O Estudo da Economia
Por: LallyNicolly • 25/9/2015 • Relatório de pesquisa • 530 Palavras (3 Páginas) • 180 Visualizações
Estudo da Inflação
A inflação é o aumento do nível de preço, é a média dos crescimentos dos preços em relação de bens e serviços em um determinado período. Vejamos alguns exemplos:
Causas naturais (Clima):
Quando o clima está muito quente, seco e não chove (época de seca), cai a produção de frutas, legumes, verduras (e etc.) devido a falta de chuva, as plantações morrem ou não crescem o que acaba ocasionando a queda na oferta desses produtos e consequentemente o aumento da inflação no preço desses produtos para contrabalancear oferta e demanda e não correr o risco dos mesmos ficarem em falta para o consumo da população.
Quando o clima é muito úmido ou em épocas de cheia, os agricultores acabam perdendo boa parte de sua plantação pois o excesso de chuva mata as mudas acabando com quase toda a plantação, nesse caso os poucos produtos que chegam para consumo também são inflacionados para contrabalancear a oferta e demanda desses produtos.
Podemos perceber que as causas naturais interferem e muito no aumento da inflação, pois quando a oferta é maior que a demanda é necessário que haja uma estratégia de equilíbrio para que esses produtos não fiquem em falta até que a situação esteja estabilizada.
Outro fato interessante que podemos observar anualmente o salário mínimo e o dissídio das categorias trabalhistas passa por reajustes e aumentam consequentemente os preços também, digamos que há 10 anos atrás, com R$100,00 você comprava muita coisa no supermercado, hoje em dia você trás o mesmo valor dentro de um única sacola.
Conclusão, a inflação é uma espécie de estratégia utilizada para controlar a oferta e a demanda.
Atuação do governo sobre a inflação
O governo vive em constante pesquisa a respeito da economia no país, quando um ou mais produtos por algum determinado motivo, são inflacionados para contrabalancear e tentar manter o controle da situação é necessário cortar custos e reduzir despesas, como por exemplo:
Redução do IPI dos automóveis;
Redução do ICMS na conta de energia elétrica;
Redução de CONFINS, GPS, INSS, PIS, ISS, CSL e outros impostos que as empresas pagam para o governo.
A redução dos impostos, como já comentado acima, é uma estratégia utilizada para equilibrar oferta e demanda, pois com o aumento da inflação os preços dos produtos sobem, o fluxo de vendas caem, e a produção/fabricação de novos produtos é drasticamente reduzida. Não há rotatividade nos estoques das empresas, pois não há demanda o suficiente e por consequência os lucros diminuem. Por esse motivo, o governo reduz a porcentagem dos impostos pagos pelas empresas para que as mesmas consigam fabricar e vender seus produtos por um preço menor e ter lucro.
Estudo sobre o aumento da inflação e qual a relação do governo sobre esse aumento
Atualmente é previsto um aumento da inflação e pouco crescimento econômico. Devido a Copa do Mundo o governo investiu fortemente na reforma e ampliação dos estádios, aeroportos, e afins
...