O Empréstimo Consignado
Por: Augusto Ferreira • 30/5/2017 • Relatório de pesquisa • 651 Palavras (3 Páginas) • 202 Visualizações
Ramo: Empréstimo
Setor: Consignado
O trabalho conta a trajetória de uma empresa que presta serviço a aposentados e pensionista do INSS ( Instituto Nacional do Seguro Social) e SEPLAG (Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão) servidores do estado de Minas Gerais (MG), e se encontra em funcionamento no ramo desde o ano de dois mil e onze (2011).
Sua proprietária iniciou suas atividades no ramo no ano de 2006, quando começou a trabalhar em uma empresa do ramo de empréstimo consignado, empresa esta que se situava na cidade de Uberaba - MG.
De 2006 a 2011 ela trabalhou em 3 lugares diferentes, em 5 anos ela trabalhou com empréstimo pessoal e consignado. A proprietária diz a diferença entre os dois tipos de empréstimos em questão:
- Empréstimo Consignado: é aquele que qualquer pessoa que não tenha o nome no SPC e Serasa pode fazer, neste o cliente deve fornecer alguma garantia de que conseguirá pagar o empréstimo, como cheques, fiadores, entre outros. As taxas de juros são variáveis.
- Empréstimo Pessoal: destinado a aposentados, trabalhadores da iniciativa privada, servidores públicos e pensionistas, as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento do cliente, a sua vantagem é que possui taxas mais baratas.
Foi em seu último emprego que ela enxergou a necessidade de oferecer ao cliente um atendimento e uma atenção melhor já que o publico alvo são pessoas de mais idade, e normalmente pessoas com uma dificuldade de entendimento menor que uma pessoas de idade menor, então percebeu uma oportunidade de poder atender melhor os clientes e a chance de ganhar uma remuneração melhor para oferecer um conforto melhor a sua família.
No ano de 2011 decidiu sair do serviço e foi então trabalhar por conta própria, firmou contrato com uma promotora, a qual lhe pagava comissões referentes às suas vendas como autônoma, por seis meses, vendendo PAP (porta a porta), atendeu seus clientes á domicilio, formando e fidelizando sua cartela de clientes. E no mesmo ano corrente, iniciou uma parceria com seu irmão, onde inaugurou sua primeira loja.
Em 2012 a parceria foi encerrada pois as vendas já não estavam em conformidade com a meta estabelecida para se manter o negócio ativo na cidade Uberaba. Foi nesse mesmo ano que ela deixou a cidade de Uberaba - MG e mudou-se para Frutal - MG, onde pela segunda vez, firmou parceria com outra promotora e voltou a trabalhar e vender porta a porta aos seus clientes, exercendo esse trabalho assim por um ano.
Já no ano de 2013 com o intuito de ter o seu próprio negócio ela inaugurou sua primeira loja na cidade de Frutal-MG. Foi nessa época que ela se deparou com um mercado oscilante, taxas de juros instáveis, comissões baixas, porém, com prazos maiores de giro de crédito e parcelas menores, onde pessoas que já se encontravam endividadas viam a oportunidade de quitar suas dividas, pagando valores menores mensais, modalidades mais flexíveis como por exemplo, a portabilidade, a recompra que ajudava a girar a carteira de clientes com mais facilidade, por continuarem a pagar o mesmo valor que já pagavam antes.
...