O Mercado de trabalho
Por: Joyce Domingues • 26/8/2015 • Trabalho acadêmico • 437 Palavras (2 Páginas) • 245 Visualizações
1) No mercado temos os agentes econômicos divididos entre “demanda” e “oferta”. Descreva o comportamento da Demanda e da Oferta, explicando o que os condiciona e o que os diferencia, explicando o que vem a ser “equilíbrio de mercado” e o que é necessário para se chegar a esta situação?
2) Defina os diferentes conceitos de bens abaixo:
a) Bem Normal;
b) Bem Inferior;
c) Bens Intermediários;
d) Bens de Capital;
e) Bens de Consumo (duráveis e não-duráveis);
f) Bens Substitutos
g) Bens Complementares.
2.1) Caso X e Y sejam dois bens complementares entre si. Qual o efeito provocado na demanda de Y quando o preço de X diminui, coeteris paribus (mantendo–se tudo o mais constante)?
2.2) Se Z for um bem inferior, qual o efeito provocado no seu consumo quando a renda disponível dos consumidores diminui em função de uma elevação contínua e geral dos preços (inflação)?
3) Após reduzir o preço de seu produto em 30%, as suas vendas aumentaram em 20%. Com base nestas informações, qual a elasticidade-preço da demanda deste bem? Esta foi uma boa estratégia para aumentar a receita total (RT) da empresa? Explique.
4) Diferencie fatores fixos de fatores variáveis para produção no curto prazo, e, custos fixos de custos variáveis.
5) De acordo com as equações abaixo, responda:
Dx = 52 - 2Px e
Ofx = 12 + 0,5Px
a) qual a quantidade demandada (Qd) e qual a quantidade ofertada (Qof) ao preço (P) de R$ 6,00?
b) Qual o ponto de equilíbrio para este mercado?
6) Diferencie Bens elásticos de Bens inelásticos e explique por que bens superiores são mais elásticos, enquanto bens essenciais são mais inelástico?
7) O custo de oportunidade da educação universitária paga pelo próprio estudante é (são):
a) a taxa de matrícula;
b) a renda que ele ganharia caso estivesse trabalhando neste horário;
c) as despesas com livros e material didático;
d) os juros pagos pelo empréstimo realizado para financiar os estudos.
8) Segundo os Autores Clássicos o sistema econômico deveria ser organizado a partir de uma Economia Liberal (ou Capitalista, segundo Marx), enquanto que para K. Marx e seus seguidores, este sistema deveria ser de Economia Planificada, ou Centralizada, Socialista. Somente a partir da segunda metade do séc. XX, a defesa de um Sistema de Economia Mista, como proposto por J. M. Keynes se fortaleceu e difundiu-se pelas diferentes economias mundiais. Diferencie estes três tipos de organização do sistema econômico, apontando seus potenciais e fragilidades.
...