O Mercado do Vento Brasileiro
Por: Tati Carrascal • 27/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.259 Palavras (10 Páginas) • 129 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Unidade de Apoio Presencial – Polo Sorocaba/SP
Curso de Tecnologia em Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Nome aluna Elza Renata Bonifácio do Nascimento – RA: 2278641610
Nome aluna Daniele Antunes Rodrigues – RA: 9910162019
Nome aluna Renata Aparecida da Silva – RA: 1907604367
Nome aluna Stephanie Melchiori – RA: 2642754877
Nome aluna Tatiane Carrascal Biagi Miranda – RA: 2654790021
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II
Sorocaba/SP
2017
Nome aluna Elza Renata Bonifácio do Nascimento – RA: 2278641610
Nome aluna Daniele Antunes Rodrigues – RA: 9910162019
Nome aluna Renata Aparecida da Silva – RA: 1907604367
Nome aluna Stephanie Melchiori – RA: 2642754877
Nome aluna Tatiane Carrascal Biagi Miranda – RA: 2654790021
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II
Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.
Tutor EaD: Rodrigo Shimasaki
Tutor de Sala: Viviane
Sorocaba/SP
2017
Sumário[pic 3]
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 Descrição da organização 6
2.2 Descrição do produto ou serviço 7
2.3 Análise swot 8
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1 INTRODUÇÃO
A energia sempre foi fator determinante à sobrevivência do homem, sua evolução e o sucesso das civilizações.
Através de um representante da energia eólica, a Wobben Windpower Ind. E Com. Ltda, a proposta deste estudo é analisar as estruturas e processos da empresa, apontando pontos positivos e negativos. Os parâmetros de comparação serão as referências teóricas disponíveis na bibliografia pertinente à administração.
A principal referência bibliográfica teórica utilizada foi a obra SOBRAL, Filipe w PECIA Alketa. Administração: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. São Paulo: Pearson, 2008.
O método desenvolvido para o estudo consistirá em três etapas. Na primeira etapa, serão disponibilizados, de forma breve, uma contextualização em relação a empresa situada, com os estudos teóricos conhecidos até o momento. Na segunda fase, será apresentado uma análise dos produtos e serviços prestados, nesta etapa serão observados os aspectos gerais da companhia.
A terceira é realizada uma análise SWOT, destacando ameaças e oportunidades do ambiente interno e externo com o levantamento teórico realizado, ocorrerá uma comparação entre o que foi apresentado até o presente momento em relação a sustentabilidade e meio ambiente, em conjunto com o cenário acadêmico, e o que se vivencia de sobre gestão de recursos, no ambiente efetivamente corporativo.
2 DESENVOLVIMENTO
A energia sempre foi fator determinante à sobrevivência do homem, sua evolução e o sucesso das civilizações. Durante a pré-história, controlar o fogo garantia às tribos proteção contra o tempo rigoroso e defesa contra os inúmeros predadores, além de representar superioridade em relação aos demais grupos. Este quadro nunca foi diferente, até agora.
Atualmente, Governos e companhias são pressionados constantemente a adotar ações a favor do ambiente, de forma a atingir seus resultados (controlar o fogo) sem causar os mesmos impactos e malefícios registrados desde a Revolução industrial, no Século XVIII, até o “Boom” do petróleo, no fim do século XIX. Os boicotes são severos, e os incentivos, atraentes.
O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades. (OUR COMMON FUTURE, 1987, Ed. 2, P. 41)
Observou-se, então, o crescimento de uma série de ramos de atuação jovens, que se enquadravam neste modelo de desenvolvimento. Um destes ramos é o de geração de energia eólica.
A energia eólica é a fonte de geração de energia elétrica que mais cresce no Brasil. Os cerca de 67GW de potência nova já contratada a ser instalada garantem negócios da ordem de USD15 bi nos próximos anos.
O potencial eólico brasileiro é estimado em 300GW e a expectativa do setor elétrico brasileiro é de contratar pelo menos 2,0 GW por ano até 2020, acrescentando, a partir de 2012, mais 20GW de energia eólica ao sistema e movimentando cerca de USD 50 bi.
Ilustrando esta transição, será apresentada a Wobben Windpower Indústria e Comércio Ltda. Presente no Brasil ha mais de 22 anos, a representante da ENERCON GmbH na América Latina tem muita experiência no mercado eólico brasileiro e, certamente, muita experiência como empresa, de forma geral.
Foi criada para produzir componentes e aerogeradores para o mercado interno e exportação, além de projetar, instalar e prestar serviços de assistência técnica para Usinas Eólicas. É também, a primeira produtora independente de energia elétrica, oriunda de fonte eólica, autorizada pela ANEEL, com 4 usinas próprias em operação, sendo 3 delas com mais de 15 anos de operação.
2.1 Descrição da organização
Denominação e forma de constituição, dados e fatos relevantes da origem da organização, natureza e ramo de atuação, informações sobre o porte da empresa.
...