O GERENCIAMENTOS EM T.I. PREPARANDO A EQUIPE
Por: hirota • 17/8/2018 • Monografia • 4.083 Palavras (17 Páginas) • 208 Visualizações
Faculdades Integradas IPEP
INSTITUTO PAULISTA DE ENSINO
E PESQUISA
Curso de Pós Graduação Latu Senso
em Logística Empresarial
(Núcleo de Especialização)
Campus Campinas - SP
GERENCIAMENTOS EM T.I.
PREPARANDO A EQUIPE
Carla Maria Nieri Valencia | 1120010 |
Marcos Herminio Brunheroto | 1122133 |
Campinas, SP, abril de 2001
(19/05/2001)
Carla Maria Nieri Valencia [pic 1] | 1120010 |
Marcos Herminio Brunheroto | 1122133 |
GERENCIAMENTOS EM T.I.
PREPARANDO A EQUIPE
A presente monografia refere-se ao gerenciamento em T.I. - Preparando a equipe, do curso de Pós Graduação Latu Senso em Logística Empresarial pelas Faculdades Integradas IPEP.
DISCIPLINA : Tecnologia da Informação
PROF. RESPONSÁVEL : Éldi Marisol Saucedo
FACULDADES INTEGRADAS IPEP
Campinas, 2001.
[pic 2]
Não importa qual o filme que está sendo projetado : a tela permanece sempre a mesma. Não importa se as lágrimas rolam, ou se sangue escorre - porque nada pode atingir a brancura da tela.
Assim como a tela de cinema, Deus está ali - atrás de toda a agonia e êxtase da vida. Todos o veremos quando o nosso filme terminar.
Maktub - Paulo Coelho
RESUMO
Esta monografia apresenta o papel da Tecnologia da Informação na Logística bem como o o lado humano para sua aplicação, pois de nada adianta ferramentas chaves para o desenvolvimento de um trabalho se a equipe não está preparada para utilizá-las apropriadamente.
Serão mostrados a importância da escolha do software e hardware adequados e o esforço na parte de treinamento capacitando os usuários para sua adequada aplicação.
Todas as informações foram retiradas de fontes com credibilidade, tais como: livros, revistas e Internet, buscando total veracidade nos dados colhidos.
Introdução
No decorrer desta monografia serão apresentados os apectos que envolvem a Tecnologia da Informação e sua importância para redução de custos na cadeia logística e obtenção de melhorias através de simulações.
Serão mostradas também as novas tecnologias aplicadas à logística, o que possibilita maior agilidade na troca de informações e comunicação on line.
SUMÁRIO
RESUMO 4
Introdução 5
1. E-LOGISTICS : A NOVA FRONTEIRA DO COMÉRCIO EXTERIOR 7
2. OBTENÇÃO DE MELHORIAS EM OPERAÇÕES LOGÍSTICAS 8
2.1. Um novo estágio do ambiente informatizado 8
2.2. O que se entende por simulação 9
2.3. Modelagem Computacional 9
2.4. Experimentação 10
2.5. Onde utilizar a simulação 10
2.6. Capacitações técnicas necessárias 12
2.7. Recursos computacionais necessários 13
3. NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À LOGÍSTICA INTERNACIONAL 14
3.1. TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação. 14
3.1.1. Integração e Flexibilidade 14
3.1.2. EDI - Electronic Data Interchange 15
3.1.3. Hardware 16
3.1.4. Tecnologia da Comunicação 16
3.2. Tecnologia in-cab 17
Conclusão 18
Referencias Bibliográficas 19
- E-LOGISTICS : A NOVA FrONTEIRA DO COMÉRCIO EXTERIOR
A indústria de soluções tecnológicas para operações logísticas está apenas em seu início. Nasceu da necessidade da melhoria na comunicação desde a redução do volume de papéis envolvidos em uma transação de exportação ou importação chegando até o total rastreamento das cargas pelo embarcador. Para o operador logístico foram desenvolvidos sistemas de planejamento e controle de atividades. Surgiram logo após os sistemas de intermediação comercial entre embarcador e operador logístico ou transportador que oferecem a venda de espaço e ou cotação de fretes ou mesmo a disponibilidade de carga a ser transportada. Também apareceram as empresas virtuais de logística especializadas no atendimento a lojas também virtuais.
Essas tecnologias tem por objetivo baixar os custos das operações. Conforme algumas companhias marítimas, é possível ter uma redução de custos da ordem de até 25% usando-se um sistema de reserva de espaço em navios com base na internet. Criou-se um portal para esse fim. Esse portal promete a exportadores e importadores a possibilidade de fechar negócios sem burocracia e com muita privacidade. Os dados transitaram pelo sistema SWIFT, um dos sistemas mais seguros do mundo, utilizado por instituições financeiras. O sistema permite assinatura digital, o que facilita muito em termos de negociação. Na prática, os investimentos em tecnologia muitas vezes não geram o retorno esperado. O diretor de operações da MAXLOG (bolsa de fretes na internet), contudo, destaca as vantagens da e-logistics. Em primeiro lugar, é baixo o investimento inicial e o custo operacional de uma empresa baseada na internet. Além disso, é possível consolidar as informações para a gestão e controle. A tecnologia ainda proporciona acesso instantâneo a fornecedores de transporte e a verificação de opções de preços e serviços no mercado.
...