O MAGAZINE LUIZA S/A PIM IV
Por: sandersonroque • 5/3/2022 • Trabalho acadêmico • 6.472 Palavras (26 Páginas) • 324 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
Projeto Integrado Multidisciplinar IV
Curso Superior de Tecnologia Gestão de Recursos Humanos
MAGAZINE LUIZA S/A
PIM IV
São Paulo
2021
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Projeto Integrado Multidisciplinar IV
Curso Superior de Tecnologia
Gestão de Recursos Humanos
ISRAEL ANZORENA SILVA – RA 2198088
SANDERSON ROQUE DA SILVA – RA 0416232
CICERA SHIRLEY ALCÂNTARA – RA 0419142
MAGAZINE LUIZA S/A PIM IV
Projeto Integrado Multidisciplinar IV para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos apresentado à
Universidade Paulista – UNIP.
Orientador: Regiane De Oliveira
SÃO PAULO – SP
2021
RESUMO
O objetivo deste PIM IV é, através de pesquisa com base em dados coletados sobre a empresa, demonstrar como a Magazine Luiza ou Magalu, plataforma digital varejista multicanal com foco de atuação no Brasil, se situa com relação aos temas abordados nas matérias de Gerenciamento de Pessoas, Técnicas de Negociação e Recursos Materiais e Patrimoniais. Neste contexto será abordado a visão e postura da empresa em relação a essas matérias, sendo observados os processos organizacionais da mesma com base nos temas propostos para serem analisados e esclarecidos de maneira prática afim de elucidar o conteúdo. Dessa forma, neste estudo de caso mostraremos como é feito o gerenciamento de pessoas na pratica a partir das teorias estudadas, o ciclo motivacional e suas barreiras, a gestão de negociação definindo o conceito, as habilidades dos negociadores segundo Kotler, método ganha-ganha, o papel do negociador assumido pela empresa e a visão micropolítica; e a gestão de Recursos Materiais e Patrimoniais, como a varejista atua afim de reduzir custos e planejar os recursos de forma efetiva além de levar a mão de obra a excelência na produtividade.
Palavras-chave: Magazine Luiza – Gerenciamento – Técnicas – Negociação – Recursos.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. GERENCIAMENTO DE PESSOAS 7
3. GERENCIAMENTO DE PESSOAS MAGALU 8
3.1 Meritocracia 9
3.2 Benefícios 9
3.3 Autodesenvolvimento 10
3.4 Liderança 10
3.5 Posicionamento de Marca 11
4. CULTURA E VALORES 12
4.1 Inclusão 13
5. TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO 15
5.1 Habilidades 15
5.2 Método Ganha-ganha 16
5.3 Papel do Negociador 17
5.4 Visão Micropolítica 17
6. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS 18
6.1 Administração De Estoque, Fornecedores E Sua Logística De Compras 18
6.2 Distribuição de Produtos para Venda 19
6.3 Recursos Humanos De Dentro Da Empresa 20
7. CONCLUSÃO 21
8. REFERÊNCIAS 22
INTRODUÇÃO
Este Projeto Integrado Multidisciplinar IV – PIM IV tem como propósito principal o desenvolvimento de um trabalho científico acadêmico de análise por parte do pesquisador, a fim de desenvolver os conhecimentos teóricos aprendidos durante o semestre, integrando seus conteúdos, de maneira prática com a empresa escolhida para o estudo de caso.
As matérias avaliadas neste trabalho serão Gerenciamento de Pessoas, Técnicas de Negociação e Recursos Materiais e Patrimoniais, e a empresa selecionada para este trabalho é a Magazine Luiza, também popularmente conhecida como Magalu com seu slogan: "Vem ser feliz!”. Sua razão social é Magazine Luiza s/a, empresa de capital aberto (cujo capital social é formado por ações) listada na bolsa de valores desde 2011, com sede em Franca, São Paulo. Foi fundada em 1957 pelo casal Luiza Trajano e Pelegrino José Donato após adquirirem uma loja de presentes. Passados vinte anos de sua inauguração a empresa já possuía trinta lojas, e em 2008 ao completar 50 anos a companhia inaugurou mais 50 lojas em São Paulo. Já em agosto de 2019 a mesma já possuía 1000 lojas espalhadas por todo o Brasil, país onde a Magalu tem foco de atuação.
A empresa vem apostando em lojas virtuais desde 1992 com o auxílio de Luiza Helena Trajano, atual presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza. Em 2001, o filho de Luiza, Frederico Trajano entrou na companhia como gerente de comércio eletrônico. A partir daí a empresa vem focando na evolução nos ramos digitais, e em 2021 70% da sua receita corresponde a venda dos seus canais ecommerce. Além disso tem feito a integração Loja-Site, transformando seus pontos de venda em centros de distribuição de produtos vendidos através do e-commerce.
...