo era dominado por homens e as mulheres tinham pouco ou nenhum espaço. Assim, a Rainha tinha o desafio de liderar sendo jovem e mulher, e o fez de forma natural, sabendo quais eram os seus interesses e mudando o que era necessário, sem hesitar.
- Descreve qual o impacto que essa liderança teve na sua vida pessoal?
A Rainha Elizabeth II me impactou por sua resiliência com seus pensamentos mais modernos, comparados com os da monarquia e sua adaptação as mudanças ocorridas na sociedade, mas manteve sempre uma mesma linha - sóbria e imponente. E não foi só nos trajes: na fala, nos posicionamentos, na forma como conduz o império e exerce sua influência.
...