O Exercício de Citação
Por: Alanarib3 • 8/2/2021 • Trabalho acadêmico • 1.418 Palavras (6 Páginas) • 184 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
Curso: Administração Disciplina: Metodologia de Pesquisa
Discente: Alana Ribeiro Pires Exercícios
1. Leia os trechos abaixo e faça o que se pede:
a) Transforme a citação DIRETA LONGA do trecho indicado, em uma CITAÇÃO INDIRETA, formatando-a conforme norma da ABNT.
Trecho 1: retirado da página 80
A história sempre cotou com grandes projetos, como as pirâmides do Egito, grandes pontes e rodovias, plataformas de petróleo, e chegada do homem na lua: obras arquitetônicas e de engenharia sempre foram identificadas como projeto. Todos os projetos precisam de pessoas, seja para o seu planejamento, sua execução, seja para seu controle e avaliação.
Título do livro: Gestão de projetos: teoria, praticas e tendências Editor: Daniel Jugeng
Editora: Elsevier. Edição: 1
Ano de publicação: 2016 Num. págs. 312 páginas
Capitulo do livro: Fundamentos do PMBOK
Autores do capítulo: Sanderson Cesar Macedo Barbalho e Maria Angélica Castelani
CITAÇÃO INDIRETA:
Segundo Jugeng (2016) todos os projetos precisam de pessoas, principalmente no planejamento, execução, controle e avalição. Isso pode ser afirmado através das grandes obras feitas pelo homem, desde a pirâmide do Egito, até a chegada do homem na lua.
REFERÊNCIA:
BARBALHO, S.C.M; CASTELANI, M. A. In: JUGENG, D. Gestão de projetos: teoria, praticas e tendências. [S.I.]: Elsevier, v.1, 2016. p.80
Trecho 2: retirado da página 44
O novo desafio para os indivíduos que se desenvolvem em todas as áreas da atividade econômica e da geração e transmissão de conhecimento é adaptar-se as exigências desse novo tipo de sociedade, estar informado e atualizado, inovar, mas principalmente gerar propostas e gerar conhecimento, conhecimento este que surge dos milhões de dados que circulam na rede.
Título do livro: O Novo Marketing
Autores: Marcos Cobra e Roberto Brezzo Editora: Elsevier Brasil
Ano de publicação: 2009 Num. págs. 359 páginas
CITAÇÃO INDIRETA:
Para Brezzo e Cobra (2009) adaptar-se às exigências do novo tipo de sociedade é um grande desafio para os indivíduos, sendo necessário ser inovador, atualizado e informado, de modo que possa gerar conhecimento e propostas relevantes, em meio a tantas informações que circulam pela internet.
REFERÊNCIA:
COBRA, M; BREZZO, R. O novo Marketing. [S.I]: Elsevier Brasil, 2009. p.44
Trecho 3: retirado da página 46
A evolução das tecnologias de comunicação e informação – TIC’s inauguram uma era de crescimento e disseminação exponencial de conteúdo relevante. Com a expansão da ubiqüidade on-line, o crescimento e a facilidade de acesso à web móvel, via dispositivos portáteis, “a busca” popularizou-se e os mecanismos de busca cresceram e se sofisticaram.
Título do artigo: ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL NA ERA DA BUSCA
Revista: REMark - Revista Brasileira de Marketing Autores: Sionara Ioco Okada, Eliane Moreira Sá de Souza Número da revista: 1
Volume da revista: 10
Localização do artigo na revista: inicia na página 46 e finaliza na página 72. Ano de publicação: 2011
Link: http://revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/2199/pdf_41
CITAÇÃO INDIRETA:
Com relação à evolução das tecnologias de informação e comunicação – TIC´s podemos dizer que se encontram em forte expansão, devido ao crescimento e a facilidade de acesso à web móvel por dispositivos portáteis popularizando, então, os mecanismos de pesquisas. (OKADA, SOUZA; 2011)
REFERÊNCIA:
OKADA, S. I.; SOUZA, E. M. S. Estratégias de Marketing Digital na Era da Busca. Revista Brasileira de Marketing, v. 10, n. 1, p. 46–72, 2011.
Trecho 4: retirado da página 28
Para a geração e potencialização dos impactos esperados com a implantação da disciplina Negócios Sociais nos cursos de Administração no Brasil, faz-se necessária não somente a formação acadêmica teórica convencional dos docentes, com domínio do estado da arte sobre a temática, mas principalmente uma capacitação prévia dos docentes e preparação dos discentes para o trabalho com novas metodologias, como as metodologias ativas e participativas que contribuam para o aperfeiçoamento do relacionamento docente/discente, que tende a melhorar o processo de aprendizagem da temática que é estudada.
Título do artigo: Educação Empreendedora e Negócios Sociais: Estudo de Caso da Concepção à Implantação da Disciplina Negócios Sociais no Curso de Administração
Autores: Katianny Gomes Santana Estival , Renato de Oliveira Rosa , Solange Rodrigues Santos Corrêa , João Carlos de Pádua Andrade , Diego Pierotti Procópio
Periódico: Revista de Tecnologia Aplicada Número da revista: 2
Volume da revista: 7
Localização do artigo na revista: inicia na página 16 e finaliza na página 34. Ano de Publicação:2018
Link: http://www.spell.org.br/documentos/ver/51410/educacao-empreendedora-e-negocios-sociais-- estudo-de-caso-da-concepcao-a-implantacao-da-disciplina-negocios-sociais-no-curso-de- administracao--/i/pt-br
CITAÇÃO INDIRETA:
Conforme afirma Estival et al. (2018) além da formação dos docentes é necessário o domínio do estado da arte sobre a temática e a capacitação dos docentes, afim de orientar na preparação dos discentes para o trabalho, podendo aperfeiçoar do relacionamento entre docentes e discentes, resultando em uma melhor aprendizagem.
Trecho 5: retirado da página 85
Tal desentendimento entre os meios acadêmico e empresarial sobre marketing pode ser explicado a partir dos propósitos que levam um e outro a praticar a disciplina. Enquanto acadêmicos possuem grande preocupação em provar o rigor de suas pesquisas, especialmente por meio de métodos complexos e sofisticados, de forma a serem consideradas científicas, praticantes estão mais interessados em sua relevância, para que sirvam ao propósito de resolver problemas empresariais. Isso é um reflexo sobre a forma como a área se desenvolveu historicamente.
...